Escola Livre de Teatro, Santo André - SP

Praça Rui Barbosa, 12 - Bairro Santa Terezinha, Santo André - SP, 09210-620, Brasil
Santo André - SP

ELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO - - Páginas quarta-feira, janeiro 11, 2017 Postado porELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO0comentários segunda-feira, fevereiro 15, 2016 SELECIONADOS PARA A 2ª FASE - PROCESSO SELETIVO - NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE ATORES E ATRIZES - 2016 SELECIONADOS PARA A 2ª FASE PROCESSO SELETIVO ELT - 2016 NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE ATORES E ATRIZES Os candidatos abaixo relacionados deverão comparecer, obrigatoriamente, para a segunda fase do Processo Seletivo, que será constituído de aulas práticas e teóricas, no período de 16 a 24 de fevereiro de 2016, apenas de segunda a sexta-feira, tendo seu início pontualmente às 18h30.
Os candidatos devem trazer roupas confortáveis e neutras (sem estampas).
01 - Adrielle de Rezende Alves 02 - Alexandre Geraldo de Souza 03 - Aline Cerqueira Turato 04 - Ayla de Falco Lucciola Martines 05 - Barbara de Paula Garcia 06 - Caio Araújo Silva 07 - Caio Augusto Nogali 08 - Daiane Gomes de Oliveira 09 - Diego da Silva Reis 10 - Douglas Fernandes de Souza 11 - Eliane Rosa da Silva 12 - Emerson Alves da Silva 13 - Érica Caroline Modesto dos Santos 14 - Felipe Camilo de Melo 15 - GabrielRamos Relich 16 - GabrielaDacunto Carlos 17 - GabrielaGomes Pereira Silva 18 - Giovanade Oliveira Lima 19 - HugoDauê Araujo dos Reis 20 - IsabelCristina Tavares Gonçalves 21 - ÍtaloAlves Batistela 22 - JefersonDiego de Melo Santana 23 - JéssicaCamargo Stuque 24 - JoãoCarlos Silva Pinto 25 - JoãoVictor Romansini Lopes Pereira 26 - JonathaFerreira da Silva 27 - JorgeRibeiro Junior 28 - LarissaLeão Gomes 29 - LucasMelo Xavier 30 - Marcondesde Souza Dantas 31 - MarianaMurdiga de Moraes 32 - MarioSilva Madureira 33 - NadiaMoraes Verdum 34 - Patrick  Ferreira de Carvalho 35 - PauloHenrique Silva de Oliveira 36 - RafaelDuque da Silva 37 - RailsonBruno Nóbrega de Farias 38 - RenanCristian dos Santos 39 - RicardoSantos Rodrigues 40 - TatianeRamos Costa 41 - TicianaLeite Schim 42 - VivianeMarques de Lima 43 - WesleyCosta de Paula 44 - WesleyCosta Floriano 45 - WillianPaulino  .
Postado porELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO0comentários quinta-feira, fevereiro 11, 2016 EDITAL DE CHAMAMENTO DE NOVOS APRENDIZES - 2016EDITAL DE CHAMAMENTO DE NOVOS APRENDIZESESCOLA LIVRE DE TEATRO DE SANTO ANDRÉ 2016 O Secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo André, noexercício de suas atribuições legais DIVULGA o presente edital de chamamento objetivandoo preenchimento do quadro discente da Escola Livre de Teatro da PrefeituraMunicipal de Santo André para admissão no exercício de 2016:          1.
APRESENTAÇÃO            AEscola Livre de Teatro de Santo André é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais deacesso público e gratuito.
Há 25 anos        mantidapela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura da cidade de Santo           André, a ELT é um espaço queproporciona atividades nas diversas áreas do fazer    teatral.
Sua pedagogia é baseada em processos de pesquisa em quese propõe um     caminho de construção daliberdade artística através de vivências teatrais que           buscam relações de aprendizado horizontais, focadas emtrajetórias artísticas           comprometidascom o pensamento e a prática coletivos.
A ELT oferece 10 Núcleos    de Pesquisa, sendo 01 (um) Núcleo de pesquisacontinuada para a Formação do         Atorcom duração de quatro anos e 09 (nove) Núcleos de pesquisa teatral com         duração de um ano, ministrados porartistas, pedagogos e pesquisadores.
            1.
1.
FREQUÊNCIA            AEscola requer disponibilidade para a presença frequente nas aulas, como parte         fundamental da ética de trabalho com acena.
Trata-se de uma carga horária que         exigeamplo comprometimento por parte de seus aprendizes e mestres.
Sugere-se    que cada candidato a aprendiz procure núcleosde trabalho com a carga horária            compatível     com suas possibilidades concretas.
Osnúcleos de pesquisa com          duraçãode             01 ano têm carga horáriaque varia de um a três encontros semanais     nosperíodos matutino, vespertino e noturno.
O núcleo de Formação do Ator,     direcionado a interessados maiores de 18 anos, tem duração de 04 anos com       carga horária composta por cinco encontrossemanais, de segunda à sexta-feira,         das18h30 às 22h30.
         2.
INSCRIÇÕES E PRAZOS             Paracandidatar-se ao processo seletivo, os interessados deverão seguir os      seguintes passos:             2.
1.
