Instituto Cultural do Cariri, Crato - CE

s/n - R. Rui Barbosa - Centro, Crato - CE, Brasil
Crato - CE

Instituto Cultural do Cariri - - Instituto Cultural do CaririRua Rui Barbosa, s/n (Em frente ao Parque de Exposições), Centro, Crato, Ceará.
CEP 63.
100-482.
Telefone (88) 3523-3873 quarta-feira, 11 de janeiro de 2017 Índice das Revistas Itaytera, do Instituto Cultural do Cariri (ICC), por Heitor Feitosa Macêdo (Secretário do Instituto Cultural do Cariri)Índice das Revistas Itaytera, do Instituto Cultural do Cariri (ICC), por Heitor Feitosa Macêdo (Secretário do Instituto Cultural do Cariri)                                                                               Heitor Feitosa Macêdo                                                                              Crato/CE, 27/12/2016        Há 61 anos era lançado o primeiro volume da Revista Itaytera, tendo como principal objetivo a divulgação dos trabalhos dos integrantes do Instituto Cultural do Cariri, o ICC.
         No dia 18 de outubro de 1953 foi fundado o Instituto Cultural do Cariri (ICC), com sede na cidade do Crato, funcionando nas primeiras décadas em casa de um de seus sócios fundadores, o farmacêutico José Alves de Figueiredo Filho.
         A finalidade do referido instituto era promover o estudo das ciências, letras e artes em geral, especialmente o estudo de História e Geografia, assemelhando-se à instituições bem mais antigas, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro, fundado em 1838; o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, instalado em 1862, em Recife; e, principalmente, o Instituto do Ceará, criado em 1887, em Fortaleza.
         Ao que parece, as atividades do ICC concorreram para a disseminação da habitual frase “Crato, cidade da cultura”, que, atualmente, é rebatida por alguns lentes universitários, os quais apontam a disputa entre Crato e Juazeiro do Norte, no começo do século XX, como causa geradora desse discurso de autopromoção cratense[1].
         Em que pese ter havido a dita rivalidade, a intelectualidade no Crato não surgiu com a emancipação política de Juazeiro do Norte, em 1911, mas muito antes, pois no início do século XIX já se observava na pequenina Vila do Crato a propagação de ideias iluministas (igualdade, liberdade e fraternidade), como no ano de 1817, quando fora proclamada a Independência e a República.
         Na mesma vila, no ano de 1855, entrou em circulação o primeiro jornal do Cariri, O Araripe, perdurando por dez anos.
Pela leitura deste hebdomadário, notam-se conteúdos variados, do prosaico ao erudito, demonstrando haver considerável nível de conhecimento entre a população do Crato.
Não foi por mera coincidência que dois de seus redatores/colaboradores, João Brígido e Pedro Théberge, se tornaram sócios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)[2].
         Anos depois, a partir de 1889, na Revista do Instituto do Ceará, em Fortaleza, vê-se diversas matérias de João Brígido e Pedro Théberge publicadas, bem como repetidas menções aos seus trabalhos de pesquisa sobre história, geografia, etnologia, filologia entre outras.
         No final do século XIX e início do seguinte, os escritos de João Brígido, Pedro Théberge, Bernardino Gomes de Araújo e outros viraram alvo dos intelectuais da capital, a exemplo do Barão de Studart e Antônio Bezerra, os quais, liderando a corrente positivista no Ceará, tentaram desqualificar os pesquisadores precedentes.
Inda hoje é corriqueiro no meio universitário considerar as “crônicas do Cariri” como fonte despida da verdade histórica.
         Foi nessa atmosfera de descrédito dado pela porção litorânea do Estado do Ceará que o ICC nasceu no seio do sertão do Cariri, o qual, outrora, havia ocupado a vanguarda nos estudos acerca das origens da população cearense.
         Voltando a atenção ao sócio fundador do ICC, J.
de Figueiredo Filho, sabe-se que seu pai, também farmacêutico, o Zuza da Botica, mantinha o costume de reunir vários intelectuais em seu ponto comercial (Pharmácia Central) para tratar de assuntos diversos sobre o Cariri[3], tendo, inclusive, lançado um livro nesse sentido, intitulado Ana Mulata, no qual podem ser encontradas interessantes crônicas históricas.
Acrescente-se que José Alves de Figueiredo, o pai, em 1924, também restaurou (reativou) o jornal O Araripe de João Brígido dos Santos.
J.
de Figueiredo Filho         Não é difícil imaginar que Figueiredo Filho tenha sido influenciado pelo pai, dando formas mais claras à agremiação que, até então, existia apenas de fato.
         Ao lado de Figueiredo Filho outros intelectuais abraçaram a ideia de criar um sodalício dedicado à produção do conhecimento, fomentando debates e pesquisas.
Assim, também contribuíram para a criação do ICC os médicos Irineu Pinheiro e Raimundo Quixadá Felício; o padre Antônio Gomes de Araújo; o músico do Exército Otacílio Anselmo[4]; o advogado Raimundo de Oliveira Borges; o dono de engenho Celso Gomes de Matos[5]; o técnico em contabilidade Francisco de Sousa Nascimento[6]; o jornalista João Lindemgerg de Aquino; o tenente-coronel Raimundo Teles Pinheiro; etc.
         Nas publicações dos primeiros membros do ICC é frequente a abordagem de temas históricos e, apesar de boa parte dos integrantes do instituto possuir curso universitário, nenhum tinha formação superior em História, até porque este curso só veio a ser criado no Brasil a partir da década de 1930.
         Desta maneira, os padres, advogados, médicos e farmacêuticos foram os responsáveis por tecer os fios da história do Cariri no começo do século XX.
Tratando o assunto com certo rigor, a exemplo do Padre Gomes, muitos fatos históricos puderam ser melhor explicados à luz de novos documentos e interpretações mais adequadas, algumas vezes restaurando as teses dos velhos cronistas caririenses que haviam caído em descrédito.
         Quanto ao nome dado à revista, deve-se a um dos principais rios do Crato, o Itaytera, palavra indígena que quer dizer “rio que corre por entre as pedras”[7], e que, por corruptela, passou a se chamar Batateira.
