Espaço Pelle Dermatologia, Anápolis - GO

Av. São Francisco, 91 - Jundiaí, Anápolis - GO, 75110-810, Brasil
Anápolis - GO

Dermatologia - Espaço Pelle - Dra.
Daniele Veiga - - Menu A CLÍNICA A Espaço Pelle A Clínica Espaço Pelle mantém o compromisso de proporcionar aos seus clientes, tratamentos e diagnósticos precisos, atendendo às queixas mais comuns que causam desconforto com a aparência e saúde.
Porque na Clínica Espaço Pelle, entendemos a sua necessidade de se sentir bem, desejado(a) e viver plenamente realizado(a).
Dirigida pela Dra.
Daniele Siqueira Veiga, com mais de dez anos de experiência na área de dermatologia, a Clínica Espaço Pelle conta com uma equipe altamente qualificada para atuar nas áreas de fisioterapia (dermatofuncional), endocrinologia, geriatria e medicina anti-aging, além de dermatologia.
Em um único espaço, oferecemos tratamentos para todas as idades e acompanhamento em todos os momentos da sua vida.
Um espaço onde, acima de tudo, o paciente é valorizado, cada tratamento é adequado e há um respeito pela individualidade e beleza natural de cada pessoa.
Venha conhecer a Clínica Espaço Pelle e descobrir o perfeito equilíbrio entre beleza e saúde.
A Clínica está localizada na Av.
São Francisco, 91 - Jundiaí, um local de fácil acesso, que oferece toda a comodidade que você merece.
Clínica Espaço Pelle.
Perfeito equilíbrio entre beleza e saúde.
Saiba Mais.
Dra.
Daniele Siqueira Veiga CRM - 13274 - GO •  FORMADA EM MEDICINA na Cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2001 •  PÓS-GRADUADA em Dermatologia em 2005, no Rio de Janeiro.
•  PÓS-GRADUADA em Dermatologia Estética no ano de 2006.
•  RECEBEU TÍTULO DE ESPECIALISTA em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2006, onde passou à categoria de Membro Efetivo.
Espaço Pelle.
Porque você merece mais.
DERMATOLOGIA A pele é a parte do seu corpo que limita o contato com o mundo exterior.
Ela funciona como uma barreira natural do organismo e ao longo dos anos precisa ser protegida das agressões naturais que causam envelhecimento e consequentemente perda da beleza.
Para se ter uma idéia da importância da pele, dentre algumas de suas funções estão: Proteção física; Proteção contra a desidratação; Regulação da temperatura corporal; Como órgão imunitário; Produção de vitaminas; Como órgão dos sentidos.
Por estar exposta diariamente, há uma série de doenças da pele que precisam de tratamentos especializados como: Acne, eczemas, psoríase, alergias internas e externas, infecções por bactérias (impetigo, furúnculo), neoplasias cutâneas (tumores benignos e malignos), infecções por vírus (verrugas, herpes), infecções por fungos (micoses), doenças sexualmente transmitidas, hanseníase, reações a medicamentos entre outras.
Para o tratamento dessas doenças, a dermatologia se ocupa do diagnóstico, prevenção e tratamento clínico-cirúrgico tanto das doenças da pele, como de outras partes do corpo ligadas a ela como cabelos, mucosas e unhas.
Identificar uma doença de pele logo no seu primeiro estágio é um diferencial importante em seu tratamento e um dermatologista pode diagnosticar e acompanhar quaisquer doenças citadas, resultando em bem estar e qualidade de vida para o paciente.
Saiba Mais.
Suor excessivo A transpiração em excesso é um distúrbio causado por fatores psicológicos ou orgânicos.
Conhecida como hiper-hidrose, o que ocorre é que neuro-hormônios, como o cortisol, secretados em situações de estresse e ansiedade, interferem no funcionamento das glândulas sudoríparas écrinas (localizadas em toda a derme, com saída pelos poros) e apócrinas, aumentando a transpiração, independente da temperatura externa.
A pessoa pode transpirar muito nas mãos e pés ou apenas nas axilas ou na testa, conforme a predisposição orgânica.
Quem tem tendência genética à hiper- hidrose localizada costuma perceber o problema já na adolescência.
O aumento da produção dos hormônios sexuais durante a puberdade estimula a sudorese nas axilas e na região genital, o que pode determinar uma mudança súbita do odor nestas áreas e manchar as roupas.
Apenas 1% dos casos tem causa específica.
Da mesma forma que a hiper-hidrose localizada, a generalizada, que produz um aumento da transpiração no corpo todo, também pode decorrer de situações de ansiedade e nervosismo.