PRIMEIRO PASSO            Enviode e-mail para o endereço: escolalivredeteatro@santoandre.
sp.
gov.
br-        informandoos seguintes dados:-        Núcleo deinteresse -        Nome completo-        Data denascimento-        Telefone -        E-mail             A ELTenviará uma resposta de confirmação e apenas serão considerados inscritos     aqueles que validarem suas fichaspresencialmente.
Para os candidatos inscritos no             Núcleo de Formaçãodo Ator, juntamente com a confirmação da inscrição on-line           serão enviados os textos aserem estudados para a prova teórica.
·        IMPORTANTE: Deverá ser enviado 01 (um) e-mailpara cada Núcleo pretendido.
Favor indicar o Núcleo de Interesse e o Nome doCandidato no “Assunto/Título” do e-mail.
            2.
2.
SEGUNDO PASSO            Entregarna Secretaria da ELT - Praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha, Santo           André - nos prazos indicados abaixo -os seguintes documentos:-        Ficha deinscrição (Anexo I) que se encontra disponível neste edital, preenchida eimpressa.
-        Cópia dosdocumentos de identificação (RG, CPF, CNH ou equivalente, no caso deestrangeiros).
-        01 foto 3X4recente e colorida.
            2.
3.
ENVIO DE INSCRIÇÕES ON-LINE: de 01 de dezembro de 2015 a 04 de    fevereiro de 2016.
            2.
4.
VALIDAÇÃO COM ENTREGA DEDOCUMENTAÇÃO E FICHA DE            INSCRIÇÃOIMPRESSA:             2.
4.
1.
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DO ATOR: de 04 de Janeiro a 12 de Fevereiro de      2016, de segunda a sexta-feira, das 12h às20h.
Excepcionalmente no dia 12 de         fevereiro,a Secretaria da ELT receberá a documentação até às 15h.
            2.
4.
2.
NÚCLEOS DE PESQUISA: de 04 de Janeiro até o dia do processo seletivo do    núcleo escolhido.
Excepcionalmente, noprimeiro dia do processo seletivo do núcleo          pretendido,a Secretaria da ELT receberá a documentação até 1 hora antes do inicio da seleção.
            IMPORTANTE:·        Não serão aceitasinscrições via correio.
·        Ler na íntegra opresente edital.
·        Caso o candidatoopte em se inscrever para mais de um Núcleo (Formação ou Núcleos de Pesquisa),deverá preencher e enviar 01 (um) e-mailpara cada núcleo de interesse, desde que tenha ciência de suas prioridades.
·        Pede-se aoscandidatos que na validação de suas inscrições doem um livro de teatro(dramaturgia ou teoria) à Biblioteca da ELT.
·        Os candidatos com18 anos incompletos no ano de 2016 deverão apresentar uma carta de autorizaçãodos pais.
·        Especialmente, nocaso do Núcleo de Iniciação Teatral -NIT - serão aceitos candidatos maiores de 16 anos completos.
         3.
PROGRAMA E DATAS DE SELEÇÃO          3.
1.
NÚCLEODE FORMAÇÃO DO ATOR         PERÍODO NOTURNO                        3.
1.
1.
DATASE PRAZOS            Processoseletivo: De 12 a 25 de fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira.
            Horário:Das 18h30 às 22h30 (chegar no mínimo com 01 hora de antecedência).
            Vagas:25             Iníciodas aulas do ano letivo: 29 de fevereiro de 2016            Diasde aula: de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30            Duração:04 (quatro) anos.
            Omínimo atraso na chegada ou o não comparecimento em qualquer fase do        processo seletivo implicará nadesclassificação automática do candidato.
            Os candidatos que estiveremprestando o Núcleo de Formação do Ator e           eventualmentenão forem selecionados, poderão prestar o Núcleode Iniciação      Teatral (duração de01 ano), desde que já tenham manifestado interesse, ao     preencher na ficha de inscrição, o campo indicado.
            3.
1.
2.
DESCRIÇÃODO CURSO:             Com duração de 04 (quatro) anos -trata-se do curso mais longo da ELT -          composto por cinco dias de aula porsemana (18h30 às 22h30), de segunda a sexta-  feira.
É necessário um compromisso com a presença, a displicência em relação a      este fator é motivo suficiente para odesligamento do aprendiz da turma.
Há outros             núcleoscom menor carga horária e, em caso de o candidato encontrar problemas       com esta carga horária, sugere-se que seinscreva em um Núcleo adequado à sua         disponibilidade.
A presença diária (sem espaço para faltas e com rigoroso   cumprimento dos horários) é um ponto de apoiodo fazer teatral e ganha bastante          importânciana ELT, sendo este um dos principais instrumentos de avaliação, para       além das dimensões criativas que dizemrespeito ao atravessamento do aprendiz             peloprocesso de criação.
Não há pré-requisitos para a inscrição a não ser a idade    mínima de 18 anos (os candidatos menores de18 anos devem obrigatoriamente se   inscreverpara o Núcleo de Iniciação Teatral).
            3.
1.
3.
CALENDÁRIODE SELEÇÃO              1ªFASE - 12 e 15 de fevereiro de 2016             No dia 12 de fevereiro, sexta-feira, às 18h30, os candidatos deverãoparticipar de       uma atividadeconduzida por mestres da ELT, cujo objetivo é a apresentação do           projeto pedagógico em suasparticularidades.