É um nome bastante emblemático pois em torno deste aquífero pairam várias lendas, provavelmente indígenas, ainda do século XVIII, como a do espírito do Frei Carlos Maria Ferrara que rondaria as suas nascentes; e outra sobre a pedra da Batateira, que corria o risco de desabar, ocasionando a inundação do Crato.
[8] Seu nome de batismo, sem cerimonial religioso, foi lembrança do culto sacerdote – Pe.
Antônio Gomes de Araújo.
O Atual presidente do ICC [Irineu Pinheiro] apadrinhou-o e tomou para si a responsabilidade de justifica-lo.
Não é denominação estranha ao Vale Caririense.
Passemos a palavra ao Dr.
Marcos de Macêdo, através de citação, à página 135, do “Dicionário Geográfico Histórico e Descritivo do estado do Ceará”, do Desembargador Alvaro Gurgel de Alencar:“Uma notável depressão se observa acima da nascente do rio Itaytera, vulgarmente conhecido pelo nome de Batateira, não havendo, entretanto, notícias, de batatas nas margens daquela corrente, que justifique o nome que lhes puseram os primeiros colonos.
É uma corrupção visível do termo – Itaytera, pelo qual os tupis designaram o maior e mais belo manancial do Araripe, e que se decompõe do seguinte modo: Ita, pedra, y ou yg, água, tera, por entre, isto é, água que corre, precipitando-se por entre pedras”É a denominação de amplitude regional.
O Batateira forma dos mais ricos brejos de cana da terra caririense.
Suas águas engrossam o Salgadinho que mais adiante se junta ao Salgado, cujos baixios são verdadeiras forjas de riqueza coletiva da zona sul cearense.
[9]  Na nota explicativa da primeira revista publicada, em 1955, fica explícito que o ICC, enquanto instituição alocada no interior, se propunha a fazer frente à produção intelectual do litoral, sentimento este muito antigo e representativo de um momento em que as duas regiões se rivalizavam com grande desigualdade: “’Itaytera’ quer seu lugar ao sol.
Já passou a época da preponderância absoluta do litoral em todos os setores da vida.
No interior e na região é onde pulsa o verdadeiro coração do Brasil”.
[10] Apesar de a sede ser localizada no Crato, o ICC procurou abranger a região do Cariri, especificando-o, na época do primeiro Estatuto, como sendo o espaço formado por 14 municípios sul-cearenses: 1- Crato, 2- Juazeiro do Norte, 3- Barbalha, 4- Missão Velha, 5- Jardim, 6- Santanópole (hoje, Santana do Cariri), 7- Milagres, 8- Caririaçú, 9- Quixará (hoje, Farias Brito), 10- Araripe, 11- Campos Sales, 12- Assaré, 13- Brejo Santo e 14- Mauriti.
Apregoava a nota explicativa supramencionada que o programa da Revista e do ICC não se restringiria a um regionalismo estreito, mas, ao contrário, pretendia dialogar e interagir com outras regiões, inclusive com aquelas fora do Estado do Ceará.
         Através de mais de 9 mil de páginas escritas na Revista Itaytera, o leitor pode encontrar informações variadas: desde poemas, memórias, cartas, notas bajulatórias; até documentos raros, estudos genealógicos, artigos científicos, etc.
         Inicialmente, a Revista Itaytera tinha um número lançado a cada ano, porém, em alguns períodos a revista deixou de ser publicada, como no ano de 1960.
Também, entre os anos de 1963 e 1964, 1965 e 1966, produziu-se apenas um número por biênio.
Mas o maior intervalo se deu entre os anos de 2001 e 2013, quando não houve nenhuma publicação.
Hoje são 45 números dados aos leitores, de 1955 a 2015         A dificuldade dos meios financeiros para novas publicações bem como a necessidade de se fazer a digitalização de todo o acervo tem tornado esse material cada vez mais raro, e não seria exagero dizer que o mesmo corre o risco de desaparecer a curto prazo, pelo menos os primeiros volumes.
         Por tudo isso, estamos iniciando esta empreitada, tentando preservar a coleção Itaytera, a passos lentos, pois, além de o esforço ser gratuito, é muito cansativo e dispendioso.
Assim, neste momento, tem-se pronta a digitalização de seus índices, de forma a facilitar a pesquisa dos interessados.
         A Revista Itaytera é leitura obrigatória para quem pretende conhecer não só o Cariri cearense e sua gente mas todo o entorno da Chapada do Araripe!          Índice da Itaytera: Número, Ano, Título, Autor e Página NÚMERO 45 – 2001 a 2015 Lista de Cadeiras – Redação, p.
09Cadeiras Vagas desde o Falecimento de Seus Ocupantes – Redação, p.
2560 Anos do Instituto Cultural do Cariri – Redação, p.
27Troncos Petrificados da Bacia do Araripe, Ceará – Benícia de Almeida Dias Honório, José Artur Ferreira Gomes de Andrade e Djalma Mourão Albano, p.
29Pessoas e Lugares, Marco da Memorialística do Cariri – Napoleão Tavares Neves, p.
39O Primeiro Juiz do Ceará: José Mendes Machado, o Tubarão – Heitor Feitosa Macêdo, p.
41O Santo e a Sedição – José Flávio Bezerra de Morais, p.
57Animais Descobertos na Chapada do Araripe – Weber Girão, p.
65Nota à História Política de Lavras: Divergências no Período Oitocentista nas Páginas de O Araripe – João Tavares Calixto Júnior, p.
75Carta a Patativa do Assaré – Edésio Batista, p.
81Coisas de Antigamente – Manoel Patrício de Aquino, p.
85De Bagdá a Arneiroz – Manoel Patrício de Aquino, p.
89Eu Sou do Crato – José Hamilton de Lima Barros, p.
93Palavra Cravada na Alma – Pedro de Araújo Bezerra, p.
99George Gardner e o Cariri – Emerson Monteiro, p.
101Lições – Valeska Sampaio, p.
103Maioridade Penal – Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto, p.
107Padre Cícero: estudos e Ordenação – Anchieta Martinez de Mont’Alverne, p.
