Escola Livre de Teatro, Santo André - SP
Santo André - SP
ELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO - - Páginas quarta-feira, janeiro 11, 2017 Postado porELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO0comentários segunda-feira, fevereiro 15, 2016 SELECIONADOS PARA A 2ª FASE - PROCESSO SELETIVO - NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - 2016 SELECIONADOS PARA A 2ª FASE PROCESSO SELETIVO ELT - 2016 NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE ATORES E ATRIZES Os candidatos abaixo relacionados deverão comparecer, obrigatoriamente, para a segunda fase do Processo Seletivo, que será constituído de aulas práticas e teóricas, no período de 16 a 24 de fevereiro de 2016, apenas de segunda a sexta-feira, tendo seu início pontualmente às 18h30. Os candidatos devem trazer roupas confortáveis e neutras (sem estampas). 01 - Adrielle de Rezende Alves 02 - Alexandre Geraldo de Souza 03 - Aline Cerqueira Turato 04 - Ayla de Falco Lucciola Martines 05 - Barbara de Paula Garcia 06 - Caio Araújo Silva 07 - Caio Augusto Nogali 08 - Daiane Gomes de Oliveira 09 - Diego da Silva Reis 10 - Douglas Fernandes de Souza 11 - Eliane Rosa da Silva 12 - Emerson Alves da Silva 13 - Érica Caroline Modesto dos Santos 14 - Felipe Camilo de Melo 15 - GabrielRamos Relich 16 - GabrielaDacunto Carlos 17 - GabrielaGomes Pereira Silva 18 - Giovanade Oliveira Lima 19 - HugoDauê Araujo dos Reis 20 - IsabelCristina Tavares Gonçalves 21 - ÍtaloAlves Batistela 22 - JefersonDiego de Melo Santana 23 - JéssicaCamargo Stuque 24 - JoãoCarlos Silva Pinto 25 - JoãoVictor Romansini Lopes Pereira 26 - JonathaFerreira da Silva 27 - JorgeRibeiro Junior 28 - LarissaLeão Gomes 29 - LucasMelo Xavier 30 - Marcondesde Souza Dantas 31 - MarianaMurdiga de Moraes 32 - MarioSilva Madureira 33 - NadiaMoraes Verdum 34 - Patrick Ferreira de Carvalho 35 - PauloHenrique Silva de Oliveira 36 - RafaelDuque da Silva 37 - RailsonBruno Nóbrega de Farias 38 - RenanCristian dos Santos 39 - RicardoSantos Rodrigues 40 - TatianeRamos Costa 41 - TicianaLeite Schim 42 - VivianeMarques de Lima 43 - WesleyCosta de Paula 44 - WesleyCosta Floriano 45 - WillianPaulino .Postado porELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO0comentários quinta-feira, fevereiro 11, 2016 EDITAL DE CHAMAMENTO DE NOVOS APRENDIZES - 2016EDITAL DE CHAMAMENTO DE NOVOS APRENDIZESESCOLA LIVRE DE TEATRO DE SANTO ANDRÉ 2016 O Secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo André, noexercício de suas atribuições legais DIVULGA o presente edital de chamamento objetivandoo preenchimento do quadro discente da Escola Livre de Teatro da PrefeituraMunicipal de Santo André para admissão no exercício de 2016: 1.APRESENTAÇÃO AEscola Livre de Teatro de Santo André é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais deacesso público e gratuito. Há 25 anos mantidapela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura da cidade de Santo André, a ELT é um espaço queproporciona atividades nas diversas áreas do fazer teatral. Sua pedagogia é baseada em processos de pesquisa em quese propõe um caminho de construção daliberdade artística através de vivências teatrais que buscam relações de aprendizado horizontais, focadas emtrajetórias artísticas comprometidascom o pensamento e a prática coletivos. A ELT oferece 10 Núcleos de Pesquisa, sendo 01 (um) Núcleo de pesquisacontinuada para a Formação do Atorcom duração de quatro anos e 09 (nove) Núcleos de pesquisa teatral com duração de um ano, ministrados porartistas, pedagogos e pesquisadores. 1.1.FREQUÊNCIA AEscola requer disponibilidade para a presença frequente nas aulas, como parte fundamental da ética de trabalho com acena. Trata-se de uma carga horária que exigeamplo comprometimento por parte de seus aprendizes e mestres. Sugere-se que cada candidato a aprendiz procure núcleosde trabalho com a carga horária compatível com suas possibilidades concretas. Osnúcleos de pesquisa com duraçãode 01 ano têm carga horáriaque varia de um a três encontros semanais nosperíodos matutino, vespertino e noturno. O núcleo de Formação do Ator, direcionado a interessados maiores de 18 anos, tem duração de 04 anos com carga horária composta por cinco encontrossemanais, de segunda à sexta-feira, das18h30 às 22h30. 