“É possível, ainda, ser conseqüência de doenças que ativam o sistema nervoso simpático (hipertensão, por exemplo) ou infecções, problemas pulmonares, cardíacos e metabólicos como o diabetes.
 Daí a necessidade de se procurar um especialista para investigar a origem do problema.
Acne Acne é o nome que se dá para o que chamamos popularmente de "cravos" e "espinhas".
Trata-se de uma doença de pele que ocorre em todas as raças e idades, afetando principalmente os adolescentes.
Essa doença pode surgir também por influência hereditária, estresse e uso inadequado de cosméticos e maquiagens.
A acne se forma quando os hormônios sexuais (andrógenos) aumentam a secreção do sebo pelas glândulas sebáceas.
O excesso da produção de gordura se acumula e não consegue ser expelido, formando o comedão, também conhecido como cravo (aberto ou fechado).
A evolução desse processo, sem nenhum tipo de tratamento, resulta no aparecimento de bactérias, que causam a inflamação com pus na região, podendo chegar a níveis ainda mais graves, com pequenos nódulos ou cicatrizes.
O tratamento da acne será definido de acordo com o estágio da doença, mas em todos os tipos deve ser iniciado o quanto antes, para evitar principalmente o aparecimento de cicatrizes da acne.
Tratamento O acompanhamento de um dermatologista é imprescindível e o cuidado com a pele deve ser diário.
Toda acne precisa ser tratada com os cuidados de um especialista.
Câncer de pele O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia).
Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol.
O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade.
Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor.
A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção da doença.
Há 03 tipos principais de câncer de pele: 1.
Carcinoma Basocelular: Em nossa pele há uma camada que se chama epiderme, que contem outra camada chamada basal.
É nessa camada que ocorre esse tipo de câncer, que é menos agressivo e mais comum.
Inicia-se como uma pequena pápula ou através de uma pequena ferida, que cresce gradualmente e não cicatriza.
2.
Carcinoma Epidermóide ou espinocelular: Esse tipo de câncer afeta cerca de 25% dos casos e surge na camada espinhosa, crescendo de maneira rápida e formando muitas vezes uma ferida.
3.
Melanoma: É o caso mais grave, pois se trata de um câncer maligno.
Originário dos melanocitos (célula que contém melanina) ele pode avançar para outros órgãos do corpo.
É possível realizar um tratamento eficaz quando identificado nos primeiros graus da doença.
Existem métodos fáceis e rápidos para cuidar da pele como: - Evitar a exposição ao sol no período das 10:00 às 16:00h; - Utilizar filtro solar com fator mínimo de proteção de 15 ou superior (15fps); - Utilizar chapéu ou boné, para evitar o contato direto dos raios solares no rosto; - No calor excessivo, procurar lugares com sombra; Obs.
: Para pessoas brancas o cuidado deve ser ainda maior.
Procure um dermatologista e faça um acompanhamento.
Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.
Caspa e dermatite seborréica no couro cabeludo A caspa é uma doença que acomete 2 a 5% da população, sendo mais freqüente no sexo masculino, com início gradual das lesões.
Pode ser mais intensa nos recém-nascidos e a partir da adolescência (períodos de maior atividade das glândulas sebáceas).
É uma erupção comum, com o aparecimento de manchas avermelhadas com escamas amareladas e finas, distribuídas no couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, parte central da face, peito e costas, sulco inframamário, umbigo, área genital e virilhas.
O envolvimento ocular também pode ser observado (blefarite, conjuntivite).
A dermatite seborréica, dependendo de sua intensidade, pode ser considerada um caso mais grave de caspa.
Intensidade da capa • Leve – Pequenos flocos esbranquiçados junto ao couro cabeludo, próximos à raiz dos fios, visíveis somente com raspagem ou escovação.
• Moderada – Os flocos se encontram soltos entre os fios, sendo visíveis naturalmente — sem qualquer processo como raspagem ou escovação.
• Intensa – Descamação acentuada de flocos de tamanhos variados, abundantes e visíveis na superfície do cabelo e sobre os ombros do indivíduo.
Causas As causas da dermatite seborréica são desconhecidas.
Porém, alguns fatores podem agravar o quadro, tais como: alterações hormonais, estresse, clima seco ou frio, mudanças bruscas de temperatura, alimentação de baixo valor nutritivo, especialmente com falta de proteínas.
Higiene do Cabelo Um dos cuidados básicos para quem tem caspa é o de reforçar ainda mais a higiene.
A lavagem contribui muito para a remoção de agentes poluidores como poeira e elimina a oleosidade excessiva.
Alimentação Outro recurso importante para os indivíduos com caspa é o de tentar seguir uma dieta mais saudável.
