Igreja Bíblica de Acaraú, Acaraú - CE

Rua professora teresa jesus silva - Buriti, Acaraú - CE, Brasil
Acaraú - CE

IGREJA BÍBLICA EM ACARAÚ - - IGREJA BÍBLICA EM ACARAÚDesde, 1939 anunciando as Boas Novas do Evangelho de Jesus Cristo em Acaraú.
QUEM SOMOS.
Um pouco de nossa História: NOSSA ORIGEM.
Antes de qualquer coisa, gostaríamos de esclarecer que não pretendemos aqui traçar a linha histórica sucessória da igreja bíblica, ligando-a aos dias dos apóstolos, mas simplesmente provar que em cada época da história eclesiástica, havia grupos que creram no mesmo conjunto de doutrinas bíblicas (II Tm 2:1-13) que hoje abraçamos em nossa Confissão de Fé.
Assim sendo, desde os tempos de Cristo, sabemos por meio dos registros históricos que sempre existiram grupos que professaram este mesmo conjunto de doutrinas bíblicas, os quais em períodos diferentes da história eclesiástica foram apelidados de diversos nomes por seus opositores, a começar por cristãos.
Esses “cristãos”, após o período apostólico foram conhecidos por diversos nomes, entre estes podemos citar: Paulicianos (primeiramente no Oriente Médio e depois Europa Central e Alpes e Europa do Norte), Montanistas (em 150 d.
C.
na Ásia Menor), Donatistas (240 d.
C.
no norte da África) e Novacianos (305 d.
C.
na Ásia Menor e Europa).
Depois Albigenes (1022 d.
C.
), Valdenses (d.
C.
1170 d.
C.
) conhecidos também, de forma genérica, de “Anabatistas”, que significa “batizar outra vez”.
Já no século XVI, após a reforma protestante, os Anabatista pensando que conseguiram tolerância e liberdade religiosa, começaram a perder o prefixo “Ana” de seu nome, e passaram a ser conhecidos simplesmente por batistas.
Contudo, a história demonstra que o ataque ao Cristianismo histórico e genuíno sempre ocorreu, seja pela igreja católica romana ou pelas igrejas protestantes oriundas da reforma, porém isso nunca fez com que os batistas fossem eliminados e deixassem de existir.
Para melhor compreensão, acesse os seguintes links: http://www.
palavraprudente.
com.
br/estudos/jm_carroll/rastrosangue/index.
html http://www.
compuland.
com.
br/muniz/sib/ordsmap.
html Até então, não havia nenhuma diferença muito significativa entre a enorme maioria das inúmeras igrejas batistas, em todo o mundo (no máximo, aqui ou ali poderia haver pequenas diferenças quanto à forma da Ceia, ou quanto ao ponto de equilíbrio entre as doutrinas da soberania de Deus e da responsabilidade do homem).
Todavia, no finalzinho do século dezenove o Racionalismo alemão e o Liberalismo teológico chegaram ao conhecimento de estudiosos cristãos de muitas denominações, atingindo inclusive muitas igrejas batistas.
Aos poucos algumas igrejas batistas americanas foram sendo levada pelos ventos do Modernismo e do Liberalismo Teológicos que vinham da Alemanha, nação tida como o apogeu do intelectualismo, do eruditismo e da sofisticação, tudo isto se estendendo ao terreno da religião.
A parti de então, começando um pouco antes, mas somente crescendo e culminando nos anos 1920, 1930, algumas das igrejas e dos crentes batistas que não queriam mudar nada das doutrinas e das práticas mais básicas e essenciais, levantaram as suas vozes num movimento de reação, tentando reverter à situação, tentando fazer com que todas as igrejas batistas voltassem a ser o que eram antes.
Com o tempo, ficou evidente que não conseguiriam recuperar toda a massa já fermentada, nem mesmo poderiam salvar a maior parte da massa.
Por isto, tais igrejas (aquelas formadas pelos crentes mais fiéis e mais combativos em prol da verdade) foram obrigadas a se retirarem da grande massa e a adotarem nomes que as diferenciassem das demais.
Assim, foi que surgiu a necessidade das igrejas fiéis às doutrinas e as práticas bíblicas adotarem outros nomes diferentes, como: Batista Fundamentalista, Batista Independente, Batista Regular, Bíblica Batista, ou Igrejas Bíblicas, etc.
para poderem desta forma se diferenciar das demais igrejas que se afastaram dos ensinos bíblicos.
Nessa mesma época, nos Estados Unidos, surgiram muitas igrejas e missões batistas e bíblicas independentes, lideradas por pastores e igrejas fiéis aos fundamentos do cristianismo histórico e bíblico que tem como missão propagar o verdadeiro evangelho e a fé que uma vez foi entregue aos santos.