Neste dia os candidatos também             deverão trazer uma caneta para sua Participação Teórica, através da escrita de         uma redação sobre temas e questões formuladas, a partir doseguinte vídeo             documentário edos seguintes textos que deverão ser estudados (os arquivos com       os materiais a serem estudados serãoenviados na resposta do e-mail de inscrição e   tambémestarão disponíveis na secretaria da escola): I.
 FABIÃO, Eleonora.
Corpo Cênico, estado cênico¹.
In: Revista ContraPontos.
     Rio de Janeiro.
2010.
II.
 MORENO, Newton.
A refeição.
In: Agreste - Body Art - A Refeição.
  Coleção          Palcosur Scène: Imesp, 2009.
III.
 APENAS O COMEÇO / CeN'EST QU'UN DÉBUT.
Filme documentário de Jean- PierrePozzi e Pierre Barougier.
França: 2010.
            No dia 15 de fevereiro, segunda-feira, às 18h30, o candidato apresentaráuma cena   com duração máxima de 03minutos, que deverá ser preparada com antecedência.
    Esta cena será apresentada em banca aberta e será a responsávelpela pré-seleção         do candidato àfase seguinte do Processo Seletivo.
Há uma lista de textos, da qual o    candidato deverá escolher apenas 01 paraformular sua cena (ver Anexo II deste           edital).
Apenas serão aceitas cenas dos textos indicados.
            É necessário compreender que numprocesso seletivo, o candidato é responsável        pelaapresentação de algo que evidencie seu trabalho como ator, como um   testemunho de sua trajetória no teatro.
Eviteclichês e excessos de materiais que   escondamseu trabalho.
Dê importância ao cuidado com sua presença no palco e             não com outras preocupaçõesexteriores.
            Nesta fase não serão aceitos textosoriginais e/ou de autoria própria.
Há uma vasta       obra a ser pesquisada, entre todos os dramaturgos brasileiros eestrangeiros          existentes.
A escolhado texto e a transposição deste material poético para o palco    serão observadas pela banca e devem serrealizadas com o máximo de cuidado    pelocandidato.
            Textos clássicos, cuja execuçãoexija um processo longo de criação, podem revelar-   se inadequados, caso o candidato não tenha se apropriadoprofundamente de sua            dimensãoartística.
Recomenda-se que sejam procuradas obras que toquem a     sensibilidadecriativa do candidato e que possam gerar cenas bem    construídas, dotadas de simplicidade, precisão e limpeza.
Naprimeira fase, os      candidatos poderãotrazer atores para realizar a réplica de suas cenas, assim como dois (ou mais) candidatos poderão realizar umamesma cena que será repetida para            aobservação de cada um.
Caso o ator que irá realizar a réplica não seja um           candidato, sua presença na sala deseleção somente será permitida durante a apresentaçãodas cenas para a banca.
            No dia 16 de fevereiro, terça-feira,será publicada e afixada na porta de entrada da      ELT, uma listagem com os nomes dos pré-selecionados que continuarão o             ProcessoSeletivo até o seu momento final.
            2ªFASE - 16 a 24 de fevereiro de 2016.
            Os candidatos pré-selecionados naprimeira fase deverão comparecer, obrigatoriamente,para a segunda fase do processo seletivo que será constituído de aulaspráticas e teóricas, no período de 16a 24 de fevereiro de 2016, apenas de   segundaa sexta-feira, tendo seu início pontualmente às 18h30.
            Na segunda fase, aulas de corpo,voz, teoria e interpretação serão ministradas, além   de  uma cena que seráconstruída durante este período sob orientação dos mestres.
          Trata-se de uma semana de experiênciaintensiva, no sentido de apresentar aos       candidatosum panorama do trabalho que será desenvolvido no decorrer do ano          letivo.
Nestas aulas práticas, oscandidatos serão estimulados a preparar uma cena     curta, a partir de material poético previamente determinado, eque será apresentada    em banca aberta aofinal da dinâmica de seleção, no dia 23de fevereiro de 2016.
O             objetivoé fazer com que todos os pré-selecionados para a segunda fase vivenciem         uma experiência teatral importante parasua formação, independente do fato se        haveráou não a aprovação final.
Por fim, no dia 24de fevereiro de 2016, quarta-            feira,a partir das 18h30, haverá uma entrevistacom os candidatos onde          recomenda-seque utilizem da máxima sinceridade em relação às suas dificuldades   e limitações em todos os níveis.
            No dia 25 de fevereiro de 2016, quinta-feira, será publicada e afixada naporta de        entrada da ELT, a listagemcom os nomes dos aprovados.
Estes deverão   comparecer, obrigatoriamente, neste mesmo dia, às 18h30 paraefetivar sua         matrícula eparticipação em uma atividade especial.
            Dúvidas e questões podem seresclarecidas no primeiro dia da seleção quando os       candidatos terão uma conversa com a Coordenação Pedagógica daEscola.
            3.
1.
4.
Mestres:Alexandre Dal Farra, Alexandre Tenório, Alício Amaral, Antonio   Salvador,        CamilaBolaffi, Cristina Lozano, Cristina Rocha, Diogo Granato,    Gisele Calazans,        Jean-Pierre Kaletrianos, João Victor Toledo, Juliana Pardo,             Lucia Helena Gayotto,            Luiz Fernando Marques, Natalia Nery,Osvaldo             Hortencio, PatriciaGilford, Solange Dias, Rodrigo Mercadantee Vinicius Torres            Machado.
·        Sujeito a alterações de acordo com oplanejamento pedagógico e dinâmicas da escola.