111Posse de Pedro Antônio do ICC – Emerson Monteiro, p.
125Riacho da Brígida – José Peixoto Júnior, p.
129Professores recebem Títulos da URCA – Elizangela Santos, p.
133Centenário de Vicente Leite – J.
Lindemberg de Aquino, p.
137Relação dos Presidentes do ICC, de 1953 a 2014 – Redação, p.
141Pedro Patrício, Meu Amigo – Wellington Alves (Tontom), p.
143O destino Acendeu e o Tempo Apagou – Geraldo Ananias Pinheiro, p.
147Jósio Araripe, Meu Irmão – Jales de Alencar Araripe, p.
153Homenagem Póstuma ao Dr.
José Gil de Souza Borges – José Hugo de Alencar Linard Filho, p.
157Aniversário do Jornalista J.
Lindemberg de Aquino – Cícero Magérbio de Lucena, p.
161Crato Turístico – Roberto Jamacaru de Aquino, p.
165Sócios Beneméritos em 2013 – Redação, p.
172Presença do Cariri – Melquíades Pinto Paiva, p.
179Três Crônicas de Francisco Silvino –Francisco Silvino, p.
185Ronaldo Gomes de Matos – José Huberto Tavares de Oliveira, p.
189Inauguração da Nova Sede do ICC – Antônio Vicelmo, p.
191Batalha de Ontem e de Hoje – Enéas Athanázio, p.
193O Calvário de Manoel Vieira – Tadeu Alencar, p.
197Chapada do Araripe – Ebert Telles, p.
201Golpe Militar de 1964 Visto Por Quem Estava Dentro do Palácio do Governo ao Lado de Miguel Arraes – Ivan Rodrigues, p.
203Instituto Cultural do Cariri: Cadeira Delmiro Gouveia (Discurso) – Luiz Gastão Bittencourt, p.
209 NÚMERO 44 ‒ 2000 Editorial – A Direção, p.
11Cartas – Diversos, p.
13Ramiro Maia, O Eterno Livreiro – Napoleão Tavares Neves, p.
18Engenhos de Rapadura do Cariri – J.
de Figueiredo Filho, p.
19A Libertação dos Escravos do Ceará – Armando Lopes Rafael, p.
23Farmácias Antigas – Antenor Barros Leal, p.
27Barbalha de Ontem e de Hoje – Enéas Athanázio, p.
30Décio Teles Cartaxo – apócrifo, p.
32Aprendizes da Vida, Operários do Nada – José Flávio Vieira, p.
35Possessios Mares – Meldrummond, p.
41Seu “Eloia” (Discurso) – Eloy Teles de Morais, p.
43Tudo Ficou na Saudade – J.
Lindemberg de Aquino, p.
47O Estilo José Lins do Rego – Raimundo de Oliveira Borges, p.
51Primórdios do Serrano – Ebert Fernandes Teles, p.
53Emerson Agora é Cidadão Cratense – Redação, p.
57Quem Foi Marcelo Mota Teixeira – apócrifo, p.
59Ceará Reverenciou Centenário de Raimundo Girão – Redação, p.
61Dona Bárbara Pereira de Alencar – Maria Anilda de Figueiredo, p.
66Meu Ceará – Padre Antônio Vieira, p.
67Fundação da Faculdade de Direito do Crato – Raimundo de Oliveira Borges, p.
69Título de Heroína Concedido à Bárbara de Alencar – Armando Lopes Rafael, p.
77Rachel de Queiroz: 90 Anos – K.
Lifa, p.
83Prática Pedagógica Reflexiva – Maria Laudícia de O.
Holanda e Vera L.
G.
Nóbrega, p.
87Rastros de Infância – João Batista Filgueiras, p.
96Cultura e suas Definições – Jurandy Temóteo, p.
103Espaço Terrestre de Gilvan Lemos – Ivanda Maria Martins Silva, p.
113Curso de Formação de Professores – Maria Matias da Silva, p.
119     NÚMERO 43 ‒ 1999 Editorial: O Instituto Cultural do Cariri – Raimundo de Oliveira Borges, p.
11Apresentação de Pedro Araújo Bezerra em sua Posse de Cadeira no Instituto Cultural do Cariri – José Emerson Monteiro Lacerda, p.
15Discurso de Posse na Cadeira Nº 18 – Pedro de Araújo Bezerra, p.
19Os Caminhos da Existência – Pedro de Araújo Bezerra, p.
27Sombra e Luz – José Emerson Monteiro Lacerda, p.
28Saudação de Posse a Olival Honor de Brito na Cadeira Nº 7, do Instituto Cultural do Cariri – Olival Honor de Brito, p.
36Discurso de Apresentação do Livro Memórias/Memoridade – Raimundo de Oliveira Borges, p.
44Estratigrafia e a Paleontologia da Chapada do Araripe – Plácido Cidade Nuvens, p.
51Cidadão Fortalexiense: Padre Antônio Vieira – 75De Kosovo a nossa Casa – Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto, p.
83Um Símbolo da Religiosidade de Jardim – Napoleão Tavares Neves, p.
88Escrever a História – Padre Neri Feitosa, p.
91A Lei dos Royalties do Petróleo – Flamínio Araripe, p.
95Reflexão sobre a Evasão Escolar – Nailée Monteiro de Macêdo, p.
99Frustração Vingada – Miguel Costa Barros, p.
101Crato: 235 Anos – Fabíola Alencar, p.
108Você Sabe o que é Palíndromo? – Rômulo Marinho, p.
111Padre Vieira – José Emerson Monteiro, p.
116Coronel Belém do Crato – José Cláudio de Oliveira, p.
119Dom Vicente de Paulo Araújo Matos In Memoriam – Raimundo de Oliveira Borges, p.
121Posse na Presidência do Conselho de Reitores das Universidades Cearense – Violeta Arraes Gervaiseau, p.
123Três Comentários – Armando Lopes Rafael, p.
128Fundação Pró-Memória de Barbalha Resgata Ponto Turístico – Napoleão Tavares Neves, p.
132Monumento “Fuzilados do Leitão” – apócrifo, p.
134Lygia Ayres de Alencar, Legenda que Desaparece – Napoleão Tavares Neves, p.