Dentro deste contexto, é que nasceram as Igrejas Bíblicas no Ceará, fruto desse trabalho missionário que começou em 1937 em Sobral, Ceará localizada no Nordeste do Brasil, bem como a criação da Brazil Gospel Fellouwship Mission – BGFM.
Para obter maiores informações sobre esta agência missionária, visite: http://www.
bgfmission.
com/index.
html Portanto, a história da Igreja Bíblica em Acaraú se confunde com a história de todas as Igrejas Bíblicas implantadas no Ceará.
Começa em 1939 com missionários americanos, enviados ao Brasil pela BGFM, com o propósito de pregar o evangelho e estabelecer igrejas para congregar as pessoas alcançadas, formando assim igrejas locais.
Ao estabelecer a igreja e vê-la autônoma, com seu pastor brasileiro no controle, os missionários partem para outro alvo: Alcançar novas almas e estabelecer novas igrejas.
COMO TUDO COMEÇOU EM ACARAÚ –CE.
As Boas Novas do Evangelho de Jesus Cristo, chegou em Acaraú em 1937, trazida pelo Pastor Norte Americano Horácio Murfin, o qual, depois de algumas pregações, sem a obtenção dos resultados que desejava, deixou a cidade, em direção a Sobral.
Entretanto, em 1939, tivemos a visita de outro missionário "ianque", o Pastor Frederico Kreik, que prosseguiu nos trabalhos .
iniciados pelo Pastor Horácio Murfin.
Com o passar dos anos este trabalho missionário se tornou oficialmente igreja e passou a ser conhecida como Igreja Evangélica Interdenominacional de Acaraú, que foi organizada oficialmente em 2 de Abril de 1941, tendo como dirigente o Pastor Frederico Kreik, que aqui demorou vários anos.
Seguiram-se lhe, em ordem cronológica, os seguintes Pastores: Russel Brodher, Kandle Nichols, José Osterno Neri, José Bernardino de Lima, Haroldo Green, Francisco Benedito de Sousa e Wendell Hayden, que continuou no cargo, com o presbítero José Batista Capistrano.
Quando o templo dessa Igreja, primeiramente ao atos do culto foram realizados em prédio alugado à Rua Coronel Sales.
Mais tarde o prédio foi comprado pela Igreja, e passou por uma total reforma, sendo inaugurado em 24 de Março de 1979.
Após o Pr.
Wendell Hayden, tivemos o Pr.
Haroldo Green, Pr.
Bil Graff, Pr.
Paul Syres, e novamente o Pr.
Wendell Hayden e a partir de 1989 quem assume a igreja é o Pr.
Jairo Ribeiro Pessoa, tendo em vista, que a mesma já tinha condição financeira suficiente para sustentar seu próprio pastor brasileiro.
De 1989 a 1992, a igreja caminhava bem, porém, nesse mesmo período no Brasil crescia cada vez mais, o movimento Neopentecostal que conserva do estilho pentecostal clássico, o estilo de culto fortemente emocional, voltado para o êxtase, com papel de destaque para a glossolalia, o exorcismo e o milagre, sempre com ênfase na experiência e não no ensino das Sagradas Escrituras.
Esse movimento, se infiltrou em nossa igreja, a começar com seu estilo de culto e o surgimento de "manifestações", "curas", "sonhos", "línguas estranhas", "aparecimentos de dentes de ouro" entre outros, que não vale apena comentar.
Em 1993, o grupo de apoio a esse movimento (a maioria, sob orientação do então Pr.
Jairo Ribeiro Pessoa) oficializa seu desligamento junto a SEB - Sociedade Evangelizadora no Brasil (sociedade missionária brasileira que congrega os missionários da BGFM) e com a AIBIC - Associação das Igreja Bíblicas independentes do Ceará, filiando-se a outros movimentos e grupos e levando consigo todo patrimônio da igreja (templo e casa pastoral).
NOVA FASE - DE IGREJA EVANGÉLICA PARA IGREJA BÍBLICA EM ACARAÚ O grupo fiel aos Estatutos, Princípios e Doutrinas que institucionaliza e identifica a Igreja foi excluído do seu rol membro, contrariando vários artigos de seu estatuto.
Após esses acontecimentos, o grupo de irmãos fieis aos Princípios e Doutrina que uma vez por todas foi entregue aos Santos passaram a se congregar na Igreja Batista por alguns anos (maio de 1993 a setembro de 1995).
Após esse período a família do Sr.
Raimundo Bernardino Vieira (Sr.
Doca) resolveu sair da igreja batista.
