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ESCOLA PARAISO DA CIDADANIA - - ESCOLA PARAISO DA CIDADANIA quinta-feira, 16 de junho de 2011 A IMPORTANCIA DO PORTFOLIO NA EDUCAÇÃO INFANTILTEMA DE ESTUDOPORTFÓLIOAvaliar não se configura uma tarefa simples.
Tarefa complexa e desafiadora, a avaliação da aprendizagem começa a assumir contornos diferenciados face às novas demandas que emergem da Educação Infantil.
Altamente centrada no cuidado à criança, a Educação infantil não tinha como prioridade mapear, analisar e acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança – agora educando de uma etapa legal e institucionalmente integrada à Educação Básica – de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996.
Em 1998, o MEC elaborou um documento intitulado Referencial Curricular Nacional (RCN), visando contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade, que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania pelas crianças brasileiras.
O RCN enfatiza a importância de interessar-se pelo o que a criança sente, pensa, o que sabe sobre o mundo, priorizando olhar para ela, para suas ações e reações, para suas necessidades.
Também enfatiza o mérito do brincar nesta fase da vida, lembrando que a brincadeira é uma das formas assumidas pela linguagem infantil.
Muito mais do que verificação de aprendizagem, a preocupação principal da avaliação, trazida pelo RCN, deve repousar sobre o compromisso de fornecer um quadro acurado sobre as realizações infantis, legando ao professor o papel de investigador, esclarecedor, organizador de experiências significativas de aprendizagem.
Uma das possibilidades que se apresenta, no sentido de assegurar a consecução de uma avaliação que favoreça a compreensão do processo, e não somente a constatação do resultado, tem sido o uso do portfólio avaliativo.
Shores e Grace (2001, p.
87) defendem a avaliação baseada em portfólio, porque esses concentram a atenção de todos (educando, professores e familiares); encorajam o trabalho centrado na aprendizagem e no desenvolvimento da criança; e, ainda, possibilitam aos alunos e aos professores refletirem sobre suas próprias ações.
Gradativamente o portfólio vem ganhando espaço também no campo educacional e, cada vez mais, está sendo utilizado a serviço do ensino e da aprendizagem, compondo-se como uma ferramenta da avaliação formativa.
Para Alves e Anastasiou (2006): o portfólio é uma compilação apenas dos trabalhos que o aluno entenda relevantes, após um processo de analise critica e devida fundamentação.
O que é importante não é o portfólio em si, mas o que o estudante aprendeu ao criá-lo.
É um meio para atingir um fim e não um fim em si mesmo.
Nesse sentido o portfólio não se apresenta como um produto final, mas como todo o processo de construção e reconstrução da prática pedagógica, tanto para docentes, como para discentes; uma vez que possibilita uma leitura atenta dos caminhos percorridos pelo educando, ajudando o professor a organizar suas ações subseqüentes e, ainda, contribuindo para que a própria criança compreenda seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Alvarenga (2001) considera o portfólio um instrumento que permite ao professor observar os seus alunos, suas capacidades na resolução de problemas e, também, o desenvolvimento de suas competências.
Nesse sentido, na medida em que os projetos avançam, são propiciadas diversas oportunidades de participação, que evidenciam o envolvimento dos alunos e fornecem informações quanto a sua aprendizagem.
Cada vez mais, o portfólio vem sendo utilizado em diversos níveis para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem.
Na Educação Infantil, o portfólio ganha um amplo espaço, pois comunica as aprendizagens e os caminhos percorridos pelas crianças em diferentes etapas do desenvolvimento.
Villas Boas (2005) descreve que “em educação o portfólio apresenta várias possibilidades; uma delas é sua construção pelo aluno”.
As crianças são pequenas, algumas ainda não verbalizam seus sentimentos e emoções, conquistas e dificuldades, então, o portfólio apresenta-se como uma ferramenta rica e diversificada, que documenta de maneira significativa todo o processo vivenciado pelo educando e registra cada uma das pegadas dessa vivencia rica e essencial para toda a vida.
Afinal, neles estão os registros dos primeiros passos de uma longa caminhada.
Portfólio é um procedimento de avaliação condizente com a avaliação formativa.