)                                                                                                                                                 3.
2.
NÚCLEO DE INICIAÇÃO TEATRAL (NIT)            PERÍODO NOTURNO             Orientação: Cris Lozano e Natália Nery            3.
2.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 07, 08 e 09 março de 2016, de segunda a quarta-feira.
            Horário: Das 18h30 às 22h30 (Chegar no mínimo com 01 hora deantecedência)             Vagas:25             Início das aulas do ano letivo: 14 de março de 2016.
            Dias de aula: De segunda a quarta-feira, das 18h30 às 22h30.
            Duração: 01 (um) ano.
·        O mínimo atrasona chegada ou o não comparecimento nos dias do processo seletivo, implicará nadesclassificação automática do candidato.
            3.
2.
2.
DESCRIÇÃO DO CURSO:            Estecurso tem por objetivo trabalhar com jovens (maiores de 16 anos) e adultos          interessados em iniciar sua pesquisa emteatro.
Aulas práticas de Interpretação,    Treinamentodo ator e Música para a cena configuram a carga horária do núcleo.
  ·        Importante:É possível inscrever-se para este Núcleo e para o Núcleo de Formação do Ator,simultaneamente, uma vez que seus processos seletivos NÃO SERÃO COINCIDENTES.
Aprendizes que já fizeram o Núcleo de Iniciação Teatral PODERÃO REINSCREVER-SEneste mesmo núcleo, uma vez que as atividades serão conduzidas por outrosmestres.
            Paraos candidatos menores de idade (entre 16 e 18 anos)  é possível realizar a           inscrição no Núcleo de Iniciação Teatral somente comautorização assinada pelos     pais ouresponsável legal.
         3.
3.
NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL            PERÍODO MATUTINO             Orientação: Luiz Fernando Marques (Lubi)                        3.
3.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 01 e 03 de março de 2016, terça e quinta-feira.
(Os            interessados deverão, juntamente àficha de inscrição enviada por e-mail, anexar            seuprojeto artístico nos formatos Word ou PDF.
Há também a opção de levar o         projeto impresso, em uma única via, noprimeiro dia de seleção).
            Horário: Das 9h às 13h            Vagas: 25 - Coletivos com desejo de orientação artística.
       Aprendizes interessados em acompanhar oorientador.
            Início das aulas do ano letivo: 08 de março de 2016            Dias de aula: Terças e quintas-feiras, das 9h às 13h.
            Duração: 01 (um) ano.
            3.
3.
2.
DESCRIÇÃO DO CURSO:            ONúcleo de Direção Teatral é destinado a coletivos que tenham o desejo de ter            uma orientação artística em umprocesso criativo e também a aprendizes que     queiramacompanhar os processos junto ao orientador.
Este projeto, pode tanto estar em fase de elaboração, ou já estar emandamento.
Os coletivos devem ter a     figurado diretor ou assumir coletivamente este papel.
O núcleo estará focado em         dar uma orientação em todas as etapas deum processo criativo: proposta, ensaio,    aberturade processo e temporada.
Os coletivos poderão ensaiar mediante     combinados, disponibilidade nas dependênciasda ELT e também cumprirão uma             pequenatemporada no final do segundo semestre.
            Aseleção acontecerá em duas etapas: nos dias 01 e 03 de março de 2016, das 9h      às 13h na ELT.
  Nestes dias, seráimportante que a maioria dos envolvidos nos    projetosesteja presente.
O projeto deve conter: ficha técnica, proposta de criação,   dramaturgia (caso exista), currículo de todosos participantes e uma carta, de no        máximo15 linhas, descrevendo os motivos pelos quais deseja a orientação.
         3.
4.
NÚCLEO DE DRAMATURGIA            PERÍODO VESPERTINO             Orientação: Solange Dias             3.
4.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 29 de fevereiro de 2016, segunda-feira.
(O candidatoparticipará    de uma entrevista coletivae deverá levar um texto teatral de sua autoria, impresso, de no máximo 3 (três) páginas).
            Horário: das 14h às 18h            Vagas: 25             Início das aulas do ano letivo: 07 de março de 2016            Dias de aula: Segundas-feiras, das 14h às 18h.
            Duração: 01 (um) ano.
            3.
4.
2.
DESCRIÇÃO:            ONúcleo de Dramaturgia terá atividades teóricas com espaços coletivos de      discussão e reflexão  utilizando textos específicos listados na bibliografia.
As     atividades práticas serão individuais no estímulo à escrita decenas curtas no    primeiro semestre e, nosegundo, um peça longa que será lida na Mostra final da             Escola Livre de Teatro.
Ao longo da oficina, todas ascenas escritas pelos          participantesserão lidas em aula, para que o coletivo tenha também uma atuação de   ouvinte contribuindo com sugestões,estabelecendo assim um permanente espaço         coletivode troca e reflexão.
            3.
4.
3.
Objetivo geral            Criarum espaço de experimentação de escrita dramática e pós-dramática a partir de   diversos estímulos literários, visuais ou deobservações do cotidiano.
            3.
4.
4.
Objetivosespecíficos            -Ampliar o conhecimento sobre dramaturgia a partir da leitura de artigos sobre dramaturgia e peças teatrais.
            -Estimular a escrita de cenas curtas a partir de diversos estímulos criativos.
            -Estimular a leitura dos textos desenvolvidos pelos aprendizes durante oprocesso       dentro de um fórumpermanente de discussão sobre os procedimentos da escrita.
