Hospital Prado Valadares, Jequié - BA

Rua São Cristóvão, S/n - Centro, Jequié - BA, 45203-110, Brasil
Jequié - BA

Hospital Geral Prado Valadares - - # Institui??o # Quem Somos # Ensino # Pesquisa # Licita??es # Cursos e Eventos # Publica??es # Imprensa # Sites de Interesse # Informa??es ?teis                                                          > In?cio Institui??o O Hospital Geral Prado Valadares tem seu nome em homenagem ao m?dico patologista e professor de Hist?ria da Arte, o baiano Clarival do Prado Valladares.
Biografia Clarival do Prado Valladares nasceu na cidade de Salvador em 26 de setembro de 1918, filho de Ant?nio do Prado Valladares e Clarice Santos Silva Valladares.
Bem jovem foi estudar no Recife, onde fez o curso m?dio e parte do curso superior de Medicina.
Naquela cidade, em contato com a escola de Joaquim Cardozo e com o grupo de Gilberto Freyre, sistematizou sua voca??o para estudos de natureza social e, a partir da?, para an?lise das manifesta??es art?sticas que s?o sua objetiva??o pl?stica.
Com a morte de seu pai, em 1938, voltou para a Bahia, diplomando-se pela Faculdade de Medicina em 1941.
Nesse mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu grande parte de sua vida.
Defendeu tese de doutoramento na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1952, e fez curso de p?s-gradua??o em Patologia na Harvard University e de Biologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), ambos em Boston, Massachusetts.
De volta ao Brasil em 1956, tornou-se docente, por concurso, de Anatomia Patol?gica na UFBA.
Em 1962 foi indicado pela congrega??o da Escola de Belas Artes da mesma universidade para o ensino de Hist?ria da Arte.
Um ano ap?s, transferiu-se pela segunda vez para o Rio de Janeiro, onde viveu at? 1983, ano de seu falecimento.
Clarival do Prado Valladares ? considerado um dos nomes de maior respeitabilidade na historiografia e cr?tica de arte no Brasil, e dentre suas principais obras destacam-se: Arte e Sociedade nos Cemit?rios Brasileiros - 2 vols.
; Nordeste Hist?rico e Monumental - 4 vols.
; Aspectos da Arte Religiosa no Brasil - Bahia, Pernambuco e Para?ba; Rio Barroco; Rio Neocl?ssico; Artesanato Brasileiro; Riscadores de Milagres; Presciliano Silva; Alberto Valen?a; Lula Cardoso Ayres; Albert Eckout e The Impact of African Culture on Brazil.
  Fotos: Acervo HGPV Rua S?o Crist?v?o, s/n - Centro - 45.
203-110 / Jequi? - Bahia jequie.
hgpv@gmail.
com  Fone: 73 3528-7100    FAX 73 3525-6357 Copyright ? 2015.
All rights reserved

Localização como chegar a Hospital Prado Valadares