135A “Princesa do Cariri” – Raimundo de Oliveira Borges, p.
139O Conto Oral Popular é Literatura? (Um Estudo à Luz de Textos de Leyla Perrone - Moisés) – Flávio Morais, p.
142A profissão Ingrata do Revisor – Amarílio Carvalho, p.
146Passeio – Jurandy Temóteo, p.
149Reforma Ortográfica à Vista – Manoel Patrício de Aquino, p.
159Dez de Abril de Noventa e Nove – José Peixoto Júnior, p.
172Rio da Vida – Simeão Luna Machado, p.
173Tristão – José Everardo Arraes Norões, p.
174Courbet – José Everardo Arraes Norões, p.
175  NÚMERO 42 – 1998 Fórum Hermes Parahyba – Raimundo de Oliveira Borges, p.
05Literatura caririense – Barros Alves, p.
11Novo Livro do Dr.
Raimundo Borges – J.
Lindemberg de Aquino, p.
13Comentários sobre a Bibliografia do Cangaço: Nordeste do Brasil – Melquíades Pinto PaivaPadre Ágio, O Homem que Toca – Professor José Nilton de Figueiredo, p, 21Pioneiras da Mediciana – IInah Soares, p.
26Há 25 Anos Falecia J.
de Figueiredo Filho, p.
Redação, p.
29Araripe na Herlinda – Tadeu Alencar, p.
30Em Volta de Juvenal Galeno – Professor Onacélio Barbosa Santos, p.
36O Centenário de Câmara Cascudo – Francisco de Vasconcelos, p.
44O Casamento da Neta de Chico Preto, p.
46Salve Barbalha Sesquicentenária – Napoleão Tavares Neves, p.
51Meditação – Raimundo de Oliveira Borges, p.
60Frei Agatângelo do Crato (Ambrósio Bezerra Lobo) – apócrifo, p.
63Milagre ou Simples Graça Extraordinária? – Padre Azarias Sobreira, p.
69Crato: Concorrida Vernissage de Edilma Rocha – apócrifo, p.
71Carta – Francisco de Vasconcelos, p.
72Coelho Alves: Curriculum Vitae – Redação, p.
73Meu Paraíso – Audálio Gomes Alves, p.
75Alguns Tipos Populares do Crato – Amarílio Cavalcante, p.
77Dr.
Álvaro Madeira: Descendência Ilustre – apócrifo, p.
80Relação de Nomes de Ruas Aprovadas e Sancionadas no Período de 1990 a 1994 – Redação, p.
81Leis Sancionadas pela Administração Dr.
José Aldegundes Muniz Gomes de Matos no Ano de 1991 – Redação, p.
85Aos Meus Ex-Alunos da Turma de 1941 do Ginásio do Crato – Mons.
Francisco de Holanda Montenegro, p.
89Discurso Lido por Amarílio Cavalcante no Lançamento do Livro Ginásio do Crato, 1941: Sonhos e Saudades – Amarílio Cavalcante, p.
92O Senador Alencar – Nertan Macedo, p.
94“As Quatro Sergipanas” – José Emerson Monteiro Lacerda, p.
99Palavras para Giovani Livônio Sampaio por Luiza Maria Moreira Sampaio – Maria Luiza Moreira Sampaio, p.
102Louvação a Dr.
Borges – Napoleão Tavares Neves, p.
106Esperando Fátima – Wellington Alves, p.
112Dr.
Joaquim Fernandes Teles – Dr.
José de Aguiar Ramos, p.
113Bosquejo para Um Ensaio Biográfico – apócrifo, p.
114Edival Távora, Grande Artífice da História – Cônego Aluízio Rocha Barreira, p.
123Dr.
Edival Távora Presta Contribuição à História – apócrifo, p.
124ICC Encontrando Dificuldades para Sede Própria – Redação, p.
125Academia Caririense de Letras: Um Ano – Redação, p.
125Dr.
Pio Sampaio, Médico ou Anjo? – Napoleão Tavares Neves, p.
126Dr.
Pio Sampaio: Meu Pai por Dr.
Marciano Lima Sampaio, Médico e se Filho Caçula – Marciano Lima Sampaio, p.
128Dr.
Pio por Sua Filha – Lúcia Sampaio, p.
130Meu Pai Pio de Sá Barreto Sampaio – apócrifo, p.
13104 Mandatos Legislativos, Cargos Administrativos e Participação em Sociedades Beneméritas – apócrifo, p.
132Trabalho Publicado – apócrifo, p.
133Necrológio: Principais Mortos do Crato no Ano de 1996 – Redação, p.
133Ilustre Cratense – Luiz da Câmara Cascudo, p.
138Saudação à Academia – Dr.
Marchet Callou, p.
141Nair Silva, Patrimônio do Juazeiro que Desaparece – J.
Lindemberg de Aquino, p.
145Nair Silva, O Meu Adeus – José Nildo Rodrigues, p.
147Dr.
Álvaro Rodrigues Madeira – Amarílio Cavalcante, p.
149Caririense em Destaque: Dimas Macedo – Jornal Notícias/Fortaleza - CE, p.
152Boqueirão de Lavras: Uma Beleza rara – apócrifo, p.
154Dr.
Fábio Esmeraldo – Huberto Cabral, p.
155Faleceu a Poetisa Dandinha Vilar – Redação, p.
156Poder Legislativo: Câmara Municipal do Crato – Redação, p.
157Primeira Imperatriz – Armando Lopes Rafael, p.
159Guerra de Canudos: 100 Anos – Luiz Lorena, p.
160Monsenhor Esmeraldo: O Primeiro Vigário de Juazeiro – Padre Azarias Sobreira, p.
171O Historiador do Cariri – Antônio Martins Filho, p.
178Cariri – Antônio Bezerra, p.
185Discurso – Waldelice Alves Leite, p.
190Ligeiro Perfil de Mons.
Távora – Pinheiro Távora, p.
192Biografia do Mons.
Távora – Hugo Victor Guimarães, p.
193Despedida – Antônio Fernandes Silva, p.
195Pinto Martins: Herói Nacional – apócrifo, p.