            -Organizar a construção de um blog contendo o processo de trabalho e os textos        produzidos no núcleo.
            3.
4.
5.
Metodologia            -Aulas coletivas com exercícios práticos e aulas expositivas.
            - Workshops de criação dramatúrgicas.
            -Leituras e reflexões sobre textos de conteúdos específicos (bibliografia).
            -Apreciação e reflexão sobre filmes específicos que serão escolhidos de acordo          com o processo.
            -Apreciação e reflexão de espetáculos e eventos artísticos específicos.
            -Discussões e avaliações constantes sobre o processo de trabalho.
            3.
4.
6.
Conteúdo            Primeiro Bimestre:             Teoria: Introdução aos conceitos básicos da dramaturgia;Conceito do Drama: ação    e conflito;Enredo: O Mito; Estudo do personagem e construção de diálogos.
            Prática; Estímulo para a escrita de cenas curtas dramáticas apartir de estímulos         das artesvisuais.
            Segundo Bimestre:            Teoria: Conceito do Épico e do Drama Épico; A narrativa e aRubrica Poética.
            Prática: Estímulo para a escrita de cenas curtas dramáticasépicas a partir de estímulos do resgateda memória.
            Terceiro Semestre:            Teoria: Conceito do Pós-dramático; Conceito do DramaEstendido; A    Fragmentação, nãolinearidade, multiplicidade de formas narrativas.
            Prática: Estímulo para a escrita de peça longa contemporâneas apartir da releitura      de uma    obra teatral em fricção com a observação docotidiano; Leituras abertas ao    públicodos textos produzidos nesta última etapa.
            3.
4.
7.
Bibliografia            .
BENTLEY, Eric.
A Experiência Viva do Teatro.
Rio de Janeiro: Zahar Editores,1967;             .
FERNANDES, Sílvia.
  Teatralidadescontemporâneas.
São Paulo : Perspectiva: FAPESP, 2      010.
.
______.
Teatros pós-dramáticos.
In: GUINSBURG.
Jacó,FERNANDES, Sílvia (Org.
).
O     pós-dramático : um conceito operativo?  São Paulo : Perspectiva, 2008.
  p.
11-30.
            .
LEHMANN, Hans-Thies.
Teatro pós-dramático.
Trad.
de PedroSüssekind.
São Paulo :            Cosac Naify, 2007.
            .
ABREU, Adélia Maria Nicolete.
Ateliês de Dramaturgias: práticas deescrita a partir da integração artesvisuais-texto-cena.
Tese de Doutorada.
Escola de Comunicação e Artes de     São Paulo.
São Paulo.
2013.
            .
PUPO, Maria Lúcia de S.
Barros.
  Entre o Mediterrâneo e o Atlântico.
 São Paulo :        Perspectiva.
            .
RYNGAERT, Jean-Pierre.
   Introduçãoà análise do teatro.
Trad.
de P.
Neves.
 São Paulo:          Martins Fontes,1996.
            .
______.
Ler o teatro contemporâneo.
Trad.
de Andréa S.
M.
da Silva.
  São Paulo :            Martins Fontes, 1998.
            .
SARRAZAC, Jean Pierre.
  A oficina de escrita dramática.
Trad.
de C.
dos S.
Rocha.
      Educação e realidade.
RioGrande do Sul, v.
30, n.
2, p.
203-215, jul-dez 2005.
            _______ Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo .
São Paulo : CosacNaify,  2012.
            .
SZONDI, Peter.
Teoria do Drama Moderno.
São Paulo :Cosac Naify, 2011.
         3.
5.
NÚCLEO DE MÁSCARAS            PERÍODO VESPERTINO            Orientação: Cuca Bolaffi                        3.
5.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 29 de fevereiro de 2016, segunda-feira.
            Horário: das 14h às 18h            Vagas: 25             Início das aulas do ano letivo:  07 de março de2016            Dias de aula: segundas-feiras, das 14h às 18h.
            Duração: 01 (um) ano.
·        Para a seleção, ocandidato deverá responder às seguintes questões e entregar impresso:             1.
Tem alguma experiência na linguagem da máscaras? Se sim, quem foi seu   mestre ou professor?            2.
Quais máscaras já teve a oportunidade de experimentar?            3.
Oque busca no núcleo de máscaras?             Oprocesso seletivo se dará em dois encontros práticos.
Para isso, os candidatos        devem vestir roupa neutra, de cor escura;camiseta (sem estampas) e calça ou        bermudabásica (sem listras).
            3.
5.
2.
Descrição do curso:            Máscaras da Comédia Humana naImprovisação e na Construção da Cena            Seráfeita a investigação acerca da máscara, a partir da pesquisa de arquétipos            atuais dos personagens queencontramos nas ruas da cidade.
No núcleo haverá     também a construção das máscaras e seu uso em exercícios de jogoscênicos, a             partir deimprovisação e posteriormente, experimentá-las com dramaturgia escrita.
              3.
5.
3.
Objetivo geral:            Atravésda máscara fazer uma aproximação do ator com o exercício de construção      das personagens, sua tridimensionalidade.
Partirá do silêncio do jogo corporal,         passandopela improvisação e finalizando com dramaturgia escrita.
            3.
5.
4.
Objetivos específicos:            Investigarcom a máscara neutra o que é universal, comum a todos, e depois, olhar      o particular, singular, o que éconstitutivo do individuo.