Para alguns é apenas uma pasta onde são depositados materiais produzidos pelos alunos e coletados pelos professores.
Porém, a própria literatura enfatiza a importância de não fazer essa confusão.
Os materiais coletados são aqueles mais relevantes e significativos na tradução do quanto a criança aprendeu e se desenvolveu.
São aqueles mais capazes de oferecer informações que orientem o professor no re-planejamento do ensino para a superação de qualquer dificuldade encontrada.
O professor precisa compreender o que é mais relevante conter em cada portfólio.
É necessário evidenciar mudanças no nível da aprendizagem e do desenvolvimento individual da criança e não assegurar que todos os portfólios contenham a mesma seleção de informações.
Uma das características do portfólio é a constante evidenciação do processo cognitivo da criança e na compreensão de sua maneira de pensar.
O olhar do professor, ao analisá-lo, volta-se para as produções desta, com o intuito de conhecê-la melhor.
Conforme relato de uma educadora da E.
I o “portfólio é um instrumento da avaliação formativa, porque através dos seus registros podemos continuamente mudar nossa prática, e assim, voltar a trabalhar nas dificuldades das crianças, dar atenção ao conteúdo que ela não aproveitou bem.
”Portanto, o que faz parte de um determinado portfólio, deve necessariamente contar a vida da criança, contendo fotos, dados, relatos, atividades e construções capazes de desvendar o processo de aprendizagem da criança.
Nesse sentido, percebe-se a importância de mudar as ações, de repensar a prática com informações colhidas.
Olhar para o portfólio não apenas como uma pasta cheia de tarefas, mas como algo capaz de iluminar o processo de aprendizagem e desenvolvimento, capaz de auxiliar na reorganização do planejamento, fortalecendo uma relação produtiva entre professores e crianças.
“A característica mais marcante do portfólio é justamente seu caráter demonstrativo e acompanhamento das aprendizagens da criança.
Parece-me uma linha de tempo e permite que eu observe, de forma mais clara, o desenvolvimento das crianças, pois além dos meus relatos, tem: escritas, desenhos, fotos e atividades.
” Professora da Educação Infantil.
Passos para elaborar um portfólio: seleção de atividades significativas, composição da avaliação formativa, envolvimento com as famílias, respeito às características das crianças e aproximação da criança com o instrumento de avaliação.
Ainda podemos mencionar, conforme Alvarenga, que o processo de elaboração para ser eficaz deve determinar os objetivos, as competências e habilidades a serem desenvolvidas e avaliadas, coletar os trabalhos com intenção e propósito, determinar como os trabalhos serão organizados e onde serão arquivados e selecionar e avaliar os trabalhos.
“ler” um portfólio avaliativo é um ato de profunda reflexão na busca por compreender o que se encontra escondido por detrás de cada desenho, de cada palavra, de cada foto, de cada registro – sob qualquer forma que se apresente.
Como fazer um portfólio: é preciso reunir todo tipo de informação sobre uma atividade, como a produção dos alunos, fotos, anotações de conversas e de observação e registros dos diários de classe.
Um educador comprometido com seu trabalho recolhe esse material diariamente, semanalmente ou mensalmente e, depois seleciona as etapas mais significativas da aprendizagem, montando a sequencia das atividades.
Um breve relato sobre os resultados, legendas para as fotos e, se possível uma análise da própria criança, em forma de desenho ou registro de diálogos, finalizam a elaboração da pasta.
Ao final do semestre, retome as sínteses e os documentos pedagógicos de cada projeto ou atividade realizada e torne a “enxugar” o material, ou seja, veja se você selecionou, de fato, as etapas mais relevantes das aprendizagens.
Ao encadernar as atividades, tem-se a ideia que o aprendizado da criança, pode ser visto como uma historia importante que está sendo contada pelas crianças e pelos professores.
OS REGISTROS:A organização começa no primeiro dia de aula.
Nas primeiras sondagens diagnósticas dos professores sobre os saberes dos alunos, nas primeiras anotações de ideias e nos objetivos estabelecidos para cada atividade, sequencia didática ou projeto.
Postado poremeb.
paraisoàs08:06Um comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestA ESCOLA PARAISO DA CIDADANIA ESTARÁ REALIZANDO SUA FESTA JUNINA NO DIA 30.
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