Igreja Nossa Senhora do Rosário, Vila Velha - ES

R. Delmar Duarte - Centro de Vila Velha, Vila Velha - ES, Brasil
Vila Velha - ES

- - MENU SITE Abrir Navegação Turismo Atos Oficiais Dicas de visitação De: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer Criado: 20 de novembro de 2013 Convento da Penha É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha.
A origem do culto à Nossa Senhora da Penha teve início em 1558, quando o Frei Francisco Pedro Palácio, vindo de Portugal, chegou em Vila Velha trazendo um painel com a figura da virgem.
Segundo a versão popular, o quadro teria sumido da gruta onde o Frei morava e sendo encontrada em um lugar onde mais tarde seria construído o Convento, no alto de um morro de 154 metros.
A edificação chamada inicialmente de Ermida das Palmeiras foi erguida por volta de 1560.
A pequena capela construída pelo frei Pedro Palácios teve a sua primeira modificação em 1651, a pedido do filho do donatário Vasco Coutinho e outras autoridades da vila que queriam construir um Convento no Espírito Santo, resultando em uma das mais belas construções do Brasil Colonial.
Desde então, o convento já passou por inúmeras reformas.
Localização: Rua Antônio Ferreira de Queiroz.
Área urbana.
Prainha.
Horários de missas: Segunda a sexta-feira: 06h; 07h, 08h, 09h30 e 15h; sábado: 06h, 07h30, 09h, 11h e 15h30; e domingo: 05h, 07h30, 09h, 11h, 14h e 16h.
Mais informações: (27) 3329-0420 Igreja do Rosário É a mais antiga do Estado, sendo o início de sua construção em 1535, logo após a chegada do donatário, sob a forma de capela.
Com a ajuda do jesuíta Afonso Brás e o irmão leigo Simão Gonçalves, recebeu naquela época, o acréscimo de uma nave maior e o nome de Igreja Santa Catarina, sendo depois denominada Igreja do Rosário.
A praça da frente tem palmeiras imperiais e obeliscos em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho e à Nossa Senhora dos Prazeres.
A Igreja do Rosário é um bem tombado pelo “IPHAN” (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), deu-se em 20 de março de 1950.
Localização: Rua Almirante Tamandaré.
Prainha.
Horários: Domingo: 8h e 17h; terça-feira: 19h30; e sexta-feira: 13h30.
Se marcar agendamento com um grupo, a igreja abre para visitação.
Mais informações: (27) 3239-3113 Gruta do Frei Pedro Palácio Trata-se de um vão formado pela natureza embaixo de uma grande pedra situada no sopé da montanha.
Possui aproximadamente 1m de altura em declive a partir da entrada e 3m de extensão com perfeita visibilidade interior.
Segundo alguns historiadores, foi residência do Frei Pedro Palácio por mais de seis anos.
Nela dormia o Frei tendo como travesseiro uma pedra e nada mais, pois fazia parte da ordem viver na mais dura pobreza.
Do mesmo lado e adiante da gruta, está o nicho onde, segundo historiadores, frei Pedro colocava o quadro de Nossa Senhora que trouxera de Portugal, e diante do qual orava com o povo.
Localização: Rua Antônio Ferreira de Queiroz.
Área urbana.
Prainha.
Forte São Francisco Xavier da Barra Anteriormente denominado Fortaleza de São Francisco de Piratininga, ou simplesmente Piratininga ou Forte da Barra, se localiza na base do Morro da Penha, e no sul da barra de Vitória.
Vasco Fernandes Coutinho teria construído uma pequena fortificação em 1535.
Em 1862, foi cedido à Marinha e passou a servir como armazém, e logo após como uma escola de aprendizes de marinheiros, extinta em 1866.
Abriga desde em 1919, o 3º Batalhão de Caçadores, hoje o 38º Batalhão de Infantaria.
Localização: Rua Antônio Ferreira de Queiroz.
Área urbana.
Prainha.
Mais informações: (27) 3229-5117 Igreja Nossa Senhora da Glória Foi construída entre 1900 e 1913 na Barra do Jucu.
Edificada em alvenaria de pedra, a igreja recebeu cobertura de telhas em duas águas, sendo mais alta na nave principal, dotada de forração de madeira e piso de ladrilho cerâmico.
Localização: Praça Pedro dos Santos Valadares.
Barra do Jucu.
Área urbana.
Capela Nossa Senhora dos Navegantes Em alvenaria de pedras, localiza-se num topo de um morro, em frente à praia.
Abriga as comemorações da Festa de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes anualmente.
Localização: Rua Machado Assis, 29 CID da Barra.
Barra do Jucu.
Museu Homero Massena Antiga residência de Homero Massena e sua esposa Dona Edy Massena, que ali viveram até o ano de 1974, ocasião da morte do pintor.
O museu retrata o modo como viveu o artista em sua época.
O interior do museu busca reconstituir o ambiente em que ele trabalhou e viveu: varanda, sala, atelier, quartos, cozinha e banheiro.
Localização: Rua Antônio Ferreira Queiroz, nº 281.
Museu Vale A antiga Estação Pedro Nolasco, localizada ás margens da Baía de Vitória, foi construída em 1927, com o nome de Estação São Carlos.
Em 1935, passou a se chamar Pedro Nolasco em homenagem ao engenheiro que fez parte da história da construção da linha ferroviária que ligava o Espírito Santo ao interior de Minas Gerais.
Localização: Rodovia Alípio Gomes, São Torquato.
Área urbana.
Casa da Memória É uma casa que foi construída no final do século XIX e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura.
Na Casa da Memória há exposição permanente de fotos que tratam do sítio histórico da Prainha e adjacências, resgatando a história e memória do município e do Estado.
Localização: Rua Luciano das Neves com Beira Mar.
Área urbana.
Prainha.
Casa da Cultura A Casa da Cultura localiza-se na Barra do Jucu e abrange um programa de reflorestamento da restinga, através do plantio de espécies nativas.
Na casa encontra-se um viveiro para reprodução dessas mudas.
Localização: Rua Vasco Coutinho.
Barra do Jucu.
Área urbana.
Chocolates Garoto Fundada em 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, sendo seus primeiros equipamentos vindos da Alemanha, mantêm até hoje o seu ideal de fabricar o melhor chocolate.
A fábrica que é instalada no município de Vila Velha desde a sua fundação, muito influenciou na ocupação e no desenvolvimento da cidade e, principalmente, do bairro da Glória, onde está situada.
Além da lojinha, a Garoto possui um programa de visitação do processo de fabricação dos bombons e chocolates e um Centro de Documentação e Memória, ou seja, um museu da Chocolates Garoto, com embalagens e máquinas antigas, utilizadas na produção.
Para visitar o CDM ou a fábrica é preciso agendamento.
Localização: Rua Meyerfreund, Glória.

Localização como chegar a Igreja Nossa Senhora do Rosário