Incluir frutas, legumes e alimentos protéicos, assim como evitar o uso de gorduras animais e açucares em excesso, ajuda o corpo a se tornar mais saudável e contribui para a melhoria do problema.
Celulite É uma afecção benigna crônica e que não tem cura.
Ocorre em mulheres magras e gordas, sendo uma das patologias mais comuns no sexo feminino.
Atualmente afeta 95% das mulheres, comprometendo coxas e nádegas, sendo considerada antiestética.
Existem quatro graus de celulite e o tratamento deve ser adequado ao perfil de cada paciente: Estágio 1 – Acontece um aumento de volume das células na região afetada ocasionando uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso, a pele não apresenta sinais visíveis ou dor.
Estágio 2 – Ocorre um maior inchaço das células de gordura e detritos que deveriam ser eliminados passam a se acumular debaixo da pele, onde já é possível observar irregularidades ao apalpar, porém ainda não apresenta desconforto (dor).
Estágio 3 – Neste estágio a circulação já está comprometida, causando inchaço, dores nas pernas, aparecimentos de “vasinhos” e micro varizes.
Já é possível observar uma desordenação no tecido e surgimento de nódulos, seu aspecto é o de uma casca de laranja.
Estágio 4 – A presença de micro nódulos e macro nódulos é visivelmente observada, assim como uma significativa fibrose (endurecimento do tecido).
A circulação está muito comprometida e neste estágio a celulite é dura e a pele se torna cheia de depressões (buracos), as pernas ficam inchadas e muito doloridas.
Prevenção contra a celulite: - Após o banho, massageie as pernas e coxas com creme para facilitar a circulação e mobilizar os líquidos acumulados.
- Prefira saltos baixos, sapatos de salto alto dificultam a circulação.
- Respire corretamente, para facilitar a liberação de toxinas, relaxar tensões auxilia na oxigenação do sangue.
- Pratique hidroginástica e natação, pois estas atividades massageiam os tecidos e trabalham a musculatura de forma geral.
- Pratique caminhada.
- Sempre que possível deite-se com as pernas elevadas e gire as pontas dos pés mexendo os tornozelos, facilitando assim, o retorno venoso.
- Evite roupas muito justas, que dificultam a circulação.
- Consuma muitas frutas e vegetais.
- Evite consumir açúcar refinado e sal em excesso.
- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral.
- Evite cigarro, além de causarem diversos outros males, dificultam a circulação.
- Beba muita água, para eliminar as toxinas.
  Consulte seu dermatologista para orientação sobre as principais formas de tratamento contra a celulite.
Cicatrizes hipertróficas É uma cicatriz elevada decorrente de uma resposta exagerada da pele a uma intervenção cirúrgica ou ferimento, cicatriz essa que não ultrapassa os limites ou a extensão da incisão ou ferimento inicial.
Elas ocorrem quando a cicatriz produz muito colágeno, tornando-se elevada e disforme.
  Todo processo de retirada de cicatrizes hipertróficas deve ser acompanhada por um dermatologista que irá indicar os melhores métodos e quando deve ser feito o procedimento.
Doenças da pele, unhas e cabelos A pele constitui o maior e mais complexo órgão do corpo e apresenta funções vitais.
É a pele que nos protege de agentes externos, como fungos, bactérias, produtos químicos e físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
Ela ainda regula a temperatura corpórea, a defesa imunológica e o controle do fluxo de sangue, exerce funções sensoriais e elimina secreções.
Além disso, a pele tem importante impacto no comportamento por estar ligada à aparência.
Para isso existem uma série de tratamentos para todas as doenças relacionadas à pele, unhas e cabelos que garantem que os pacientes encontrem o equilíbrio ideal entre beleza e saúde.
Eczemas Eczema é uma forma de dermatite, uma irritação na pele na qual ela fica vermelha, escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas.
Eczemas causam muita coceira, porém coçá-los danifica a pele frágil e piora o problema, sendo assim evitar atritos com a pele.
Há várias causas para o eczema, porém as mais comuns estão relacionadas a alergias, como o Eczema atópico, o tipo mais comum, que é causado por reação alérgica sistêmica geral.
A dermatite de contato alérgica, como o nome diz, é o resultado de contato direto com um elemento irritante.
Dermatite de contato por irritante primário é semelhante, mas é causada pela reação a alguma substância química.
Vários outros tipos de eczema parecem não estar relacionados a causas alérgicas como: - Eczema seborréico infanti; - Dermatite seborréica; - Eczema varicoso; - Eczema discóide.
Estresse e ansiedade podem fazer com que pequenos eczemas espalhem-se em algumas pessoas.