2.INSCRIÇÕES E PRAZOS Paracandidatar-se ao processo seletivo, os interessados deverão seguir os seguintes passos: 2.1.PRIMEIRO PASSO Enviode e-mail para o endereço: escolalivredeteatro@santoandre.sp.gov.br- informandoos seguintes dados:- Núcleo deinteresse - Nome completo- Data denascimento- Telefone - E-mail A ELTenviará uma resposta de confirmação e apenas serão considerados inscritos aqueles que validarem suas fichaspresencialmente. Para os candidatos inscritos no Núcleo de Formaçãodo Ator, juntamente com a confirmação da inscrição on-line serão enviados os textos aserem estudados para a prova teórica. · IMPORTANTE: Deverá ser enviado 01 (um) e-mailpara cada Núcleo pretendido. Favor indicar o Núcleo de Interesse e o Nome doCandidato no “Assunto/Título” do e-mail. 2.2.SEGUNDO PASSO Entregarna Secretaria da ELT - Praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha, Santo André - nos prazos indicados abaixo -os seguintes documentos:- Ficha deinscrição (Anexo I) que se encontra disponível neste edital, preenchida eimpressa.- Cópia dosdocumentos de identificação (RG, CPF, CNH ou equivalente, no caso deestrangeiros).- 01 foto 3X4recente e colorida. 2.3.ENVIO DE INSCRIÇÕES ON-LINE: de 01 de dezembro de 2015 a 04 de fevereiro de 2016. 2.4.VALIDAÇÃO COM ENTREGA DEDOCUMENTAÇÃO E FICHA DE INSCRIÇÃOIMPRESSA: 2.4.1.NÚCLEO DE FORMAÇÃO DO ATOR: de 04 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 12h às20h. Excepcionalmente no dia 12 de fevereiro,a Secretaria da ELT receberá a documentação até às 15h. 2.4.2.NÚCLEOS DE PESQUISA: de 04 de Janeiro até o dia do processo seletivo do núcleo escolhido. Excepcionalmente, noprimeiro dia do processo seletivo do núcleo pretendido,a Secretaria da ELT receberá a documentação até 1 hora antes do inicio da seleção. IMPORTANTE:· Não serão aceitasinscrições via correio. · Ler na íntegra opresente edital.· Caso o candidatoopte em se inscrever para mais de um Núcleo (Formação ou Núcleos de Pesquisa),deverá preencher e enviar 01 (um) e-mailpara cada núcleo de interesse, desde que tenha ciência de suas prioridades. · Pede-se aoscandidatos que na validação de suas inscrições doem um livro de teatro(dramaturgia ou teoria) à Biblioteca da ELT. · Os candidatos com18 anos incompletos no ano de 2016 deverão apresentar uma carta de autorizaçãodos pais. · Especialmente, nocaso do Núcleo de Iniciação Teatral -NIT - serão aceitos candidatos maiores de 16 anos completos. 3.PROGRAMA E DATAS DE SELEÇÃO 3.1.NÚCLEODE FORMAÇÃO DO ATOR PERÍODO NOTURNO 3.1.1.DATASE PRAZOS Processoseletivo: De 12 a 25 de fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira. Horário:Das 18h30 às 22h30 (chegar no mínimo com 01 hora de antecedência). Vagas:25 Iníciodas aulas do ano letivo: 29 de fevereiro de 2016 Diasde aula: de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30 Duração:04 (quatro) anos. Omínimo atraso na chegada ou o não comparecimento em qualquer fase do processo seletivo implicará nadesclassificação automática do candidato. Os candidatos que estiveremprestando o Núcleo de Formação do Ator e eventualmentenão forem selecionados, poderão prestar o Núcleode Iniciação Teatral (duração de01 ano), desde que já tenham manifestado interesse, ao preencher na ficha de inscrição, o campo indicado. 3.1.2.DESCRIÇÃODO CURSO: Com duração de 04 (quatro) anos -trata-se do curso mais longo da ELT - composto por cinco dias de aula porsemana (18h30 às 22h30), de segunda a sexta- feira.É necessário um compromisso com a presença, a displicência em relação a este fator é motivo suficiente para odesligamento do aprendiz da turma. Há outros núcleoscom menor carga horária e, em caso de o candidato encontrar problemas com esta carga horária, sugere-se que seinscreva em um Núcleo adequado à sua disponibilidade.A presença diária (sem espaço para faltas e com rigoroso cumprimento dos horários) é um ponto de apoiodo fazer teatral e ganha bastante importânciana ELT, sendo este um dos principais instrumentos de avaliação, para além das dimensões criativas que dizemrespeito ao atravessamento do aprendiz peloprocesso de criação. Não há pré-requisitos para a inscrição a não ser a idade mínima de 18 anos (os candidatos menores de18 anos devem obrigatoriamente se inscreverpara o Núcleo de Iniciação Teatral). 3.1.3.CALENDÁRIODE SELEÇÃO 1ªFASE - 12 e 15 de fevereiro de 2016 No dia 12 de fevereiro, sexta-feira, às 18h30, os candidatos deverãoparticipar de uma atividadeconduzida por mestres da ELT, cujo objetivo é a apresentação do projeto pedagógico em suasparticularidades. Neste dia os candidatos também deverão trazer uma caneta para sua Participação Teórica, através da escrita de uma redação sobre temas e questões formuladas, a partir doseguinte vídeo documentário edos seguintes textos que deverão ser estudados (os arquivos com os materiais a serem estudados serãoenviados na resposta do e-mail de inscrição e tambémestarão disponíveis na secretaria da escola): I. FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, estado cênico¹. In: Revista ContraPontos. Rio de Janeiro. 