Igreja da Sé, São Luís - MA

Igreja da Sé, São Luiz, MA - - Fundação Joaquim Nabuco Home Igreja da Sé, São Luiz, MA  Virgínia Barbosa Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots.
Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
  Considerado um dos monumentos históricos mais antigos e importantes de São Luís do Maranhão, a Igreja da Sé (ou Catedral Metropolitana) foi denominada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em homenagem a Nossa Senhora, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba.
Essa batalha ocorreu em 1615, onde hoje se localiza a cidade de Icatu e foi um confronto militar importante para acelerar a expulsão definitiva dos franceses do Maranhão.
Conta-se que, nessa batalha contra os franceses, os portugueses estavam em desvantagem quanto ao número de soldados.
Pediram ajuda a Nossa Senhora e foram atendidos.
Por isso, a igreja foi denominada Nossa Senhora da Vitória.
A edificação foi iniciada em 1619 pelo 3º Capitão-Mor Diogo Machado da Costa que, no final do seu mandato, em 1622, a inaugurou.
Quase setenta anos depois, a Companhia de Jesus deu início às obras da igreja de Nossa Senhora da Luz, conforme desenho feito pelo padre Felipe Bertendorf e aprovado por Roma.
A construção ficava próxima à modesta igreja construída pelo Capitão-Mor Diogo Machado e foi concluída em 30 de julho de 1699.
Em 1761, após a expulsão dos jesuítas do Brasil (1759-1760), ficou determinado que os bens daquela ordem religiosa passariam para a Fazenda Nacional e o Colégio e a Igreja de Nossa Senhora da Luz iriam servir de Paço Episcopal e Catedral.
Como a primeira e antiga igreja estava bastante arruinada, a  dos jesuítas tornou-se catedral, deixando de ter como padroeira Nossa Senhora da Luz e passando a ter como titular Nossa Senhora da Vitória.
A antiga igreja foi demolida no ano de 1763.
Durante sua longa existência sofreu reformas, muitas malfeitas, que culminaram com desmoronamento de parte da igreja e sua reconstrução.
Em 1701, restauração do frontispício; 1737: afixação de relógio doado pela Casa da Câmara; 1768: ampliação da capela-mor pelo Cabido; 1851-1927: restauração do assoalho, execução de obras de encanamento para luz de gás hidrogênio; reconstrução da fachada, com o acréscimo da torre norte; colocação de novo piso e nova pintura.
As formas atuais da Igreja da Sé ou Catedral Metropolitana de São Luís do Maranhão é o resultado da reforma ocorrida em 1922.
No período de 1993 a 1996, a 3ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou obras de restauração que recuperaram o ouro primitivo “encoberto por pintura azul e branca que refletem um simbolismo litúrgico muito frequente no barroco luso-espanhol, austríaco e sul-americano em geral”.
A Catedral é tombada pelo Iphan e tem como destaque o altar-mor, do século XVIII, que é considerado um tesouro da arte barroca brasileira.
Recife, 29 de março de 2012.
FONTES CONSULTADAS: IGREJA da Sé ou Catedral Metropolitana.
In: BRASIL.
Ministério do Interior.
Fundação Projeto Rondon.
Monumentos históricos do Maranhão.
São Luís: SIOGE, 1979.
p.
112-115.
  QUEIROZ, Germana Costa.
Igreja Católica e Estado no Maranhão Colonial (1750-1777).
2007.
70 f.
Monografia (Graduação em História) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2007.
RETÁBULO da Igreja de Nossa Senhora da Vitória (São Luís MA).
Disponível em: .
  Acesso em: 29 mar.
2012.
REZENDE FILHO, João Dias.
A Igreja da Sé de São Luís do Maranhão.
Disponível em: .
Acesso em: 28 mar.
2012.
SERRA, Astolfo.
Guia histórico e sentimental de São Luís do Maranhão.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
(Imagens da Terra e do Povo, v.
3).
COMO CITAR ESTE TEXTO: Fonte: BARBOSA, Virgínia.
Igreja da Sé, São Luís, MA.
Pesquisa Escolar Online.
Fundação Joaquim Nabuco, Recife.
Disponível em: .
Acesso em:  26 mar.
2012.
  Busca "Palavra-chave" Busca "A a Z" Atividades Ajuda Escolar Idioma Início Serviços Fundaj Contador Pesquisa Escolar Copyright © 2018 Fundação Joaquim Nabuco.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco

Localização como chegar a Igreja da Sé