Em alguns casos, acredita-se também que pouca umidade também possa piorar a dermatite.
Estrias Estrias são ocasionadas pelo comprometimento do colágeno que resulta em um estiramento da pele e vasos visíveis na pele.
Elas surgem quando ao se romperem, as fibras elásticas que dão sustentação à camada intermediária da pele são inundadas de sangue, o que causa lesões avermelhadas que, com o passar do tempo ficam esbranquiçadas.
  As estrias podem afetar homens, mulheres, crianças e adolescentes.
Também são muito comuns no decorrer da gestação, atingindo principalmente os glúteos, as coxas, a barriga e os seios.
Além disso, existem outros fatores que podem levar ao aparecimento de estrias como: - Efeito Sanfona – de emagrecimento e engorda; - Predisposição Genética; - Esforço excessivo na busca de massa muscular; - Produção Hormonal; - Uso de medicamentos; - Crescimento acelerado .
Em todos os casos um especialista pode definir qual o melhor tratamento para cada caso.
O grau que estão as estrias irá determinar quantas sessões e quais serão os melhores procedimentos a serem utilizados.
Flacidez A flacidez é um problema que assola a maioria das mulheres de todas as idades.
Além de ser essencial cuidar da alimentação, existem medidas dermatológicas que podem ser usadas no combate a esse mal.
Atualmente a mulher pode contar com alguns tratamentos estéticos que promovem a hipertrofia muscular desejada e estimulam a produção de colágeno.
O processo que desencadeia a flacidez é natural e progressivo, além de tem relação com o envelhecimento das estruturas de colágeno e elastina (fibras de sustentação do tecido epitelial) e com o desgaste das fibras musculares.
Gordura localizada A gordura localizada, freqüentemente encontrada na região do bumbum, coxas e culote, é mais uma herança genética do que uma necessidade de dieta especial.
Já a gordura localizada no abdômen deve ser combatida sempre com dieta.
No entanto, ao perdermos peso melhoramos nossa forma física, contribuindo para a diminuição da gordura localizada, seja ela decorrência genética ou de uma má alimentação.
Um dos fatores que mais influencia na formação de  gordura localizada é a má alimentação, principalmente rica em açúcar, já que o excesso de açúcar, também se transforma em energia de reserva e aumenta nossa quantidade de gordura.
Esta característica é especialmente encontrada em pessoas com gordura localizada no culote, já que esta região tem fibras musculares diferentes do resto do corpo e precisam de açúcar para os movimentos e exercícios, desta forma é mais fácil o armazenamento nesta região, e conseqüentemente mais difícil de perder com exercícios leves.
Manchas As mudanças de cor na pele são consequência de alterações da quantidade de melanina no corpo, podendo ser hipercrômicas (manchas mais escuras que a cor da pele – quantidade de melanina maior) e hipocrômicas (manchas mais claras que a cor da pele – quantidade de melanina menor).
As manchas na pele podem surgir em diferentes situações, a partir de uma reação do corpo contra doenças, infecções e inflamações por vírus, distúrbios hormonais, exposição exagerada ao sol, cicatriz de acne ou tumores.
Manchas de nascença Não há nenhum tipo de prevenção contra essas manchas, porque elas são herdadas geneticamente e na maioria dos casos elas são inofensivas.
Pintas As pintas surgem normalmente nos primeiros anos de vida, em qualquer lugar do corpo com cores e tamanhos diversos.
Não representam nenhum índice de gravidade à saúde, com exceção de algumas que ultrapassam a 20 centímetros de tamanho e podem alterar a cor para marrom ou vermelho.
Nesse caso elas devem ser analisadas por um especialista, pois têm maiores chances de transformação em um melanoma.
Sardas É possível amenizar as manchas das sardas com o uso de cremes e pomadas, mas caso a pele seja novamente exposta ao sol sem nenhuma proteção elas voltam a aparecer.
Não apresentam problemas maiores à saúde, mas se houver alguma manifestação maior é recomendável a análise criteriosa de um dermatologista para iniciar um tratamento.
Manchas na gravidez Surgem devido à alteração hormonal e a possível exposição ao sol.
São chamadas de cloasmas.
Mancha Senil Esse tipo de mancha surgem em pessoas idosas, causada pela exposição ao sol.
Elas têm a cor marrom, são maiores que as sardas e não apresentam nenhuma agravante à saúde.
Mancha por algum tipo de substância Olheiras As olheiras nada mais são do que uma diferença de tonalidade entre as pálpebras inferiores e o resto da face.
Esse problema pode trazer como consequência aspecto de cansaço, de mais idade e, em casos extremos, a impressão de que a pessoa possa usar substâncias ilícitas ou álcool.