2010. II. MORENO, Newton. A refeição. In: Agreste - Body Art - A Refeição. Coleção Palcosur Scène: Imesp, 2009. III. APENAS O COMEÇO / CeN'EST QU'UN DÉBUT. Filme documentário de Jean- PierrePozzi e Pierre Barougier. França: 2010. No dia 15 de fevereiro, segunda-feira, às 18h30, o candidato apresentaráuma cena com duração máxima de 03minutos, que deverá ser preparada com antecedência. Esta cena será apresentada em banca aberta e será a responsávelpela pré-seleção do candidato àfase seguinte do Processo Seletivo. Há uma lista de textos, da qual o candidato deverá escolher apenas 01 paraformular sua cena (ver Anexo II deste edital).Apenas serão aceitas cenas dos textos indicados. É necessário compreender que numprocesso seletivo, o candidato é responsável pelaapresentação de algo que evidencie seu trabalho como ator, como um testemunho de sua trajetória no teatro. Eviteclichês e excessos de materiais que escondamseu trabalho. Dê importância ao cuidado com sua presença no palco e não com outras preocupaçõesexteriores. Nesta fase não serão aceitos textosoriginais e/ou de autoria própria. Há uma vasta obra a ser pesquisada, entre todos os dramaturgos brasileiros eestrangeiros existentes. A escolhado texto e a transposição deste material poético para o palco serão observadas pela banca e devem serrealizadas com o máximo de cuidado pelocandidato. Textos clássicos, cuja execuçãoexija um processo longo de criação, podem revelar- se inadequados, caso o candidato não tenha se apropriadoprofundamente de sua dimensãoartística. Recomenda-se que sejam procuradas obras que toquem a sensibilidadecriativa do candidato e que possam gerar cenas bem construídas, dotadas de simplicidade, precisão e limpeza. Naprimeira fase, os candidatos poderãotrazer atores para realizar a réplica de suas cenas, assim como dois (ou mais) candidatos poderão realizar umamesma cena que será repetida para aobservação de cada um. Caso o ator que irá realizar a réplica não seja um candidato, sua presença na sala deseleção somente será permitida durante a apresentaçãodas cenas para a banca. No dia 16 de fevereiro, terça-feira,será publicada e afixada na porta de entrada da ELT, uma listagem com os nomes dos pré-selecionados que continuarão o ProcessoSeletivo até o seu momento final. 2ªFASE - 16 a 24 de fevereiro de 2016. Os candidatos pré-selecionados naprimeira fase deverão comparecer, obrigatoriamente,para a segunda fase do processo seletivo que será constituído de aulaspráticas e teóricas, no período de 16a 24 de fevereiro de 2016, apenas de segundaa sexta-feira, tendo seu início pontualmente às 18h30. Na segunda fase, aulas de corpo,voz, teoria e interpretação serão ministradas, além de uma cena que seráconstruída durante este período sob orientação dos mestres. Trata-se de uma semana de experiênciaintensiva, no sentido de apresentar aos candidatosum panorama do trabalho que será desenvolvido no decorrer do ano letivo. Nestas aulas práticas, oscandidatos serão estimulados a preparar uma cena curta, a partir de material poético previamente determinado, eque será apresentada em banca aberta aofinal da dinâmica de seleção, no dia 23de fevereiro de 2016. O objetivoé fazer com que todos os pré-selecionados para a segunda fase vivenciem uma experiência teatral importante parasua formação, independente do fato se haveráou não a aprovação final. Por fim, no dia 24de fevereiro de 2016, quarta- feira,a partir das 18h30, haverá uma entrevistacom os candidatos onde recomenda-seque utilizem da máxima sinceridade em relação às suas dificuldades e limitações em todos os níveis. No dia 25 de fevereiro de 2016, quinta-feira, será publicada e afixada naporta de entrada da ELT, a listagemcom os nomes dos aprovados. Estes deverão comparecer, obrigatoriamente, neste mesmo dia, às 18h30 paraefetivar sua matrícula eparticipação em uma atividade especial. Dúvidas e questões podem seresclarecidas no primeiro dia da seleção quando os candidatos terão uma conversa com a Coordenação Pedagógica daEscola. 