Inicialmente, seu filho Daniel Bezerra Bernardino, iniciou uma classe de boas novas para evangelização de crianças aos sábados à tarde e à noite reunia-se com um grupo de Adolescentes e Jovens o qual denominava o grupo de ADJOVEM.
Nos domingos à tarde esse grupo de adolescentes e jovens, sob responsabilidade do Sr.
Doca, saiam para entrega de folhetos nos bairros adjacentes a sua residência.
Nesse período, eles não tinham a pretensão de dar continuidade aos trabalhos da igreja evangélica apenas o de divulgar as boas novas do evangelho de Jesus Cristo de forma simples e saudável.
Em 1996, através do incentivo e ajuda de vários pastores e irmãos das igrejas bíblicas da região norte do Ceará, a família do Irmão Raimundo Bernardino Vieira (Sr.
Doca) resolveu dar continuidade com as atividades que caracterizavam a mencionada Igreja Evangélica, porém, com o nome de Igreja Bíblica em Acaraú, já que a mesma sempre foi afiliada a AIBIC e somente em Acaraú e Aranaú não se usava o nome de Igreja Bíblica no qual caracteriza nossos princípios fundamentalista.
Durante essa nova fase da igreja tivemos incialmente ajudando aos domingos o Pr.
Ronaldo Johnson, que começou com estudos bíblicos sobre a Doutrina do Espírito Santo aos domingos à tarde na casa do Irmão Doca e posteriormente com cultos evangelísticos aos domingo à noite em frente à sua residência que se localizava na Rua Deputado Rodrigues Magalhães.
Nesse período muitos outros irmãos em Cristo voltaram a se congregar conosco, entre estes podemos destacar: Sr.
João Rocha e família, Sr.
Higino Brandão e família e Sr.
Raimundo Nascimento e família e alguns outros mesmo que de forma exporádica.
A residência do Sr.
Doca já não comportava tantas pessoas, então, o estimado irmão movido por compaixão e amor a obra de Deus, cedeu voluntariamente e sem custo financeiros o seu estabelecimento (prédio da Oficina) que funcionava ao lado de sua casa para abrigar os trabalhos da Igreja Bíblica em Acaraú.
Durante este período, tivemos a ajuda do Pr.
David Eldert e de diversos pastores das igrejas bíblicas da região e de seminaristas do Instituto bíblico Antioquía para ajudarem nos cultos de domingo à noite.
Em 1999, o Sr.
Doca, compreendendo que a maioria dos nossos irmãos que se congregavam na igreja moravam no bairro Sítio Buriti, resolveu vender suas propriedades (Residência e o Prédio que abrigava a igreja) para comprar outra propriedade no mencionada bairro.
Durante este período, os cultos eram realizados em sua residência que se localizava em frente ao campo de futebol São Paulo, nessa época tivemos o apoio do missionário da BGFM, Pr.
David Cruze e família ajudando nos domingos pela manhã e à noite.
No ano de 2000, o irmão Raimundo Bernardino Vieira (Sr.
Doca) resolveu vender um terreno que tinha adquirido na Rua Ana Rita Giffone no bairro Sítio buriti a um preço de R$ 2.
000,00 (dois mil reais), reduzindo desse valor seu dízimo e facilitando o pagamento de R$ 100,00 (cem reais) por mês, conforme a igreja assim pudesse pagar.
Durante esse período a igreja com esforços mútuos conseguiram pagar o terreno e com a ajuda de várias igrejas, irmãos e missionários, conseguimos construir o atual templo onde hoje se reúne a Igreja Bíblica em Acaraú.
Durante esse período tivemos a frente do trabalho o missionário brasileiro Nelson Araújo, o qual era sustentado através de ofertas de várias igrejas bíblicas, irmãos e missionários.
Só depois a Igreja passou a ajuda-lo financeiramente.
Durante seu ministério muitas vidas foram alcançadas para Cristo, bem como a finalização da construção do templo e da construção da casa pastoral.
Após sua saída ficamos um período sem pastor e contamos novamente com a ajuda dos pastores das igrejas bíblicas da região e em especial com a ajuda do seminarista do Instituto Bíblico Antioquia, Wellington Sousa, membro de nossa igreja.
Nesse período foi possível concluir as reformas necessárias na casa pastoral para assim convidarmos um pastor de tempo integral.
Daí em diante, convidamos o Pr.
José Bernardino de Lima para ajudar na liderança da igreja, apesar de sabermos de suas limitações de saúde, mas que com sua experiência e discernimento firmado na Palavra poderia nos ajudar a conduzir a igreja.
Passados dois anos o Pr.
José Bernardino saiu do pastorado da igreja assumindo em seu lugar o Pr.