A cura total desse problema ainda não foi encontrada, porém há muitas formas de amenizá-las, ou mesmo escondê-las por certo período.
Um médico dermatologista irá diagnosticar a causa real do problema, através de avaliação médica.
Basicamente são dois os motivos: excesso de vasos sanguíneos ou excesso de pigmentação (melanina) na pálpebra inferior.
Pessoas de pele mais morena geralmente têm mais visível a diferença de cor no rosto e entre os jovens, a hereditariedade é causa número um.
Em pessoas de mais idade, o tipo mais comum de olheira é causada pelo excesso de pigmentação - a melanina.
Pele seca, áspera e descamativa.
Em casos onde falta água suficiente por baixo da superfície da pele para torná-la elástica e macia, pode-se constatar que a pele se torna áspera, descamativa e mais enrugada do que o normal.
Quase todas as pessoas têm ocasionalmente áreas de pele seca, mas torna-se mais comum com a idade, pois as glândulas sebáceas por baixo da pele ficam menos ativas.
Com menos gordura, a umidade da pele evapora-se mais depressa.
As zonas afetadas com mais frequência são os braços, as pernas e os flancos do abdômen.
  A pele seca tende a piorar durante o Inverno, pois o ar frio e seco do exterior e o ar quente e seco do interior podem roubar à pele a sua umidade natural.
Durante o Verão, as queimaduras solares podem deixar a pele desidratada e descamativa.
A pele seca é também um sintoma de uma série de alterações no estado de saúde: doenças da tiróide e da paratiróide, doença celíaca, linfoma, artrite reumatóide e dermatite.
Pode também ser um efeito secundário de medicamentos como o ácido retinóico tópico e cremes e loções utilizados para o tratamento da acne.
  Pelos Os tratamentos a laser são hoje as opções mais modernas para quem deseja se livrar dos indesejáveis pelos em áreas do corpo como buço, axilas e pernas.
Nesse tipo de tratamento as principais dúvidas são: 1- Para quais áreas o laser é mais indicado? Toda a pele poder receber o laser, dependendo apenas da indicação, proteção de estruturas nobres e bom senso.
2- A aplicação dói? Depende.
A dor, como em outros procedimentos, vai depender do limiar de sensibilidade de cada pessoa.
Geralmente os homens sentem mais dor e, as mulheres ficam mais sensíveis perto do período menstrual.
Essa sensibilidade pode ser controlada com o uso de anestésicos tópicos.
3- Se eu tiver poucos pelos, posso eliminá-los em uma só vez? Não.
O pelo só é destruído durante a fase de crescimento, com sua raiz desenvolvida.
Mesmo em uma área com poucos fios, parte estará crescendo, parte em repouso.
As sessões são realizadas com intervalos médios de 30 dias para que possam atingir os pelos nas duas fases.
Alguns dias após a primeira sessão você voltará a ver pelos crescendo.
Esses pelos são aqueles que não foram atingidos porque estavam na fase de repouso e suas raízes em regressão não reagiram ao laser.
4- Qual o número mínimo de sessões? Por quê? Existe uma média estipulada em 4 a 6 sessões.
A cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pelos, enquanto outros são apenas danificados, permitindo que os fios voltem a nascer.
A cada sessão adicional, os sobreviventes vão diminuindo até que restarão apenas alguns pelos na área tratada.
Da mesma forma, manchas e rugas vão diminuindo de intensidades ao longo das aplicações.
5- Como fica a pele após a primeira sessão? Logo imediatamente após, o local fica quente e vermelho, pode haver ardor.
Posteriormente, algumas áreas podem escurecer um pouco e formar crostinhas que desaparecem em questão de dias.
6- Que cuidados devo ter antes e depois da sessão? Evitar o sol é muito importante antes e depois das aplicações.
Isto porque o laser tem afinidade pelo pigmento, destruindo-o onde se encontra em maior concentração, como é o caso da raiz do pelo.
Se você estiver com a pele bronzeada, ela vai concorrer com os pelo para a captura de luz e sofrerá queimadura.
O filtro solar deve ser usado durante todo o período e entre as sessões.
Após as mesmas, utilizamos loções calmantes ainda na clínica e no pós- imediato.
7- Há algum perigo no uso do laser? Sim.
Quando a intensidade do aparelho não for bem calculada podem ocorrer queimaduras ou ainda o escurecimento temporário da região afetada.
Por isso mesmo, o ideal é que a primeira sessão seja bem leve para que o profissional possa avaliar cada pele.
8- Os negros correm mais risco de ter manchas? Depende do aparelho.