3.1.4.Mestres:Alexandre Dal Farra, Alexandre Tenório, Alício Amaral, Antonio Salvador, CamilaBolaffi, Cristina Lozano, Cristina Rocha, Diogo Granato, Gisele Calazans, Jean-Pierre Kaletrianos, João Victor Toledo, Juliana Pardo, Lucia Helena Gayotto, Luiz Fernando Marques, Natalia Nery,Osvaldo Hortencio, PatriciaGilford, Solange Dias, Rodrigo Mercadantee Vinicius Torres Machado. · Sujeito a alterações de acordo com oplanejamento pedagógico e dinâmicas da escola.) 3.2.NÚCLEO DE INICIAÇÃO TEATRAL (NIT) PERÍODO NOTURNO Orientação: Cris Lozano e Natália Nery 3.2.1. DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 07, 08 e 09 março de 2016, de segunda a quarta-feira. Horário: Das 18h30 às 22h30 (Chegar no mínimo com 01 hora deantecedência) Vagas:25 Início das aulas do ano letivo: 14 de março de 2016. Dias de aula: De segunda a quarta-feira, das 18h30 às 22h30. Duração: 01 (um) ano. · O mínimo atrasona chegada ou o não comparecimento nos dias do processo seletivo, implicará nadesclassificação automática do candidato. 3.2.2.DESCRIÇÃO DO CURSO: Estecurso tem por objetivo trabalhar com jovens (maiores de 16 anos) e adultos interessados em iniciar sua pesquisa emteatro. Aulas práticas de Interpretação, Treinamentodo ator e Música para a cena configuram a carga horária do núcleo. · Importante:É possível inscrever-se para este Núcleo e para o Núcleo de Formação do Ator,simultaneamente, uma vez que seus processos seletivos NÃO SERÃO COINCIDENTES.Aprendizes que já fizeram o Núcleo de Iniciação Teatral PODERÃO REINSCREVER-SEneste mesmo núcleo, uma vez que as atividades serão conduzidas por outrosmestres. Paraos candidatos menores de idade (entre 16 e 18 anos) é possível realizar a inscrição no Núcleo de Iniciação Teatral somente comautorização assinada pelos pais ouresponsável legal. 3.3.NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL PERÍODO MATUTINO Orientação: Luiz Fernando Marques (Lubi) 3.3.1. DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 01 e 03 de março de 2016, terça e quinta-feira. (Os interessados deverão, juntamente àficha de inscrição enviada por e-mail, anexar seuprojeto artístico nos formatos Word ou PDF. Há também a opção de levar o projeto impresso, em uma única via, noprimeiro dia de seleção). Horário: Das 9h às 13h Vagas: 25 - Coletivos com desejo de orientação artística. Aprendizes interessados em acompanhar oorientador. Início das aulas do ano letivo: 08 de março de 2016 Dias de aula: Terças e quintas-feiras, das 9h às 13h. Duração: 01 (um) ano. 3.3.2.DESCRIÇÃO DO CURSO: ONúcleo de Direção Teatral é destinado a coletivos que tenham o desejo de ter uma orientação artística em umprocesso criativo e também a aprendizes que queiramacompanhar os processos junto ao orientador. Este projeto, pode tanto estar em fase de elaboração, ou já estar emandamento. Os coletivos devem ter a figurado diretor ou assumir coletivamente este papel. O núcleo estará focado em dar uma orientação em todas as etapas deum processo criativo: proposta, ensaio, aberturade processo e temporada. Os coletivos poderão ensaiar mediante combinados, disponibilidade nas dependênciasda ELT e também cumprirão uma pequenatemporada no final do segundo semestre. Aseleção acontecerá em duas etapas: nos dias 01 e 03 de março de 2016, das 9h às 13h na ELT. Nestes dias, seráimportante que a maioria dos envolvidos nos projetosesteja presente. O projeto deve conter: ficha técnica, proposta de criação, dramaturgia (caso exista), currículo de todosos participantes e uma carta, de no máximo15 linhas, descrevendo os motivos pelos quais deseja a orientação. 3.4.NÚCLEO DE DRAMATURGIA PERÍODO VESPERTINO Orientação: Solange Dias 3.4.1. DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 29 de fevereiro de 2016, segunda-feira. (O candidatoparticipará de uma entrevista coletivae deverá levar um texto teatral de sua autoria, impresso, de no máximo 3 (três) páginas). Horário: das 14h às 18h Vagas: 25 Início das aulas do ano letivo: 07 de março de 2016 Dias de aula: Segundas-feiras, das 14h às 18h. Duração: 01 (um) ano. 3.4.2.DESCRIÇÃO: ONúcleo de Dramaturgia terá atividades teóricas com espaços coletivos de discussão e reflexão utilizando textos específicos listados na bibliografia. As atividades práticas serão individuais no estímulo à escrita decenas curtas no primeiro semestre e, nosegundo, um peça longa que será lida na Mostra final da Escola Livre de Teatro. Ao longo da oficina, todas ascenas escritas pelos participantesserão lidas em aula, para que o coletivo tenha também uma atuação de ouvinte contribuindo com sugestões,estabelecendo assim um permanente espaço coletivode troca e reflexão. 