Partiremos de um trabalho         em sala, sentindo e observando as estruturas do própriocorpo.
Percebendo a             relaçãoentre ossos, músculos, pele, movimento, atitude para compreender e             investigar as marcas vividas,construídas nos corpos humanos.
Nos rostos dos            indivíduosda rua observaremos relevos, côncavos e reentrâncias, perceberemos seus corpos, suas formas e suas deformidades.
            Emsala de aula, transporemos esses movimentos para a argila, gesso e o papel,        assim confeccionaremos máscaras daComédia Humana.
Em seguida             investigaremoscomo portá-las, descobriremos seus corpos, caráter, jogo e as      relações entre elas, dando voz a pessoasque circulam nas ruas, nas praças, nos            trens,etc.
            3.
5.
5.
Conteúdo:            Exercíciosa partir da Máscara Neutra para sensibilizar o olhar do aprendiz; Trabalho    corporal de percepção e treinamento; Trabalhode observação e confecção de          máscarasexpressivas; Exercícios técnicos de máscara; Descoberta do caráter das   personagens; Abertura de processo para opúblico; Aprofundamento das técnicas da     máscara;Jogo de improvisação e criação de cenas; Trabalho de improvisação com     e sem texto; Segunda abertura para publico.
         3.
6.
NÚCLEO DE CIRCO            PERÍODO VESPERTINO             Orientação: Osvaldo Hortencio (Dinho)             3.
6.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 03 de março de 2016, quinta-feira.
            Horário: das 14h às 18h            Vagas: 25             Início das aulas do ano letivo: 10 de março de 2016            Dias de aula: quintas-feiras, das 14h às 18h.
            Duração: 01 (um) ano.
            3.
6.
2.
Descrição do curso:             Encontrosentre atores ou estudantes de teatro para pesquisa das possibilidades          técnicas e poéticas das formascircenses de acrobacias (individuais, coletivas, em    solo, aéreas, com ou sem aparelhos) na elaboração da cena.
            3.
6.
3.
Objetivo geral:             Pesquisara prática circense como instrumento da poética da cena.
            3.
6.
4.
Objetivos específicos:             Vivenciaras práticas circenses buscando sua potência simbólica e expressiva;             partilhar e/ou aprofundar conhecimentossobre anatomia, cinesiologia e treinamento;   exploraros conteúdos da cultura corporal das técnicas circenses; buscar a     teatralidade na poética e prática circense;conjugar elementos criativos do corpo em        relaçãoao espaço, ao coletivo, aos aparelhos ou a um tema específico.
            3.
6.
5.
Metodologia:             Aulas práticas com vivênciasindividuais e coletivas; leituras e debates; criação de        experimentos cênicos; dinâmicas de avaliação do processo;exposições dos    resultados.
            3.
6.
6.
Conteúdo:            1ª etapa: Encontrospráticos para propriocepção e vivência de práticas coletivas;         treinamento sistêmico de força,flexibilidade, equilíbrio e resistência; exploração de    elementos básicos de práticas corporais circenses; jogos decriação cênica com      elementoscircenses; leituras e debates sobre circo e símbolo; avaliação.
            2ª etapa: Treinamento específico dos conteúdospré-selecionados de material individual ecoletivo; reflexão de discurso estético a partir das vivências e outras            referências teóricas; debate parafechamento de um possível tema.
            3ª etapa: Elaboração de exercício para possível exposiçãopública.
            3.
6.
7.
Bibliografia:            BOLOGNESI, M.
F.
O corpo como princípio.
Trans/Form/Ação(São Paulo), v.
24,            p.
101-112, 2001;            GUZZO, M.
Corpo em risco.
Athenea Digital, 6.
Disponível em     antalya.
uab.
es/athenea/num6/guzzo.
pdfacesso em 11/05/2015 às 23h40;            MAGRO, R.
A metáfora do circo.
Circos: FestivalInternacional SESC de Circo / SESC São         Paulo,148 p.
São Paulo, 2015.
         3.
7.
NÚCLEO DE SONORIDADES            PERÍODO VESPERTINO             Orientação: Lucia Gayotto             3.
7.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 01 de março de 2016, terça-feira.
            Horário: das 14h às 18h            Vagas: 25             Início das aulas do ano letivo: 08 de março de 2016            Dias de aula: Terças-feiras, das 14h às 18h.
            Duração: 01 (um) ano.
            3.
7.
2.
Descrição do curso:            Sonoridades: No Fundo Do MatoVirgem: MACUNAÍMA.
            “Macunaíma (.
) É um livro deférias escrito no meio de mangas e abacaxis e   cigarrasde Araraquara, um brinquedo.
”            EmMacunaíma, Mário de Andrade escreve um romance que representa o         multiculturalismo brasileiro.
A obravaloriza as raízes brasileiras e a linguagem dos      brasileiros, buscando aproximar a língua escrita ao modo defalar.
Se tomássemos      essa riquezalinguística seria material suficiente para desdobras de um ano todo:             desde seus componentes sintáticos,lexicais, semânticos, pela experimentação            prosódica,como também material inspirador e vastíssimo para composições         expressivas e musicais.
Nossosuperobjetivo busca o encontro com este material            poético da formação cultural Brasileira, que nos leva acampos artísticos e nos           sugere,igualmente, estudar nossa linguagem, suas sonoridades, nosso povo, seu       léxico.
            3.
7.
3.