Wellington Sousa que durante sua gestão pastoral acrescentou algumas reformas e construções ao patrimônio das igreja, como a construção dos banheiros, salas de aulas para a EDB.
Atualmente quem pastoreia a Igreja é o Pr.
Jocileu Segundo.
Nossa programaçãoDomingo: 8h - EBD e 19h Culto Público de Adoração Quarta-feira: 19h Culto de Doutrina e Oração Sexta-feira: 19h - Senhoras e Homens Sábado: 19h - Adolescentes e Jovens Endereço - Rua: Ana Rita Giffone, 50 Bairro: Sítio Buriti - Próximo ao Posto do DETRAN -x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x- Fundamentos Doutrinários que a IBA crê e defende a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática (1 Timóteo 3:16-17).
CONFISSÃO DE FÉ I.
AS SAGRADAS ESCRITURAS Cremos que sessenta e seis livros das Santas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos são a Palavra de Deus, plenamente inspirados, de forma verbal, infalíveis e inerrantes nos manuscritos originais, e a autoridade final em matéria de fé e prática (II Timóteo 3:16, 17; II Pedro 1:21).
II.
A TRINDADE Cremos no Deus triuno: Pai, Filho e Espírito Santo - co-eterno no seu ser, co-idêntico na sua natureza, co-igual no seu poder e glória, tendo os mesmos atributos e perfeições (Mateus 3:16,17; 28:18,19; II Coríntios 13:14; Gálatas 4:6,7; Hebreus 9:14 e I João 2:22,23).
III.
A PESSOA E OBRA DE CRISTO A.
Cremos que Jesus Cristo, o eterno filho de Deus, tornou-se homem sem deixar de ser Deus, tendo sido concebido pelo Espírito Santo e nascido da virgem Maria para revelar Deus e redimir os homens (Mateus 1:20-23; Lucas 1:35; João 1:1,2,14).
B.
Cremos que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus, a imagem exata do Pai invisível, aquele por quem e para quem formam criadas todas as coisas e por quem tudo subsiste (João 1:3,14; Colocenses 1:15-17; Hebreus 1:3).
C.
Cremos que Jesus Cristo viveu uma vida sem pecado e realizou a redenção por sua morte na cruz, como sacrifício substitutivo; e que a justificação do que nEle crê é assegurada por Sua ressurreição corpórea e literal dentre os mortos; e Jesus Subiu ao céu e agora está exaltado à destra de Deus, de onde, como Sumo Sacerdote cumpre o ministério de Representante, Intercessor e Advogado (Mateus 28:6,7; Romanos 3:24,25; I Coríntios 15: 4-8; Efésios 1:7; Hebreus 2:9; 4:15; I Pedro 1:3-5; 2:24; 3:18; Atos 1:9-11; Romanos 8:34; Hebreus 7:25; 9:24 e I João 2:1,2).
IV.
A SALVAÇÃO Cremos que a salvação é um dom de Deus, trazida ao homem pela graça e recebida pela fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, que derramou seu precioso sangue no calvário para o perdão de nossos pecados e reconciliação com Deus (João 1:12; Romanos 3:24,26; 5:9; Efésios 1:7; 2:8-10; Tito 3:5; I Pedro 1:18-21).
V.
O ESTADO ETERNO A.
Cremos na ressurreição corporal de todos os homens: os salvos para a vida eterna, e os perdidos para a eterna punição (Mateus 25:46; João 5:28,29; 11:25,26 e Apocalipse 20:5,6,12,13).
B.
Cremos que as almas dos salvos na morte são ausentes do corpo e presentes com o Senhor, onde em felicidade cônscia, esperam a primeira ressurreição quando a alma e o corpo serão glorificados eternamente com o Senhor (Lucas 23:43; II Coríntios 5:8; Filipenses 1:23; 3:21; I Tessalonicenses 4:16,17 e Apocalipse 20:4-6).
C.
Cremos que as almas dos descrentes na morte existem na miséria cônscia até a segunda ressurreição, quando a alma e corpo serão reunidos e aparecerão perante o grande Trono Branco para serem julgados e depois lançados no Lago de Fogo para sofrerem punição eterna e cônscia (Mateus 25:41-46; Marcos 9:43-48; Lucas 16:19-26; II Tessalonicenses 1:7-9; Judas 6,7; Apocalipse 20:11-15).
VI.
A PESSOA E OBRA DO ESPÍRITO SANTO A.
Cremos que o Espírito Santo é uma pessoa, que Ele convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo, e que Ele é o agente sobrenatural na regeneração, batizando todos os crentes no corpo de Cristo no momento em que aceitam Cristo como Salvador e Senhor, habitando neles e selando-os até o dia da redenção (João 14:16,17; 16:6-11; Romanos 8:9; I Coríntios 12:12-14; II Coríntios 3:6 e Efésios 1:13,14).