3.4.3.Objetivo geral Criarum espaço de experimentação de escrita dramática e pós-dramática a partir de diversos estímulos literários, visuais ou deobservações do cotidiano. 3.4.4.Objetivosespecíficos -Ampliar o conhecimento sobre dramaturgia a partir da leitura de artigos sobre dramaturgia e peças teatrais. -Estimular a escrita de cenas curtas a partir de diversos estímulos criativos. -Estimular a leitura dos textos desenvolvidos pelos aprendizes durante oprocesso dentro de um fórumpermanente de discussão sobre os procedimentos da escrita. -Organizar a construção de um blog contendo o processo de trabalho e os textos produzidos no núcleo. 3.4.5.Metodologia -Aulas coletivas com exercícios práticos e aulas expositivas. - Workshops de criação dramatúrgicas. -Leituras e reflexões sobre textos de conteúdos específicos (bibliografia). -Apreciação e reflexão sobre filmes específicos que serão escolhidos de acordo com o processo. -Apreciação e reflexão de espetáculos e eventos artísticos específicos. -Discussões e avaliações constantes sobre o processo de trabalho. 3.4.6.Conteúdo Primeiro Bimestre: Teoria: Introdução aos conceitos básicos da dramaturgia;Conceito do Drama: ação e conflito;Enredo: O Mito; Estudo do personagem e construção de diálogos. Prática; Estímulo para a escrita de cenas curtas dramáticas apartir de estímulos das artesvisuais. Segundo Bimestre: Teoria: Conceito do Épico e do Drama Épico; A narrativa e aRubrica Poética. Prática: Estímulo para a escrita de cenas curtas dramáticasépicas a partir de estímulos do resgateda memória. Terceiro Semestre: Teoria: Conceito do Pós-dramático; Conceito do DramaEstendido; A Fragmentação, nãolinearidade, multiplicidade de formas narrativas. Prática: Estímulo para a escrita de peça longa contemporâneas apartir da releitura de uma obra teatral em fricção com a observação docotidiano; Leituras abertas ao públicodos textos produzidos nesta última etapa. 3.4.7.Bibliografia .BENTLEY, Eric. A Experiência Viva do Teatro. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1967; . FERNANDES, Sílvia. Teatralidadescontemporâneas. São Paulo : Perspectiva: FAPESP, 2 010. . ______. Teatros pós-dramáticos. In: GUINSBURG. Jacó,FERNANDES, Sílvia (Org.).O pós-dramático : um conceito operativo? São Paulo : Perspectiva, 2008. p. 11-30. .LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. de PedroSüssekind. São Paulo : Cosac Naify, 2007. . ABREU, Adélia Maria Nicolete. Ateliês de Dramaturgias: práticas deescrita a partir da integração artesvisuais-texto-cena. Tese de Doutorada. Escola de Comunicação e Artes de São Paulo. São Paulo. 2013. . PUPO, Maria Lúcia de S.Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico. São Paulo : Perspectiva. . RYNGAERT, Jean-Pierre. Introduçãoà análise do teatro. Trad. de P. Neves. São Paulo: Martins Fontes,1996. . ______. Ler o teatro contemporâneo. Trad. de Andréa S. M. da Silva. São Paulo : Martins Fontes, 1998. . SARRAZAC, Jean Pierre. A oficina de escrita dramática. Trad. de C.dos S. Rocha. Educação e realidade. RioGrande do Sul, v. 30, n. 2, p. 203-215, jul-dez 2005. _______ Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo . São Paulo : CosacNaify, 2012. . SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo :Cosac Naify, 2011. 3.5.NÚCLEO DE MÁSCARAS PERÍODO VESPERTINO Orientação: Cuca Bolaffi 3.5.1. DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 29 de fevereiro de 2016, segunda-feira. Horário: das 14h às 18h Vagas: 25 Início das aulas do ano letivo: 07 de março de2016 Dias de aula: segundas-feiras, das 14h às 18h. Duração: 01 (um) ano. · Para a seleção, ocandidato deverá responder às seguintes questões e entregar impresso: 1.Tem alguma experiência na linguagem da máscaras? Se sim, quem foi seu mestre ou professor? 2.Quais máscaras já teve a oportunidade de experimentar? 3. Oque busca no núcleo de máscaras? Oprocesso seletivo se dará em dois encontros práticos. Para isso, os candidatos devem vestir roupa neutra, de cor escura;camiseta (sem estampas) e calça ou bermudabásica (sem listras). 3.5.2.Descrição do curso: Máscaras da Comédia Humana naImprovisação e na Construção da Cena Seráfeita a investigação acerca da máscara, a partir da pesquisa de arquétipos atuais dos personagens queencontramos nas ruas da cidade. No núcleo haverá também a construção das máscaras e seu uso em exercícios de jogoscênicos, a partir deimprovisação e posteriormente, experimentá-las com dramaturgia escrita. 