199Um Pouco de História – apócrifo, p.
200Escritor Cratense em Academia no Pará – apócrifo, p.
201 NÚMERO 41 – 1997 Editorial – A Direção, p.
03Empossada Nova Diretoria do Instituto Cultural do Cariri – Redação, p.
07Gratidão a Martins Filho – Redação, p.
05 (Obs: há erro de paginação)O Professor Antônio Martins Filho – Raimundo de Oliveira Borges, p.
09Centenário do Dr.
Antônio de Alencar Araripe – Diversos, p.
11Antônio de Alencar Araripe – Raimundo de Oliveira Borges, p.
14Centenário do Dr.
Leão Sampaio – Napoleão Tavares Neves, p.
20Adendo Genealógico – Padre Antônio Vieira, p.
41Centenário do Dr.
Leão Sampaio – J.
Lindemberg de Aquino, p.
41Professor José Huberto Tavares de Oliveira Empossado na Cadeira Nº 10 – Redação, p.
45Apresentação de José Huberto Tavares de Oliveira em sua Posse de Cadeira Junto ao Instituto Cultural do Cariri – José Emerson Monteiro Lacerda, p.
45Instituto Cultural do Cariri Empossa Novo Ocupante da Cadeira Nº 19 – Diversos, p.
6050 Anos da Partida para a 2ª Guerra Mundial – Dandinha Vilar, p.
78Encerrando a Exposição do Crato 97 – F.
Justo Júnior, p.
80Faleceu Ex-Presidente do ICC (Dr.
Nirson Monteiro) – Redação, p.
84Dois Poemas de Edésio Batista – Edésio Batista, p.
86Lei Nº 1.
697/97, de 20 de Maio de 1997 – Raimundo Coelho Bezerra de Farias, p.
89Lei Nº 1.
698/97, e 20 de Maio de 1997 – Raimundo Coelho Bezerra de Farias, p.
90Lei Nº 1.
692/97, de 14 de Maio de 1997 – Raimundo Coelho Bezerra de Farias, p.
91Lei Nº 1.
693/97, de 14 de Maio de 1997 – Raimundo Coelho Bezerra de Farias, p.
92Lei Nº 1.
694/97, de 14 de Maio de 1997 – Raimundo Coelho Bezerra de Farias, p.
92Lei Nº 1.
688/97, de 15 de Abril de 1997– Raimundo Coelho Bezerra de Farias, p.
93Lei Nº 1.
691/97, de 20 de Maio de 1997– Raimundo Coelho Bezerra de Farias, p.
94Lei Nº 1.
695/97, de 14 de Maio de 1997 – Raimundo Coelho Bezerra de Farias, p.
95Saudando Simeão Luna Machado – J.
Lindemberg de Aquino, p.
96Em Circulação o Livro de Monsenhor Montenegro – apócrifo, p.
102Dr.
Gilberto Costa – Amarílio Cavalcante, p.
103Dr.
Francisco Heron de Alencar – apócrifo, p.
107Louvação ao Poeta Noventão! – Napoleão Tavares Neves, p.
112Família Cartaxo (Discurso) – Dr.
Paulo Nertand Cartaxo Esmeraldo, p.
115O Colégio Diocesano do Crato Geo-Diocesano do Crato – Monsenhor Francisco de Holanda Montenegro, p.
125Petrópolis: 3 de Setembro de 1996 – Francisco de Vasconcelos, p.
139Matemática e Poesia – Zênith Feitosa, p.
140Faleceu D.
Letícia Figueiredo Albuquerque – apócrifo, p.
141Animal de Estimação – Raymundo Farias de Oliveira, p.
142Uma Universidade para a Terceira Idade – Cleide Ancilon de Alencar Pereira, p.
144Dr.
Mozart Alencar, Médico e Poeta! – Napoleão Tavares Neves, p.
146Da Chapada do Araripe ao “Minas Gerais” – Edir Meirelles, p.
148Documento Histórico – João Lindemberg de Aquino, p.
151Cariri – Tribuna do Ceará (Jornal), p.
155Perda – Tribuna do Ceará (Jornal), p.
157Três Trovas para Meu Pai Antero Macedo – Odete Macedo, p.
159Magnanimidade do Padre Alencar – Miguel Porfírio Lima, p.
159A Prisão de Dona Bárbara – José Cláudio de Oliveira, p.
161Homenagem – Lúcio Teles, p.
162Adenda – Redação, p.
163Fundação “Martins Filho” & Simpósio Regional – Redação, p.
167De Novo Simpósio & Fundação “Martins Filho” – Redação, p.
181Criação da URCA pelo Governo Estadual – Redação, p.
194Implantação e Instalação da URCA – Redação, p.
205 NÚMERO 40 ‒ 1996 Editorial – A Direção, p.
05Um Centenário: Reunião de Família e de Amigos – José Newton, p.
07Recordando: Bodas de Ouro – José newton Alves, p.
10Cariri Sem Chaminé – Humberto Mendonça, p.
34Juvêncio Barreto, Um Sacerdote Leigo! – Napoleão Tavares Neves, p.
36Família Cartaxo Inaugura Busto do Patriarca no Dia do Município de Mauriti – J.
Lindemberg de Aquino, p.
37Do Instituto Cultural do Cariri ao Povo do Crato – Raimundo de Oliveira Borges, p.
38Literatura Cearense Perde o Escritor Cláudio Martins – Tribuna do Ceará (Jornal), p.
40Prefácio que Não é Prefácio – J.
Lindemberg de Aquino, p.
41Pequena Amostra (Poema) – apócrifo (?), p.
42Faleceu em Fortaleza a Escritora e Jornalista Edmeia Arraes – J.
Lindemberg de Aquino, p.
43Cultura & Cia – Tribuna do Ceará (Jornal), p.
44Zezinho Bezerra, Outro Grande Amigo do ICC que Desaparece – Redação, p.
45“Entre Aspas” – Barros Alves, p.
47Uma Política Agrária para o Município – Iarley de Brito Gonçalves, p.
48A Cidade que Sumiu do Mapa – Audálio Gomes Alves, p.
52Quem Sou Eu? – O Babaçu, p.