Objetivo Geral            Apartir de um recorte da obra de Mário de Andrade, investigar linguagenssonoras:       expressividades; paisagemsonora; espaços acústicos; usos emissivos;     musicalidade;a linguagem do livro, seu léxico.
                3.
7.
4.
Objetivos específicos:            -Trabalhar a consciência, percepção e dilatação do CORPO VOCAL: posturas e          encaixes da voz.
            -Desenvolver o conceito de PAISAGEM SONORA: apuração da escuta e produção      de usos emissivos (rítmicos e melódicos)para o reconhecimento e a realização de sonoridadescênicas, desde suas manifestações expressivas (individuais e      coletivas), musicais, como também aambientação sonora que estrutura a             performance,o jogo, a cena.
            -ESTADO LIVRE DE TERRITÓRIO: ações fora do enquadre da sala de aula e/ou        de um espaço convencional de apresentaçãoteatral realizadas como intervenções       urbanas,voltadas para uma experiência artística que procura produzir novas            maneiras de perceber o cenário urbanoe criar relações afetivas com a cidade, que     nãoa da objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia.
Tais intervenções são     estruturadas como performances, tendo oacaso interativo, com o publico, como       umadas marcas a serem trabalhadas, seja em espaços urbanos abertos, ou locais             públicos escolhidos para as ações.
            3.
7.
5.
Metodologia:             Algunsdos procedimentos utilizados abarcam: rodas de improvisação, rítmicas e/ou    melódicas; jogos corais expressivos com otexto; experimentar emissões com uma          baseinstrumental (rítmica e/ou melódica); investigação de espaços acústicos, dentro            e fora da Escola; espaçosinternos e externos, em locais públicos, nas ruas e/ou         praças, espaços escolhidos; desenvolver um repertório deaquecimentos e cuidados             vocais;experimentar a amplificação sonora da voz, elétrica e acústica.
Compor            modos expressivos para experimentarMacunaíma, por meio de jogos rítmicos,           musicais,corais, e abordagens de ocupação sonora dos espaços cênicos, bem   como trabalhar a língua e sua prosódia.
            3.
7.
6.
Conteúdo:             Osconteúdos abarcam alguns conceitos vocais, tais como ação vocal, corpo vocal     em suas abordagens expressivo-sonoras, bemcomo alguns pilares teóricos        musicais.
            Música:introduzir aspectos básicos das ligações entre a voz falada e cantada e            noções de percepção musical, em seuselementos rítmicos e melódicos.
            CorpoVocal - Estabelecer as polaridades e combinações entre os recursos vocais e   o corpo, que compreendem, em sua base, aatuação conjunta dos cinco Recursos    VocaisPrimários - respiração, intensidade, frequência, ressonância e articulação;            bem como os recursos vocaisresultantes/ dinâmicas vocais: pausa, ênfase, ritmo,            fluência, entonação, volume, projeção etc.
            AçãoVocal - conhecimento e prática dos recursos vocais em ação interpretativa:          relação entre os recursos vocais e suascaracterísticas cênicas.
            3.
7.
7.
Bibliografia            - Andrade, M.
Macunaíma, O herói semnenhum caráter.
Rio de Janeiro: Editora Agir, 2008.
            - Bajard, E.
Ler e dizer.
5.
ed.
SãoPaulo: Cortez Editora, 2005.
            - BERRY,  C.
 Voice and the actor.
  NewYork,  Macmillan, Publishing Company,1973.
            - Gayotto, L.
H.
C.
Voz, partitura da ação.
2.
ed.
São Paulo: Plexus Editora, 2002.
            - Grotowski,  J.
Em busca de um teatro pobre.
  Trad.
Aldomar Conrado.
  3.
ed.
 Rio de      Janeiro,  Civilização Brasileira, 1987.
            - Shafer, R.
M.
Educação sonora.
SãoPaulo: Melhoramentos, 2009.
            - Stanislavski,  C.
A construção da personagem.
  Trad.
Pontes de Paula Lima.
  4.
ed.
 Rio de       Janeiro,  Civilização Brasileira, 1986.
            - Rennó, I.
Ópera Tupi.
São Paulo:Selo SESC SP, 2008 Wisnik, J.
M.
:   https://vimeo.
com/98045198             - Filme de Joaquim Pedro de Andrade:https://www.
youtube.
com/watch?v=ApxlxDPkTxs          3.
8.
NÚCLEO DE IMPROVISO CÊNICO (IMPROVISAÇÃO   DANÇATEATRO)            PERÍODO VESPERTINO             Orientação: Diogo Granato             3.
8.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 01 de março de 2016, terça-feira.
            Horário:das 14h às 18h            Vagas: 25             Início das aulas do ano letivo: 08 de março de 2016            Dias de aula: terças-feiras, das 14h às 18h.
            Duração: 01 (um) ano.
            3.
8.
2.
Descrição do curso:            Ocurso trabalha consciência em composição, presença cênica, jogos   improvisacionais, desenvolvimento de pesquisae criação na improvisação.
Também sãopassados alguns fundamentos de técnicas corporais como Parkour, Contato        improvisação, Técnica Klauss Vianna eDança Contemporânea.
                        3.
8.
3.
Objetivo geral:            Aumentara inteligência cênica e preparar o intérprete para ser um criador e       pesquisador na improvisação.
            3.
8.
4.