3.5.3.Objetivo geral: Atravésda máscara fazer uma aproximação do ator com o exercício de construção das personagens, sua tridimensionalidade.Partirá do silêncio do jogo corporal, passandopela improvisação e finalizando com dramaturgia escrita. 3.5.4.Objetivos específicos: Investigarcom a máscara neutra o que é universal, comum a todos, e depois, olhar o particular, singular, o que éconstitutivo do individuo. Partiremos de um trabalho em sala, sentindo e observando as estruturas do própriocorpo. Percebendo a relaçãoentre ossos, músculos, pele, movimento, atitude para compreender e investigar as marcas vividas,construídas nos corpos humanos. Nos rostos dos indivíduosda rua observaremos relevos, côncavos e reentrâncias, perceberemos seus corpos, suas formas e suas deformidades. Emsala de aula, transporemos esses movimentos para a argila, gesso e o papel, assim confeccionaremos máscaras daComédia Humana. Em seguida investigaremoscomo portá-las, descobriremos seus corpos, caráter, jogo e as relações entre elas, dando voz a pessoasque circulam nas ruas, nas praças, nos trens,etc. 3.5.5.Conteúdo: Exercíciosa partir da Máscara Neutra para sensibilizar o olhar do aprendiz; Trabalho corporal de percepção e treinamento; Trabalhode observação e confecção de máscarasexpressivas; Exercícios técnicos de máscara; Descoberta do caráter das personagens; Abertura de processo para opúblico; Aprofundamento das técnicas da máscara;Jogo de improvisação e criação de cenas; Trabalho de improvisação com e sem texto; Segunda abertura para publico. 3.6.NÚCLEO DE CIRCO PERÍODO VESPERTINO Orientação: Osvaldo Hortencio (Dinho) 3.6.1.DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 03 de março de 2016, quinta-feira. Horário: das 14h às 18h Vagas: 25 Início das aulas do ano letivo: 10 de março de 2016 Dias de aula: quintas-feiras, das 14h às 18h. Duração: 01 (um) ano. 3.6.2.Descrição do curso: Encontrosentre atores ou estudantes de teatro para pesquisa das possibilidades técnicas e poéticas das formascircenses de acrobacias (individuais, coletivas, em solo, aéreas, com ou sem aparelhos) na elaboração da cena. 3.6.3.Objetivo geral: Pesquisara prática circense como instrumento da poética da cena. 3.6.4.Objetivos específicos: Vivenciaras práticas circenses buscando sua potência simbólica e expressiva; partilhar e/ou aprofundar conhecimentossobre anatomia, cinesiologia e treinamento; exploraros conteúdos da cultura corporal das técnicas circenses; buscar a teatralidade na poética e prática circense;conjugar elementos criativos do corpo em relaçãoao espaço, ao coletivo, aos aparelhos ou a um tema específico. 3.6.5.Metodologia: Aulas práticas com vivênciasindividuais e coletivas; leituras e debates; criação de experimentos cênicos; dinâmicas de avaliação do processo;exposições dos resultados. 3.6.6.Conteúdo: 1ª etapa: Encontrospráticos para propriocepção e vivência de práticas coletivas; treinamento sistêmico de força,flexibilidade, equilíbrio e resistência; exploração de elementos básicos de práticas corporais circenses; jogos decriação cênica com elementoscircenses; leituras e debates sobre circo e símbolo; avaliação. 2ª etapa: Treinamento específico dos conteúdospré-selecionados de material individual ecoletivo; reflexão de discurso estético a partir das vivências e outras referências teóricas; debate parafechamento de um possível tema. 3ª etapa: Elaboração de exercício para possível exposiçãopública. 3.6.7.Bibliografia: BOLOGNESI, M. F. O corpo como princípio. Trans/Form/Ação(São Paulo), v.24, p.101-112, 2001; GUZZO, M. Corpo em risco. Athenea Digital, 6. Disponível em antalya.uab.es/athenea/num6/guzzo.pdfacesso em 11/05/2015 às 23h40; MAGRO, R. A metáfora do circo. Circos: FestivalInternacional SESC de Circo / SESC São Paulo,148 p. São Paulo, 2015. 3.7.NÚCLEO DE SONORIDADES PERÍODO VESPERTINO Orientação: Lucia Gayotto 3.7.1.DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 01 de março de 2016, terça-feira. Horário: das 14h às 18h Vagas: 25 Início das aulas do ano letivo: 08 de março de 2016 Dias de aula: Terças-feiras, das 14h às 18h. Duração: 01 (um) ano. 3.7.2.Descrição do curso: Sonoridades: No Fundo Do MatoVirgem: MACUNAÍMA. “Macunaíma (.) É um livro deférias escrito no meio de mangas e abacaxis e cigarrasde Araraquara, um brinquedo.” EmMacunaíma, Mário de Andrade escreve um romance que representa o multiculturalismo brasileiro. A obravaloriza as raízes brasileiras e a linguagem dos brasileiros, buscando aproximar a língua escrita ao modo defalar. Se tomássemos essa riquezalinguística seria material suficiente para desdobras de um ano todo: desde seus componentes sintáticos,lexicais, semânticos, pela experimentação prosódica,como também material inspirador e vastíssimo para composições expressivas e musicais. Nossosuperobjetivo busca o encontro com este material poético da formação cultural Brasileira, que nos leva acampos artísticos e nos sugere,igualmente, estudar nossa linguagem, suas sonoridades, nosso povo, seu léxico. 