56Tila – Simeão Luna Machado, p.
57Velhice.
Quem Disse? – Valdelice Alves Leite, p.
58A História de Minha Terra – Raymundo Farias de Oliveira, p.
59“Peregrino na Caridade” – Mons.
Francisco de Holanda Montenegro, p.
60Dr.
Cêidson de Araújo Rangel, Sangue Novo na Medicina – Napoleão Tavares Neves, p.
63Em Louvor ao Deputado Inocêncio Oliveira – Clêidson de Araújo Rangel, p.
64Prólogo – Antônio Marchet Callou, p.
66O Primeiro Templo Católico do Cariri – Napoleão Tavares Neves, p.
66Para Isabel Cristina – Simeão Luna Machado, p.
71A Visita de Um Compadre – Maria Luiza Linhares, p.
72A Missa do Galo – Maria Luiza Linhares, p.
73Palavras para Você – Maria Luiza Linhares, p.
74Café Purgatório – Francisco de Vasconcelos, p.
76Bilhete – Francisco de Vasconcelos, p.
78O Preconceito no Folclore – Francisco de Vasconcelos, p.
78O Pouco Conhecido “Schindler Católico” – Johannes Schidelho (Traduzido do alemão pelo padre Paulo de Sá Gurgel), p.
89Pau da Bandeira de Santo Antônio – José Peixoto Júnior, p.
91A Festa do Pau da Bandeira, de Barbalha: Esta Manifestação Cultural Pode Ser Transformada em Mercadoria Descartável? – Edvar Costa, p.
93Preservação dos Fósseis do Cariri – Senador Lúcio Alcântara, p.
97Criação da APA – Deputado Rommel Feijó, p.
100Colégio da Imaculada Conceição – Teresinha Novaes Ramalho, p.
109O Turista (Conto) – José Peixoto Júnior, p.
110Monsenhor Montenegro Empossado na Cadeira Nº 9 do ICC (Discurso) – Raimundo de Oliveira Borges, p.
113Substituindo Mons.
Rubens Lóssio no ICC – Mons.
Francisco Montenegro, p.
115Família Lóssio Agradece – José Gondim Lóssio, p.
123Trecho Literário – Guarani Valença de Araripe, p.
125Discurso de Paraninfo – Luiz Lorena, p.
132Documentos Históricos – Dr.
Ebert Fernandes Teles, p.
135Novo e Diferente: Monteiro Lobato Revisitado – Enéas Athanazio, p.
139Fisiocracia – José Emerson Monteiro Lacerda, p.
141Discurso – Raimundo Rebouças de Lima, p.
143Mártires Jardinenses das Revoluções de 1824 e 1832 – Napoleão Tavares Neves, p.
147Cariri em Peso na Consagrada Homenagem a Patativa do Assaré – Redação, p.
150Para a História da Diocese do Crato – apócrifo, p.
151Sacerdotes em Outras Atividades – apócrifo, p.
152Morre Martinho de Luna Alencar – Jornal do Comércio/RJ, p.
153Embolia Pulmonar Mata Presidente da Rádio Tupi – Jornal do Comércio/RJ, p.
156Na Itália, a Morte de um Cratense – Cândida L.
Carneiro, p.
159O Mundo Precisa de Heróis e de Santos – José Renato Nalini, p.
161Crítica Literária: “Prosa Dispersa” – José Newton Alves de Sousa, p.
162“Notícia Bibliográfica e Histórica” – José Newton Alves de Sousa, p.
164Antônio Rubens Soares Chagas – José Newton Alves de Sousa, p.
165Transposição do São Francisco – Deputado Roberto Pessoa, p.
167Aminabad Arruda Campos: Síntese Biográfica – apócrifo, p.
175Os Macacos de Darwin – Mary Schultze, p.
176Crítica Literária: “História de Seu Alencar, Meu Pai” – José Newton Alves de Sousa, p.
180Um Livro Necessário – José Newton Alves de Sousa, p.
181Lei de Incentivo à Cultura Lançada no Crato – Redação, p.
183Chama – Redação, p.
184Proposta – Tribuna do Ceará (Jornal), p.
184Reprodução: A Única Entrevista de Lampião, Concedida ao Médico Otacílio Macedo, Perfil Exato do Cangaceiro – Otacílio Macedo, p.
185Vicente Leite – Diário do Nordeste (Jornal), p.
189Sinhá D’Amora – Jornal da Fundação Cultural de Fortaleza, p.
192Homenagem à Barbara de Alencar – apócrifo, p.
194Luciana Barbosa Nobre – Jornal da Fundação Cultural de Fortaleza, p.
195A Grande Arte de Walderêdo Gonçalves – O Povo/Fortaleza (Jornal), p.
197Poetisa Dandinha Vilar Lança Livro em Festa Literária no Crato – Redação, p.
202  NÚMERO 39 ‒ 1995 Editorial – Diretoria, p.
05Alexandre Arraes: Cidadão Exemplar – Raimundo de Oliveira Borges, p.
07José Bezerra de Menezes – J.
Lindemberg de Aquino, p.
11Alexandre Arraes – J.
Lindemberg de Aquino, p.
13José Bezerra de Menezes, no Centenário de sua Existência – Elias Rodrigues Sobral, p.
14Durma em Paz, Meu Pai – Coronel Humberto Bezerra, p.
18Honrando o Legislativo – Alacoque Bezerra, p.
21Temos Saudade (Discurso) – Ex-governador Adauto Bezerra, p.
25José Bezerra de Menezes – Deputada Gorete Pereira, p.
29Centenário do Dr.
Otacílio Macedo (Discurso) – Joaryvar Macedo, p.
31Recebendo Emerson Monteiro no ICC 9Discurso) – Dr.
Raimundo de Oliveira Borges, p.
35O Padre Antônio Gomes – apócrifo, p.
41José do Vale Arraes Feitosa, Cidadão Cratense (Discurso) – Antônio Luís Barbosa Filho, p.
65A Honra ao Mérito – Hermógenes Teixeira de Holanda, p.
681911: O Padre Cícero e Antônio Luís – J.
de Figueiredo Filho, p.