B.
Cremos no Espírito Santo é o divino instrutor que habita em cada crente para iluminá-lo, guiá-lo em toda a verdade, e dar-lhe força no testemunho, no serviço e para viver uma vida separada e santificada; que é o privilégio e responsabilidade de todos os crentes se manterem cheios do Espírito Santo (João 16:13; Gálatas 5:16; Efésios 5:18; 1 João 2:20).
C.
Cremos que Cristo assunto distribuiu todos os dons através da soberana vontade do Espírito Santo aos crentes em Jesus Cristo, para edificação, aperfeiçoamento e unidade do corpo de Jesus Cristo (Romanos 12:6-8; I Coríntios 12:4-11 e Efésios 4:7-12).
D.
Cremos que os dons de falar línguas, operação de milagres e curas são desnecessários e gradualmente cessaram enquanto as Escrituras do Novo Testamento se completaram e sua autoridade foi estabelecida (II Coríntios 12:12; Efésios 4:7-12).
E.
Cremos que as experiências extáticas atuais, como falar em línguas estranhas bem como outras práticas do movimento carismático, não condizem com as Santas Escrituras; também cremos que o batismo no Espírito Santo nos coloca na família de Deus e acontece simultaneamente com o novo nascimento - quando pela fé recebemos Jesus como Senhor e Salvador pessoal; portanto mantemos dissociados de igrejas e instituições ligadas ao movimento carismático (João 3:16; Atos 2:1-14; I Coríntios 12:12,13; 13:8-13; 14:20-22,33).
VII.
A IGREJA A.
Cremos que a igreja universal, a qual é o corpo de Cristo, é um organismo constituído de todas as pessoas regeneradas durante a presente dispensação (I Coríntios 12:12-14; Mateus 16:16-19; Efésios 1:28,29; 3:25-27).
B.
Cremos que o Novo Testamento claramente ensina que a Igreja local é um grupo de pessoas regeneradas de uma comunidade, unidos voluntariamente, estabelecidos sob um pacto de fé e prática, com a liderança escolhida democraticamente, livre de qualquer hierarquia humana externa, ação social e o fiel cumprimento da grande comissão através do mundo (Atos 13:1-3; 14:23,25-27; 20:17,28-30; I Timóteo 3:1-5; I Tessalonicenses 1:1; II Tessalonicenses 1:1; Apocalipse 1:4,20).
C.
Cremos que o Senhor Jesus Cristo, pessoal e iminentemente, virá buscar seus redimidos (a Igreja) no ar antes da Grande Tribulação, e que subsequentemente voltará à Terra com os seus santos para o reino milenar literal (Zacarias 14:4-11; João 14:3; I Coríntios 15:51,52; I Tessalonicenses 1:10; 4:13-18; Tito 2:13; Apocalipse 3:10; 19:11-16; 20:1-4).
VIII.
AS ORDENANÇAS A.
Cremos que todos os crentes devem ser batizados para dar testemunho de sua identificação com Cristo; e o modo do batismo deve ser por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e que o batismo infantil é contrário às Escrituras (Mateus 28:18; Atos 8:36,37; Marcos 16:15,16 e Romanos 6:3-5).
B.
Cremos que o Senhor Jesus Cristo instituiu a Ceia do Senhor para ser celebrada por Sua Igreja como comemoração do sacrifício de Cristo, da comunhão do povo de Deus e anunciação da Sua segunda vinda; e que os elementos da Ceia - Pão e Vinho - representam o corpo e sangue de Cristo (Mateus 26:26-28; I Coríntios 11:23-24; Marcos 14:22-26).
IX.
A CRIAÇÃO Cremos que a criação do mundo foi um ato instantâneo (fiat) e sobrenatural de Deus pelo qual do nada (ex-nihilo) Ele trouxe a existência o Universo em seis dias sucessivos de vinte e quatro horas, pela mediação de Jesus Cristo e a operação do Espírito Santo.
Cremos que o livro de Gênesis é um relato histórico e fidedigno (Gênesis 1:2,26-31; 2:7; Êxodo 20:9-11; Colocenses 1:16; I Tessalonicenses 5:23).
X.
SATANÁS Cremos que satanás é um ser pessoal, autor do pecado e causador da queda do homem; que é o potente inimigo de Deus e dos homens; mas que será punido eternamente no Lago de Fogo (Isaías 14:12-17; Mateus 4:2-11; 25:41; João 1:6,7; Apocalipse 20:10).
XI.