3.7.3.Objetivo Geral Apartir de um recorte da obra de Mário de Andrade, investigar linguagenssonoras: expressividades; paisagemsonora; espaços acústicos; usos emissivos; musicalidade;a linguagem do livro, seu léxico. 3.7.4.Objetivos específicos: -Trabalhar a consciência, percepção e dilatação do CORPO VOCAL: posturas e encaixes da voz. -Desenvolver o conceito de PAISAGEM SONORA: apuração da escuta e produção de usos emissivos (rítmicos e melódicos)para o reconhecimento e a realização de sonoridadescênicas, desde suas manifestações expressivas (individuais e coletivas), musicais, como também aambientação sonora que estrutura a performance,o jogo, a cena. -ESTADO LIVRE DE TERRITÓRIO: ações fora do enquadre da sala de aula e/ou de um espaço convencional de apresentaçãoteatral realizadas como intervenções urbanas,voltadas para uma experiência artística que procura produzir novas maneiras de perceber o cenário urbanoe criar relações afetivas com a cidade, que nãoa da objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia. Tais intervenções são estruturadas como performances, tendo oacaso interativo, com o publico, como umadas marcas a serem trabalhadas, seja em espaços urbanos abertos, ou locais públicos escolhidos para as ações. 3.7.5.Metodologia: Algunsdos procedimentos utilizados abarcam: rodas de improvisação, rítmicas e/ou melódicas; jogos corais expressivos com otexto; experimentar emissões com uma baseinstrumental (rítmica e/ou melódica); investigação de espaços acústicos, dentro e fora da Escola; espaçosinternos e externos, em locais públicos, nas ruas e/ou praças, espaços escolhidos; desenvolver um repertório deaquecimentos e cuidados vocais;experimentar a amplificação sonora da voz, elétrica e acústica. Compor modos expressivos para experimentarMacunaíma, por meio de jogos rítmicos, musicais,corais, e abordagens de ocupação sonora dos espaços cênicos, bem como trabalhar a língua e sua prosódia. 3.7.6.Conteúdo: Osconteúdos abarcam alguns conceitos vocais, tais como ação vocal, corpo vocal em suas abordagens expressivo-sonoras, bemcomo alguns pilares teóricos musicais. Música:introduzir aspectos básicos das ligações entre a voz falada e cantada e noções de percepção musical, em seuselementos rítmicos e melódicos. CorpoVocal - Estabelecer as polaridades e combinações entre os recursos vocais e o corpo, que compreendem, em sua base, aatuação conjunta dos cinco Recursos VocaisPrimários - respiração, intensidade, frequência, ressonância e articulação; bem como os recursos vocaisresultantes/ dinâmicas vocais: pausa, ênfase, ritmo, fluência, entonação, volume, projeção etc. AçãoVocal - conhecimento e prática dos recursos vocais em ação interpretativa: relação entre os recursos vocais e suascaracterísticas cênicas. 3.7.7.Bibliografia - Andrade, M. Macunaíma, O herói semnenhum caráter. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2008. - Bajard, E. Ler e dizer. 5.ed. SãoPaulo: Cortez Editora, 2005. - BERRY, C. Voice and the actor. NewYork, Macmillan, Publishing Company,1973. - Gayotto, L.H.C.Voz, partitura da ação. 2.ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002. - Grotowski, J. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. 3.ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1987. - Shafer, R.M. Educação sonora. SãoPaulo: Melhoramentos, 2009. - Stanislavski, C. A construção da personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. 4.ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1986. - Rennó, I. Ópera Tupi. São Paulo:Selo SESC SP, 2008 Wisnik, J. M.: https://vimeo.com/98045198 - Filme de Joaquim Pedro de Andrade:https://www.youtube.com/watch?v=ApxlxDPkTxs 3.8.NÚCLEO DE IMPROVISO CÊNICO (IMPROVISAÇÃO DANÇATEATRO) PERÍODO VESPERTINO Orientação: Diogo Granato 3.8.1. DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 01 de março de 2016, terça-feira. Horário:das 14h às 18h Vagas: 25 Início das aulas do ano letivo: 08 de março de 2016 Dias de aula: terças-feiras, das 14h às 18h. Duração: 01 (um) ano. 3.8.2.Descrição do curso: Ocurso trabalha consciência em composição, presença cênica, jogos improvisacionais, desenvolvimento de pesquisae criação na improvisação. Também sãopassados alguns fundamentos de técnicas corporais como Parkour, Contato improvisação, Técnica Klauss Vianna eDança Contemporânea. 