Os aparelhos modernos apresentam um mecanismo de regulagem do comprimento e da intensidade da luz.
Isso permite que mulheres de pele morena ou negra possam fazer a depilação com menos riscos de manchar.
9- Laser é igual à luz intensa pulsada? Não exatamente.
O resultado e o princípio de destruição do pelo são os mesmos, mas tecnologia é diferente.
10 - Se eu usar descolorante, o laser funciona? Há controvérsias.
Alguns profissionais liberam o uso, já que a descoloração é apenas na parte externa do pelo.
Outros afirmam que o descolorante prejudica a ação do laser.
Na dúvida, é melhor manter o fio escuro antes de cada sessão.
11 - A depilação é para sempre? Não.
Nenhum laser proporciona depilação definitiva, já que alguns podem voltar a nascer após algum tempo.
É necessária uma manutenção.
Aparelho qualificados para o tipo da pele garante depilações mais duradouras.
12- Como é a manutenção? Vai ser proporcional à quantidade de pelos em repouso (pelos fora do crescimento e com a raiz em regressão) que a sua pele apresentava no período do tratamento.
13- Durante o tratamento, posso me depilar? A depilação com a remoção dos pelos pela raiz não é indicada porque destruirá o foco do laser.
Dê preferência às giletes.
Pelos encravados na área da barba Foliculite é a designação correta para "pêlo encravado", uma infecção provocada por bactérias que surge em conseqüência de irritação ou maceração local, enquanto que a foliculite com caráter crônico surge na dependência de alterações gerais (obesidade, alcoolismo, hipertensão), ou de focos infecciosos da vizinhança (abscesso dentário, sinusite).
A foliculite manifesta-se por pústulas superficiais de localização folicular, distribuídas em área pilosa - barba ou outra - tomando aspectos clínicos diversos.
As formas particulares de foliculite são: - Foliculite da barba; - Foliculite decalvante (localiza-se no couro cabeludo); - Foliculite perfurante do nariz (localizada nos orifícios nasais); - Ostiofoliculite, que se localiza preferencialmente no couro cabeludo e membros.
Pode-se formar pústulas, abscessos indolores, quistos, fístulas e canais comunicantes nas formas mais graves.
A evolução crônica é lenta e com formação de cicatrizes hipertróficas.
A abordagem terapêutica das foliculites implica, em primeiro lugar, evitar os fatores desencadeantes: atrito, traumatismo, irritação folicular por óleos de lubrificação, por medicamentos como o alcatrão, feridas acidentais, método de barbear e cosméticos usados, after shave e aplicação de adesivos.
Por outro lado, é fundamental a correta limpeza da pele.
Fora esses cuidados, todo tratamento da foliculite deve ser acompanhado por um dermatologista.
Queda de cabelo A queda excessiva dos cabelos além dos prejuízos estéticos pode significar disfunções orgânicas.
Homens e mulheres, jovens e idosos sofrem desse mal, devido às mudanças no estilo de vida, da jornada de trabalho e falta de momentos de descanso.
É importante que o tratamento contra essa doença  seja feito desde o início para evitar o afinamento progressivo dos fios.
A queda de cabelo tem causas internas e genéticas.
Para as causas internas ressaltamos: infecções, medicações, intervenções cirúrgicas prolongadas, pós-parto, alterações endócrinas, emagrecimento, deficiência de ferro ou zinco, estados tensionais prolongados e suspensão de contraceptivos orais.
As genéticas, conhecidas como Alopecia Androgenética, é determinada pelo gene e influenciada pelo hormônio masculino.
Afeta mais o sexo masculino, mas também pode acometer o sexo feminino onde as causas são mais complexas.
  A queda de cabelo pode estar acompanhada de descamação no couro cabeludo e coceira, fatores estes que devem ser tratados e é recomendado procurar um dermatologista quando a perca de cabelo for exagerada.
Uma perda de acima de 100 fios por dia indica um sinal de problema que deve ser tratado.
Rugas As rugas são vincos que aparecem no rosto e pescoço devido a uma flacidez da pele e músculos ou por uma expressão muito forte em certos locais levando a uma dobra da pele formando vincos.
São essencialmente marcas da idade e por isso é quase impossível evitá-las totalmente, pois elas decorrem da natural perda de elasticidade e tonicidade da pele que acompanham a idade.
Entretanto, seu aparecimento pode ser retardado, bem como sua quantidade.
"Sentir-se bem e valorizar a beleza em qualquer idade faz parte de uma boa qualidade de vida".
TRATAMENTOS •  Toxina Botulínica (BOTOX®) •  Carboxiterapia •  Harmonização facial Saiba Mais.