A DEPRAVAÇÃO TOTAL DO HOMEM Cremos que o homem foi criado a imagem e semelhança, mas no pecado de Adão a raça humana caiu, herdou uma natureza pecaminosa e passou a ser separada de Deus; e que o homem é totalmente depravado (espírito, alma e corpo), sendo absolutamente incapaz, em si mesmo, de remediar seu estado de perdição (Gênesis 1:26,27; Romanos 1:21-13; 3:22,23; 5:12,31; Efésios 2:1-3,12; Salmo 51:5; Isaías 64:6).
XII.
SEPARAÇÃO A.
Cremos que todos os crentes devem viver num padrão que não escandalize o Nome do seu Salvador e Senhor; e que Deus requer separação de toda apostasia religiosa e de todas as práticas e associações que ferem os princípios divinamente revelados (Romanos 12:1,2; 14:13; II Coríntios 6:14-18; II Timóteo 3:1-5; I João 2:15-17; II João 9-11).
B.
Cremos na unidade cristã de todos os nascidos de novo, que obedecem aos preceitos bíblicos e vivem sob a direção do Espírito Santo, unidos no amor que é o vínculo da paz, contudo mantemo-nos dissociados de toda e qualquer forma do chamado "ECUMENISMO", no qual uma união sem base bíblica é promovida entre religiões, denominações e seitas, sob o pretexto de manter uma união exterior (Efésios 4:1-6; João 17:20-23; II Timóteo 1:13; 3:10-14; 4;1-5).
XIII.
A SEGURANÇA ETERNA A.
Cremos que todos os remidos, uma vez salvos, são guardados pelo poder de Deus e assim são seguros em Cristo eternamente (João 6:37-40; 10:26-30; Romanos 8:1,38,39; I Coríntios 1:4-8; I Pedro 1:5).
B.
Cremos que é privilégio dos crentes regozijarem-se na segurança da sua salvação pelo testemunho da Palavra de Deus, a qual, porém, exorta contra o uso da liberdade cristã para dar ocasião a carne (Romanos 13:13,14; Gálatas 5:13; Tito 2:11-15).
XIV.
AS DUAS NATUREZAS DO CRENTE Cremos que cada crente possui duas naturezas com provisão feita para a vitória da nova natureza sobre a velha, pelo poder do Espírito Santo que habita no novo convertido; e que todas as alegações da erradicação da natureza velha nesta vida são contrárias às Escrituras (Romanos 6:13; 8:12,13; Gálatas 5:16-25; Efésios 4:22-24; Colocenses 3:10; I Pedro 1:14-16).
XV.
MISSÕES Cremos que é obrigação da Igreja local testificar pela vida dos membros e pela pregação do Evangelho, todas as verdades das Santas Escrituras por todas as partes do mundo, na dependência do Trino Deus (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15; Atos 1:8; II Coríntios 5:19-20).
-------------------------------------------------------- FUNDAMENTALISMO BÍBLICO É a crença militante e a proclamação das doutrinas básicas do Cristianismo (veja nossa Confissão de Fé), que levam à separação bíblica daqueles que as rejeitam.
"Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo.
Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.
Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará.
Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.
" - 1 Corintios 5:9-13 1.
Crença Militante As doutrinas básicas são sustentadas com convicção de fé: ".
exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.
" Judas 3 2.
Proclamação Não somente crê-se nessas doutrinas, mas as ensina e prega aos perdidos: "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
" II Timóteo 4:2 3.
Separação Bíblica Não se pode denominar alguém Fundamentalista até que este pratique a separação onde e quando necessário: "Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só.
Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
Se porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
" Mateus 18:15-17 "Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.
" I Coríntios 5:11 Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nossos Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de quem nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
" I Timóteo 6:3-5 -------------------------------------------------------- A IBA, por ser uma igreja bíblica fundamentalista, tem o sério compromisso de preservar sua característica doutrinária anti-neoevangélica e anti-ecumênica, por isso combate firmemente as heresias carismáticas (como revelações diretas de Deus para os dias de hoje, os dons de línguas ininteligíveis, o batismo no Espírito Santo após a conversão, como uma segunda bênção, e as modernas “profecias”).
Por isso, não nos associamos em cooperação de trabalhos ou participação de cultos ou programas com igrejas, instituições e pessoas que defendem ou participam do chamado movimento carismático (renovação, “reavivamento”, pentecostalismo, etc.
).
Somos, portanto, uma igreja que pratica a separação eclesiástica, nos ditames de 2 Tessalonicenses 3:6, 14-15, nos separando eclesiasticamente de todos aqueles que andam desordenadamente e que desrespeitam as doutrinas e/ou a conduta ética cristã.