3.8.3.Objetivo geral: Aumentara inteligência cênica e preparar o intérprete para ser um criador e pesquisador na improvisação. 3.8.4.Objetivos específicos: Aumentoda consciência corporal, da consciência cênica, do repertório individual de movimento e da criatividade improvisacionalenquanto grupo. 3.8.5.Metodologia: Exercíciossinestésicos e cinestésicos, trabalhos somáticos e preparação para aumentar a consciência corporal; Exercícioscênicos compositivos da dança do teatroe do palhaço; Investigação dentro dos exercícios propostos. 3.9. NÚCLEO DEINTERPRETAÇÃO PERÍODO VESPERTINO Orientação: ALEXANDRE TENÓRIO 3.9.1. DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 03 de março de 2016, quinta-feira. Horário:das 14h às 18h Vagas: 25 Início das aulas do ano letivo: 10 de março de 2016 Dias de aula: quintas-feiras, das 14h às 18h. Vagas: 25 Duração: 01 (um) ano. Exigência: Ter alguma experiência como ator. Para a seleção,preparar uma cena de no máximo 1minuto e meio de qualquer peça indicada no Anexo II deste edital. 3.9.2.Descrição do curso: A Interpretação Através dos Tempos Umainvestigação pratico-teórica das necessidades do ator em relação aos diferentes estilos que serão abordados. 3.9.3.Objetivo geral: Fornecerferramentas específicas ao ator sobre a construção da personagem dramática, tendo como orientação umacronologia histórica da antiguidade ao contemporâneo,propondo uma visão mais abrangente do fenômeno histórico- teatral. 3.9.4.Objetivos específicos: Compreendero desenvolvimento da dramaturgia não apenas pela investigação teórica, mas também através daexperimentação prática do material que está sendo estudado, da vivência e do relacionamento com a personagem e seu posicionamento nos dias de hoje. 3.9.5.Metodologia: Leitura,análise e compreensão da evolução do teatro visando também a experimentação de construção da cena. 3.9.6.Conteúdo: Trabalharemoscom textos dos momentos chaves da evolução do teatro no ocidente. Cada um destes momentos será abordado noperíodo de 1 mês (04 aulas), perfazendoum total de 08 momentos: · Março -Antiguidade Greco-Romana – Tragédia· Abril - IdadeMédia – Farsa· Maio -Renascimento – Elisabetano· Junho - Classicismo- Molière, Racine, ou Corneille· Agosto -Romantismo – Melodrama· Setembro -Realismo – Ibsen· Outubro - SéculoXX - Vanguarda e Absurdo· Novembro -Contemporâneo 3.10.NÚCLEO POLÍTICA DO GÊNERO: INDIVÍDUO E CONTEMPORANEIDADE PERÍODO VESPERTINO Orientação: João Victor Toledo 3.10.1. DATAS E PRAZOS Processo seletivo: 02 de março de 2016, quarta-feira. Horário:das 14h às 18h Vagas: 25 Início das aulas do ano letivo: 09 de março de 2016 Dias de aula: quartas-feiras, das 14h às 18h. Duração: 01 (um) ano. 3.10.2.Descrição do curso: Nestecurso, será desenvolvido o estudo de importantes correntes do pensamento político (Platão, Aristóteles, Maquiavel,Kant, Marx, Arendt, Žižek, entre outros) para sediscutir o artista contemporâneo no que concerne questões de gênero, nacionalidade, etnia, raça e classe. 3.10.3.Objetivo geral: Discutira relação entre o pensamento político e o artístico ao longo da história e o entendimento do homem como ser fluido emutável. 3.10.4.Objetivos específicos: Desenvolvero interesse pelo aprofundamento em questões políticas e aliá-las a práticas artísticas. 3.10.5.Metodologia: Vídeos, leitura de textos, e discussão em sala de aula. 3.10.6.Bibliografia: ARISTÓTELES.A política. São Paulo: Saraiva deBolso, 2011. ARENDT,Hannah. Origens do totalitarismo. SãoPaulo: Companhia de Bolso, 2013. BHABHA,Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte:Editora da UFMG, 1998. FOUCAULT,Michel. Sobre a história da sexualidade.In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro:Graal, 1981. GALEANO,Eduardo. As veias abertas da AméricaLatina. São Paulo: L&PM, 2010. LÉVI-STRAUSS,Claude. De perto e de longe. SãoPaulo: Cosac Naify, 2006. MAQUIAVEL,Nicolò. O Príncipe. São Paulo:Martins Fontes, 2010. MISKOLCI,Richard. A teoria queer e a sociologia.In: Dossiê Sociologias. Porto Alegre, nº 21,p. 150-182, jan.-jun. 2009. PLATÂO. A república. São Paulo: Perspectiva,2014. PRECIADO,Beatriz. Manifesto Contrassexual. SãoPaulo: N-1 Edições, 2015. SCOTT,Joan Wallach. Gênero: uma categoria útilde análise histórica. In: Educação & Realidade.Porto Alegre, vol. 20, nº 2, pp. 71-99, jul.-dez. 1995. SEDGWICK,