Objetivos específicos:            Aumentoda consciência corporal, da consciência cênica, do repertório individual de     movimento e da criatividade improvisacionalenquanto grupo.
                        3.
8.
5.
Metodologia:            Exercíciossinestésicos e cinestésicos, trabalhos somáticos e preparação para            aumentar a consciência corporal; Exercícioscênicos compositivos da dança do        teatroe do palhaço; Investigação dentro dos exercícios propostos.
            3.
9.
NÚCLEO DEINTERPRETAÇÃO            PERÍODO VESPERTINO             Orientação: ALEXANDRE TENÓRIO             3.
9.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 03 de março de 2016, quinta-feira.
            Horário:das 14h às 18h            Vagas: 25             Início das aulas do ano letivo: 10 de março de 2016            Dias de aula: quintas-feiras, das 14h às 18h.
            Vagas: 25            Duração: 01 (um) ano.
            Exigência: Ter alguma experiência como ator.
Para a seleção,preparar uma cena       de no máximo 1minuto e meio de qualquer peça indicada no Anexo II deste edital.
            3.
9.
2.
Descrição do curso:                        A Interpretação Através dos Tempos            Umainvestigação pratico-teórica das necessidades do ator em relação aos       diferentes estilos que serão abordados.
            3.
9.
3.
Objetivo geral:             Fornecerferramentas específicas ao ator sobre a construção da personagem   dramática, tendo como orientação umacronologia histórica da antiguidade ao       contemporâneo,propondo uma visão mais abrangente do fenômeno histórico-          teatral.
            3.
9.
4.
Objetivos específicos:            Compreendero desenvolvimento da dramaturgia não apenas pela investigação             teórica, mas também através daexperimentação prática do material que está sendo estudado, da vivência e do relacionamento com a personagem e seu     posicionamento nos dias de hoje.
            3.
9.
5.
Metodologia:            Leitura,análise e compreensão da evolução do teatro visando também a            experimentação de construção da cena.
            3.
9.
6.
Conteúdo:             Trabalharemoscom textos dos momentos chaves da evolução do teatro no ocidente.
  Cada um destes momentos será abordado noperíodo de 1 mês (04 aulas),           perfazendoum total de 08 momentos: ·        Março -Antiguidade Greco-Romana – Tragédia·        Abril - IdadeMédia – Farsa·        Maio -Renascimento – Elisabetano·        Junho - Classicismo- Molière, Racine, ou Corneille·        Agosto -Romantismo – Melodrama·        Setembro -Realismo – Ibsen·        Outubro - SéculoXX - Vanguarda e Absurdo·        Novembro -Contemporâneo          3.
10.
NÚCLEO POLÍTICA DO GÊNERO: INDIVÍDUO E          CONTEMPORANEIDADE            PERÍODO VESPERTINO             Orientação: João Victor Toledo             3.
10.
1.
DATAS E PRAZOS             Processo seletivo: 02 de março de 2016, quarta-feira.
            Horário:das 14h às 18h            Vagas: 25             Início das aulas do ano letivo: 09 de março de 2016            Dias de aula: quartas-feiras, das 14h às 18h.
            Duração: 01 (um) ano.
            3.
10.
2.
Descrição do curso:            Nestecurso, será desenvolvido o estudo de importantes correntes do pensamento       político (Platão, Aristóteles, Maquiavel,Kant, Marx, Arendt, Žižek, entre outros) para         sediscutir o artista contemporâneo no que concerne questões de gênero,         nacionalidade, etnia, raça e classe.
            3.
10.
3.
Objetivo geral:            Discutira relação entre o pensamento político e o artístico ao longo da história e o         entendimento do homem como ser fluido emutável.
            3.
10.
4.
Objetivos específicos:            Desenvolvero interesse pelo aprofundamento em questões políticas e aliá-las a            práticas artísticas.
            3.
10.
5.
Metodologia:             Vídeos, leitura de textos, e discussão em sala de aula.
            3.
10.
6.
Bibliografia:             ARISTÓTELES.
A política.
São Paulo: Saraiva deBolso, 2011.
            ARENDT,Hannah.
Origens do totalitarismo.
SãoPaulo: Companhia de Bolso, 2013.
            BHABHA,Homi K.
O local da cultura.
Belo Horizonte:Editora da UFMG, 1998.
            FOUCAULT,Michel.
Sobre a história da sexualidade.
In: Microfísica do Poder.
Rio de      Janeiro:Graal, 1981.
            GALEANO,Eduardo.
As veias abertas da AméricaLatina.
São Paulo: L&PM, 2010.
            LÉVI-STRAUSS,Claude.
De perto e de longe.
SãoPaulo: Cosac Naify, 2006.
            MAQUIAVEL,Nicolò.
O Príncipe.
São Paulo:Martins Fontes, 2010.
            MISKOLCI,Richard.
A teoria queer e a sociologia.
In: Dossiê Sociologias.
Porto Alegre, nº          21,p.
150-182, jan.
-jun.
2009.
            PLATÂO.
A república.
São Paulo: Perspectiva,2014.
            PRECIADO,Beatriz.
Manifesto Contrassexual.
SãoPaulo: N-1 Edições, 2015.
            SCOTT,Joan Wallach.
Gênero: uma categoria útilde análise histórica.
In: Educação &    Realidade.
Porto Alegre, vol.
20, nº 2, pp.
71-99, jul.
-dez.
1995.
            SEDGWICK,

Localização como chegar a Escola Livre de Teatro