Como igreja bíblica independente, preservamos o princípio bíblico de autonomia da igreja local, por isso a igreja não aceita ajuda de governos, mas se mantém com os dízimos e as ofertas de seus membros.
Cremos no princípio bíblico do crente devolver a décima parte do que o SENHOR Deus lhe dá, como as primícias ao SENHOR, que deve ser dado a tesouraria da igreja (Casa do Tesouro) para que haja provisão para os trabalhos do SENHOR (Malaquias 3:6-12).
segunda-feira, 11 de julho de 2011 "O que é separação Bíblica?"Separação bíblica é o reconhecimento de que Deus tem chamado os Cristãos para não pertencererem ao mundo e para manterem pureza pessoal e coletiva no meio de uma cultura tão cheia de pecado.
Separação bíblica é geralmente considerada em duas divisões: pessoal e eclesiástica.
Separação pessoal envolve um compromisso individual a um padrão de comportamento que agrada a Deus.
Daniel praticou separatismo pessoal quando “Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia” (Daniel 1:8).
O dele foi um separatismo bíblico porque seu padrão era baseado na revelação de Deus na Lei Mosaica.
Um exemplo moderno de separação pessoal poderia ser a decisão de rejeitar convites a festas onde álcool vai ser servido.
Tal decisão pode ser feita para evitar tentação (Romanos 13:14), para evitar toda “forma de mal” (1 Tessalonicenses 5:22), ou simplestamente para ser consistente com uma convicção pessoal (Romanos 14:5).
A Bíblia ensina claramente que o filho de Deus deve se separar do mundo.
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei” (2 Coríntios 6:14-17; veja também 1 Pedro 1:14-16).
Separação eclesiástica envolve as decisões de uma igreja em relação aos seus laços com outras organizações, baseado em sua teologia e prática.
Separatismo é implicado até mesmo na palavra “igreja”.
A palavra grega ekklesia significa “uma assembléia chamada para fora”.
Na carta de Jesus à igreja de Pérgamo, Ele advertiu a eles contra tolerância daqueles que ensinam a doutrina falsa (Apocalipse 2:14-15).
A igreja era para ser separada, quebrando qualquer laço com heresia.
Um exemplo moderno de separação eclesiástica poderia ser a posição de certa denominação contra alianças ecumênicas para evitar se unir com os apóstatas.
Separação bíblica não exige que os Cristãos não tenham nenhum tipo de contato com os incrédulos.
Como Jesus, devemos nos aproximar dos pecadores sem participar de seu pecado (Lucas 7:34).
Paulo expressa sua posição equilibrada sobre separatismo: “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros” mas não completamente.
“pois, neste caso, teríeis de sair do mundo” (1 Coríntios 5:9-10).
Em outras palavras, estamos nesse mundo, mas não pertencemos a ele.
O livro de John Bunyam chamado de “O peregrino” providencia um exemplo maravilhoso dessa separação bíblica: Cristão e Fiel viajam pela Cidade da Vaidade, onde uma Feira da Vaidade acontecia, porque “o caminho para a Cidade Celestial fica logo após dessa Cidade.
aquele que vai para a Cidade Celestial, e mesmo assim não passa pela Cidade da Vaidade precisa sair do mundo.
” Na Feira, os homens de Vaidade ficam maravilhados com a fala, as roupas e os valores do peregrino.
O fato de que eles eram “estrangeiros e peregrinos” (Hebreus 11:13) lhes separavam do povo carnal.
Fonte: Got Questions Ministries http://www.
gotquestions.
org/ - Questões Bíblicas RespondidasPostado porIBAàs19:07DEZ PREPARAÇÕES PRÁTICAS PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS NA MANHÃ DE DOMINGO1.
Ore para que Deus te dê um coração bom e honesto.
O coração que precisamos é uma obra de Deus.
É por isso que oramos por ele.
Ezequiel 36.
26, “E dar-vos-ei um coração novo”.
Jeremias 24.
7, “E dar-lhes-ei coração para que me conheçam”.
Oremos, “ó Senhor, dá-me um coração voltado para ti.
Dá-me um coração bom e honesto.
Dá-me um coração compassivo e receptivo.
Dá-me um coração manso e humilde.
Dá-me um coração frutífero.
2.
Medite na Palavra de Deus.
Salmo 34.
8, “Provai, e vede que o SENHOR é bom”.
No sábado à noite, leia algumas porções deliciosas de sua Bíblia, a fim de atiçar a sua fome por Deus.
Esse é o aperitivo para a refeição da manhã de domingo.
3.
Purifique a sua mente afastando-se do entretenimento mundano.
Tiago 1.
21, “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”.
Espanta-me quantos cristãos assistem aos mesmos programas de TV banais, vazios, bobos, excitantes, triviais, insinuantes e imodestos que os incrédulos assistem.