•  Peelings faciais e corporais •  Peelings Químicos e de Cristal •  Preenchimentos com Ácido Hialurônico Saiba Mais.
Toxina Botulínica (BOTOX®) Essa toxina botulínica é usada para corrigir rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperídrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal.
Muitas vezes é aplicada também para melhorar o resultado estético de uma cirurgia, mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.
A toxina botulínica é aplicada através de uma agulha, em pequenas quantidades e de forma precisa sobre o local desejado.
Como a quantidade a ser aplicada é muito pequena, a dor é mínima, mesmo assim podem ser utilizados cremes anestésicos para diminuir este desconforto, que se caracteriza por leve ardência.
Logo após a aplicação a região pode ficar levemente vermelha e inchada, melhorando após alguns minutos.
Pode ser usada no tratamento de rugas provocando um relaxamento da musculatura na qual é aplicada, atenuando a contratura muscular do mesmo, levando a melhora nas rugas, sendo que seu efeito ocorre entre 3 a 7 dias após a injeção e seu efeito pode durar 4 a 6 meses em média.
Este período pode ser maior ou menor, variando de acordo com o organismo.
O efeito colateral mais comum é uma sensação de queimação temporária, alguns pacientes referem dor de cabeça logo após o tratamento.
Por se tratar de uma injeção pode ocorrer a formação de hematomas no local da aplicação, que desaparecem após alguns dias Em raras situações, o paciente pode desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos e um abaixamento da sobrancelha ou da pálpebra.
Todos estes possíveis efeitos são leves e temporários e na maioria dos casos não limitam as atividades rotineiras.
Após a aplicação o paciente deve permanecer, no mínimo quatro horas, sem manipular os locais das aplicações.
Deve evitar massagens e, principalmente, não deitar durante as quatro primeiras horas.
Carboxiterapia A carboxiterapia é a moderna técnica na qual o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se uma agulha muito fina, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, promovendo o combate da celulite, gordura localizada e flacidez.
Harmonização facial A harmonia facial está diretamente ligada à beleza, pois um rosto harmônico geralmente é tido com esteticamente aceitável pelos nossos padrões de beleza.
Mas a técnica não se limita a estética, sendo que a harmonização facial influencia na mastigação, respiração, fala e deglutição correta.
Peelings faciais e corporais Os peelings químicos podem ser divididos em superficiais, médios e profundos.
De acordo com o tipo de pele, cor, quantidade de rugas e manchas é determinado tipo de peeling.
O procedimento é realizado em consultório pelo médico e após alguns dias a pele sofre um processo de escurecimento e logo depois inicia a descamação.
De acordo com a profundidade do peeling, a descamação varia de intensidade, podendo durar de 2 até 7 dias.
Para que o resultado seja satisfatório o paciente não pode puxar as casquinhas e nem se expor ao sol durante o período de recuperação.
Além disso, um preparo da pele com ácidos ou cremes despigmentantes nas 2 semanas que antecedem o peeling deve ser feito e depois do procedimento também é necessário uma manutenção com uso de filtro solar e cremes adequados para o tipo de pele.
As principais indicações para os peelings químicos são: manchas de pele, acne ativa ou cicatrizes de acne e rejuvenescimento (diminuição de rugas e ceratoses derivadas da exposição solar).
Peelings Químicos e de Cristal O peeling de cristal é também conhecido com microdermoabrasão e trata-se de um peeling mecânico.
Este peeling realiza uma esfoliação na pele através de um equipamento que contém uma ponteira de cristal e esta faz um lixamento mecânico na pele.
Já o peeling químico é feito através da aplicação de ácidos na pele.
Estes produtos provocam uma esfoliação química na pele, ou seja, sem o lixamento mecânico.
Tanto o peeling químico como o de cristal podem ser superficiais até profundos variando de acordo com a intensidade de lixamento (no caso do cristal), como de acordo com o tipo de ácido usado (no caso no químico).
Preenchimentos com Ácido Hialurônico O ácido hialurônico tem a função de reter água, hidratar e conferir volume à pele e contorno facial.
Com o passar dos anos e devido o processo de envelhecimento, a quantidade desta substância diminui, e, assim, aparecem as rugas e flacidez.
Por ser uma substância que é produzida naturalmente pelo organismo, por isso os riscos de alergia são quase nulos.
Outro diferencial é o fato de ser uma substância de efeito temporário e reabsorvível pelo organismo.
HOMENS É essencial que o homem moderno cuide da sua beleza e saúde, porque é preciso refletir na aparência o sucesso conquistado tanto pessoal, quanto profissionalmente.