70Sobrevivente da Insurreição Acreana em Crato – J.
de Figueiredo Filho, p.
73A Flora e a Fauna à Sombra da Braúna – José Peixoto Júnior, p.
76Memória: Xavier de Oliveira – Revista da Academia Cearense de Letras, p.
78200 Anos do Senador Alencar (Discurso) – José Ribamar Sampaio Pinto, p.
80Estudos Regionais – Dr.
Napoleão Tavares Neves, p.
82A Chapada do Araripe e o Cariri – Napoleão Tavares Neves, p.
85Era Jardinense a Viscondessa do Jaguaribe – Napoleão Tavares Neves, p.
89Setecentos Anos! – Frei Agatângelo do Crato, p.
91Origem da Linguagem – Padre Antônio Vieira, p.
95Gritos Históricos e Gritos Histéricos – apócrifo, p.
97Exaltação a Milagres – Audálio Gomes Alves, p.
100Assembleia Legislativa de Pernambuco: Pesar – Deputado Paulo Afonso Cintra, p.
108Prefaciando Novo Livro de Dandinha Vilar – J.
Lindemberg de Aquino, p.
111A Sinfonia de 1994 – Raymundo Farias de Oliveira, p.
113Encontro com Xidich: Narrativas Populares e Religiosidade – Francisco de Assis Sousa, p.
114Leis Históricas do Crato – Antônio Primo de Brito, p.
118ICC Faz Convênio para Desenvolver Artes Culturais – Redação, p.
123Separatismo – Iara de Araújo Mourão, p.
124Realce de Um Renascer – Valdelice Aleves Leite, p.
125Dr.
Antônio Lyrio Callou, Legenda Médica do Cariri – Napoleão Tavares Neves, p.
1227Assim Começa Uma Guerra (Pesquisa) – Dr.
Napoleão Tavares Neves, p.
129Notas Cronológicas – Luiz Ayres de Alencar, p.
131Eminentes Filhos de Juazeiro do Norte – Elias Rodrigues Sobras, p.
138O Armando Falcão que Eu Conheci – José Vasconcelos (Murici), p.
140Comunicado – José Adirson de Vasconcelos, p.
142Visconde de Saboya – Dagmar Aderaldo Chaves, p.
143Poesias – Zenith Feitosa, p.
146Lembrando o Tetra – Simeão Luna Machado, p.
154A Chuva no Ceará – José Carvalho, p.
155Os Açudes – José Carvalho, p.
156Marcos de Macêdo – J.
Lindemberg de Aquino, p.
157O Padre Marcos – Esmaragdo de Freitas, p.
161Dia da Criança – Mariza Abath, p.
172Será? – Mariza Abath, p.
174O Retirante – Mariza Abath, p.
175Mensagem de Natal – Mariza Abath, p.
176Precisei Falar com Deus – Mariza Abath, p.
177Documentando – Redação, p.
179Poemas, Cândida L.
Carneiro – 182Campo da Juridicidade – Manoel Soares Martins, p.
190Vamos Pagar para Ver – Ariovaldo Carvalho, p.
195Unifor, 21 Anos – Herbert Aragão, p.
198Bruno Pedrosa e Mury – Antônio Carlos Vilaça, p.
200Telecartas – J.
Lindemberg de Aquino, p.
202Dom Pedro II Versus José de Alencar – Alfredo Arraes Alencar, p.
207Professor Filgueira – Francisco Aderson Vieira, p.
207Poemas – Dandinha Vilar, p.
209Na Reabertura do Seminário do Crato – Raimundo de Oliveira Borges, p.
213Mensagem a Meu Pai – Mirna Macêdo, p.
217Os 90 Anos do Rotary – José Humberto de Mendonça, p.
218Fada Encantada – Correia Coelho, p.
220Conto de Natal – Emídio Macedo Lemos, p.
221Crato Vai Celebrar Centenário de José Horácio Pequeno – Redação, p.
227 NÚMERO 38 ‒ 1994 Itaytera em Marcha – Editorial, p.
03Maioridade: Tomo I, Marcando Sucesso Editorial – Redação, p.
04150 Anos do Padre Cícero Romão Batista – Redação, p.
05Pe.
Cícero Romão Batista: Ligeiros Apontamentos Biográficos – Redação, p.
06Acontecimentos da História de Juazeiro – apócrifo, p.
07O Bispo e os Fenômenos de Juazeiro – Geraldo Menezes Barbosa, p.
08Frases e Preceitos do Padre Cícero – apócrifo, p.
12Padre Cícero, Santo do Nordeste – José Cláudio de Oliveira, p.
13A Morte do Padre Cícero: Um Dia de Comoção Popular – J.
C.
Alencar Araripe, p.
15O Trabalho (Poema) – Dr.
Mozart de Alencar, p.
26O Vulto (Poema) – Cícero Jorge de Carvalho (Joca), p.
27Erisvalda (Poema) – Cícero Jorge de Carvalho (Joca), p.
27Saudade (Poema) – Cícero Jorge de Carvalho (Joca), p.
28Nosso Clube Rotário (Poema) – Francisco de Assis Clementino Ferreira, p.
28O Pau da Bandeira (Poema) – Simeão Luna Machado, p.
29Velha Mangueira (Poema) – Simeão Luna Machado, p.
31Dr.
Emídio Lemos Empossado na cadeira 17 do ICC – Redação, p.
32Padre Lauro Pita – Redação, p.
48O Padre Artur Redondo S.
J.
– Vinicius Barros Leal, p.
49Elói Pereira Bezerra: Um Herói dos Sertões Nordestinos – José de Alencar Bezerra, p.
52Cláudio Martins – Núbia Ribeiro, p.
56Quatro Rolins – Dimas Macedo, p.
61O Pernambucano Sílvio Júlio – Francisco de Vasconcelos, p.
69Morrem dois Insignes Escritores Cearenses – Redação, p.
76O Tambor: Dança Típica -  Martins D’Alvarez, p.
77Lembrando Edigar de Alencar – Eduardo Campos, p.
78Cinquentenário de Ordenação do Pe.
Ágio Augusto Moreira – apócrifo, p.
81“Noites de Lua Cheia”: Livro de Emerson Monteiro – Redação, p.