Isso nos torna pequenos, fracos, mundanos e falsos na adoração.
Em vez disso, desligue a televisão no sábado à noite e leia algo verdadeiro, belo, puro, honrável, excelente e digno de louvor (Filipenses 4.
8).
Seu coração será renovado e capaz de sentir a grandeza de Deus novamente.
4.
Confie na verdade que você já tem.
Aquele que ouve a palavra de Deus e fracassa durante a provação não tem raiz (Lucas 8.
13).
Qual é a raiz que precisamos? A confiança.
Jeremias 17.
7-8 diz, “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.
Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro”.
Confiar na verdade que você já tem é a melhor forma de se prepara para receber mais.
5.
Descanse o suficiente na noite de sábado para estar alerta e esperançoso na manhã de domingo.
1 Coríntios 6.
12, “Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”.
Não estou criando uma lei aqui.
Estou apenas dizendo que existem certas noites de sábado que arruínam a adoração da manhã de domingo.
Não seja escravizado por elas! Sem dormir o suficiente, nossas mentes ficam torpes, nossas emoções rasas, nossa tendência à depressão mais elevada, e nossos pavios mais curtos.
Meu conselho: decida a que horas levantará no domingo a fim de ter tempo para comer, vestir-se, orar e meditar na Palavra, preparar a família e chegar à igreja; e então, subtraia 8 horas desse horário e assegure-se de estar na cama 15 minutos antes.
Leia a sua Bíblia na cama e adormeça com a Palavra de Deus em sua mente.
Exorto particularmente os pais a ensinar aos adolescentes que sábado NÃO é a noite para ficar fora até tarde com os nossos amigos.
Se houver uma noite especial até tarde, que seja sexta-feira.
É uma coisa terrível ensinar às crianças que a adoração é tão opcional que não importa se você está exaurido quando chegar para adorar a Deus.
6.
Refreie-se de criar outra manhã de domingo com lamentos e críticas.
Salmo 106.
25, “Antes murmuraram nas suas tendas, e não deram ouvidos à voz do SENHOR”.
Resmungos, controvérsias e brigas na manhã de domingo podem arruinar o culto para a família.
Quando há algo sobre o que você está irado ou algum conflito que você genuinamente pense que precisa ser comentado, refreie-se.
Claro, se você é claramente o problema e precisa se desculpar, faça isso o mais rápido possível (Mateus 5.
23-24).
Mas se você está furioso por causa de algum erro das crianças ou do cônjuge, refreie-se, isto é, seja tardio para se irar e pronto para ouvir (Tiago 1.
19).
Em oração, abra-se para que Deus exponha a trave nos seus olhos.
Pode ser que todos vocês sejam humilhados e corrigidos, e nenhum conflito seja necessário.
7.
Seja manso e ensinável quando chegar.
Tiago 1.
21, “Recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”.
Ser manso e ser ensinável não é ser ingênuo.
Você tem a sua Bíblia e tem o seu cérebro.
Use-os.
Mas se chegamos irritados e com suspeita da pregação semana após semana, não ouviremos a Palavra de Deus.
Mansidão é uma abertura humilde à verdade de Deus, com o desejo de ser transformado por ela.
8.
Aquiete-se ao entrar na igreja e foque a atenção da sua mente e a afeição do seu coração em Deus.
Salmo 43.
10, “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”.
Ao entrarmos no santuário, “iniciemos a busca por Deus e deixemos a busca por pessoas”.
Achegue-se com uma paixão silenciosa de buscar Deus e o seu poder.
Não seremos uma igreja hostil se formos agressivos em nossa busca por Deus durante o prelúdio e agressivos em nossa busca de visitantes durante o poslúdio.
9.
Pense seriamente sobre o que é cantado, orado e pregado.
1 Coríntios 14.
20, “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
Assim, Paulo diz a Timóteo”, “Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” (2 Timóteo 2.
7).
Tudo que seja digno de ouvir, é digno de ser falado.
Se você presta atenção a como ouve, pense sobre o que você ouve.
10.
Deseje a verdade da Palavra de Deus mais do que deseja riquezas ou comidas.
1 Pedro 2.
2, “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”.
Ao assentar-se quietamente, orando e meditando no texto e nos cânticos, lembre-se do que o Salmo 19.
10-11 diz sobre a Palavra de Deus: “Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos”.
Por John Piper, título original: "Vede como ouvis" - via monergismo.
com; adaptação para o blog: rev.
Ronaldo P MendesPostado porIBAàs18:44 Página inicialAssinar:Postagens (Atom)SeguidoresArquivo do blog

Localização como chegar a Igreja Bíblica de Acaraú