Para isso, existem alguns cuidados de beleza específicos para o homem, já que ele tem uma maior concentração de colágeno e elastina na derme, o que traz alguns problemas como poros mais abertos e tendência à acne e proliferação de bactérias, que podem causar doenças da pele.
Por esses motivos, é essencial que o homem tenha uma pele bem cuidada e procure tratamentos adequados para prevenir ou tratar as doenças da pele.
Para o homem moderno que sabe a importância dos cuidados com a beleza, a ESPAÇO PELLE oferece tratamentos para: •  Queda de cabelos •  Sudorese excessiva •  Pelos encravados na área da barba •  Caspa e dermatite seborréica no couro cabeludo •  Dermocosméticos específicos para a pele masculina Saiba Mais.
Algumas dicas para os homens: •  Na hora de fazer a barba, é imprescindível utilizar um creme de barbear.
Ele amacia os pêlos, fazendo a lâmina deslizar com mais facilidade, sem danificar a pele.
•  Depois de fazer a barba, é importante lavar bem o rosto com água fria e aplicar um produto pós-barba no rosto e pescoço, que hidrata e suaviza a pele, além de auxiliar na cicatrização da pele e na renovação das células.
•  As loções pós-barba que contém muito álcool devem ser evitadas, pois desidratam e ressecam a pele, antecipando o envelhecimento.
•  A utilização do filtro solar é indispensável.
Os cuidados com a pele devem incluir o uso diário do protetor no rosto e nas outras partes do corpo que ficam expostas ao sol.
•  À noite, antes de dormir, é fundamental fazer a limpeza da pele, com um sabonete apropriado e algum produto específico para retirar as impurezas acumuladas durante o dia.
Depois, pode-se aplicar um bom creme hidratante ou um anti-rugas.
•  É importantíssimo lembrar que os cuidados com a beleza iniciam de dentro para fora.
Evitar o fumo, ingerir bebidas alcoólicas com moderação, beber muita água e se alimentar de maneira saudável são os passos iniciais para quem almeja saúde, beleza e bem-estar.
Queda de cabelos Existem várias terapias dermatológicas que podem tratar e amenizar essa situação, como: - Higiene do couro cabeludo com produtos adequados que controlem os problemas adjacentes e aumentem o período de vida dos cabelos em crescimento; - Loções capilares que interfiram no ciclo de vida dos fios, prolongando-os; - Injeções com produtos específicos; - Carboxiterapia; - Medicações orais.
Sudorese excessiva Um desconforto que atrapalha tanto a vida social como a profissional e pode ser tratada com: - Medicamentos orais para reduzir a descarga de impulsos nervosos sobre as glândulas de suor; - Toilete axilar, uma cirurgia para remoção das glândulas produtoras do suor; - Aplicação de injeções com Toxina Botulínica (BOTOX), fazendo com que a pele responda menos aos estímulos do suor.
Pelos encravados na área da barba Esse problema dermatológico é chamado de pseudofoliculite da área da barba e ocorre porque o pelo não atravessa diretamente a pele e encrava.
Sobre o pelo encravado desenvolve-se proliferação bacteriana e processo inflamatório, que causam dor, nódulos e manchas.
Existem basicamente duas alternativas de tratamento nesta situação: - Conservadora: Cosméticos que afinam a pele além de tratar a infecção e o processo inflamatório; - Laser: elimina o pelo pela raiz, acabando de forma definitiva com o problema.
Caspa e dermatite seborréica no couro cabeludo São duas situações que causam constrangimentos sociais, além de coceiras e incômodos.
Essas situações resultam da associação de fatores como a proliferação de certos microorganismos no couro cabeludo e do aumento da produção de oleosidade, que funciona com alimento desta população de microorganismos.
A dermatite seborréica ou caspa pode ser tratada com shampoos específicos, além de loções capilares de tecnologias avançadas o que reduz de forma expressiva a queda de cabelos.
Dermocosméticos específicos para a pele masculina Existem diversos produtos dermocosméticos específicos para o homem que preza pelo seu bem-estar.
Os dermocosméticos oferecem tratamentos para cabelos, suores, rugas, barbas, manchas e outras queixas cotidianas.
São produtos especialmente voltados para as características particulares da pele masculina e podem ser usados em todas as fases da vida do homem, a partir da adolescência.
CONTATO Para agendar uma consulta ligue para Fones: |0xx62| 3099-1018 / 3099-1078 Horário de atendimento Segunda a Sexta-feira 08:00 - 11:30 e das 13:30 - 19:00 Av.
São Francisco, nº 91Jundiaí - Anápolis - Goiás CEP: 75110-810

Localização como chegar a Espaço Pelle Dermatologia