82Escritor Jurandy Lança Mais Um Livro no Crato – Redação, p.
82O Intelectual José Peixoto Júnior Aplaude “Itaytera” 92 – Napoleão Tavares Neves, p.
83Alexandre Arraes: Centenário de Nascimento – Redação, p.
83Documentando: Joaquim Citó e Antônio Lins, Cidadãos Cratenses – Redação, p.
84Bruno Pedrosa: “.
o Sertão a Mury” – Arsitélio Andrade, p.
88Perfil Artístico-Cultural do Caririense – Napoleão Tavares Neves, p.
94Histórias de Um Tempo de Gente Alegre – Nertan Macedo, p.
107Zé Borrego: Um Cadéver Invisível – apócrifo (?), p.
108Memorandum Contra o Calote – apócrifo (?), p.
109Corajoso, Mas Muito Sem Vergonha – apócrifo (?), p.
110O Carto de Minha Infância – Senador Fernandes Távora, p.
111Sombras e Luzes – Valdelice Alves Leite, p.
120A AFAC é uma Realidade – Wellington Alves, p.
122Um Lugar Chamdo Planeta – Mariza Abath, p.
124Celso de Oliveira, Meu Pai – Mariza Abath, p.
125Histórias da Capela de São Sebastião do Riacho Seco – Valdelice Cartaxo Pinheiro, p.
127O Banco Provincial do Ceará – José Cláudio de Oliveira, p.
133Testamento do Senador Alencar – José Bonifácio de Sousa, p.
135Caxias e a Integridade Nacional – Eduardo bezerra neto, p.
139Tipos Populares – Emerson Monteiro, p.
150Fortaleza, Meu Amor – Lustosa da Costa, p.
153 NÚMERO 37 ‒ 1993 Instalada de Forma Solene a Fundação J.
de Figueiredo Filho – Redação, p.
02Itaytera, Mais Uma Vez – Editorial, p.
03José de Figueiredo Filho e o Crato – Raimundo de Oliveira Borges, p.
05Realizado o 16º Festival Regional do Folclore – Redação, p.
09Ao Receber a Medalha Clovis Beviláqua (Discurso) – Raimundo Oliveira Borges, p.
11Documentando: Município de Santana do Cariri com Novos Distritos – Redação, p.
17Um Novo Amor – Audálio Gomes Alves, p.
20Novo Cidadão de Barbalha – Dr.
Jacio Sampaio, p.
21Alexandre Arraes: 50 Anos Depois – J.
Lindemberg de Aquino, p.
24Uma Lágrima e nada Mais – Ildebrando de Barros Primo, p.
29A Noite – Hildebrando de Barros Primo, p.
30Oração à Cana – Carlos Henrique Costa de Albuquerque Maranhão, p.
32Oração de Agradecimento – José Newton Alves, p.
3310 Poesias de Dandinha Vilar – Dandinha Vilar, p.
36Que Viva a URCA – Emerson Monteiro Lacerda, p.
41Uma Família a Serviço do Bem – José de Alencar Bezerra, p.
43Discurso em Conceição – Cleidson de Araújo Rangel, p.
455 Sonetos de Zênith Feitosa – Zênith Feitosa, p.
48Dois Grandes Filhos do Crato: Os Irmãos Denizard e Nertan Macedo – Denizard Macedo, p.
51O Centenário de Um Livro Triste – Raimundo Farias de Oliveira, p.
58Relembrando o Crato (Poema) – Simeão Luna Machado, p.
61A Farinhada (Poema) – Simeão Luna Machado, p.
63Para Raquel: Nos seus 15 Anos – Simeão Luna Machado, p.
65Voltando às Origens: Triste Lembrança – Simeão Luna Machado, p.
66Nossa Casa: S.
O.
S.
Araripe – Simeão Luna Machado, p.
67Viagem ao Cariri – Cândida L.
Carneiro, p.
68A Ana Maria – Cândida L.
Carneiro, p.
70 (Obs: erro de paginação)Meus Anseios – Cândida L.
Carneiro, p.
72Grata mensagem – Cândida L.
Carneiro, p.
73Os Caminhos da Arte e as Tarefas do Artista – Plácido Cidade Nuvens, p.
75Conselheiro Tristão entre as Ruas do Crato – Redação, p.
88Conselheiro Horácio do C.
E.
E.
– Mons.
Francisco de Holanda Montenegro, p.
89Mons.
Francisco Rodrigues Monteiro: “O Homo Dei” – Raimundo de Oliveira Borges, p.
95O Apóstolo do Nordeste: Nascido em Sobral Pode Tornar-se o Primeiro Santo Genuinamente Brasileiro – Marcia Gurgel, p.
97Padre Antônio Vieira: 50 Anos de Sacerdócio – Marliana Lima, p.
102Monsenhor Antônio da Silva Távora Ganha Nome de Rua – Redação, p.
106Apresentando o Livro ‘O Caso Bagé” – J.
Lindemberg de Aquino, p.
107Reflexões sobre O Menor Abandonado – Gláucia de Melo Barreto, p.
111Apresentação do Terceiro Volume de “Os Capuchinhos na Bahia” – Frei Ambrósio Lobo, p.
113Crato: Ontem e Hoje – Maria Iara de Araújo Mourão, p.
115J.
Lindemberg de Aquino Eleito Sócio Correspondente do “Instituto do Museu Jaguaribano” de Aracati – Redação, p.
119Vicente Leite – Raimundo de Oliveira Borges, p.
121A Criação da Vila de Aracati e a Praça Cruz das Almas – Hélio Ideburque Leal, p.
124D.
Pedro II – Alfredo Arraes, p.
129Câmara Cascudo e o Conde D’Eu – Francisco de Vasconcelos, p.
137Itinerário da Amizade – Valdelice Alves Leite, p.
146Pedrosa: “Sou Um Artista no Mercado” – A.
Almeida Brandão, p.
251Pedrosa: Do Gosto da Linha ao Encontro da Cor – Mário Nunes, p.
155Resposta a Uma Enquete: “Influência do Crato na História da Educação no Cariri” – Mons.
Francisco Holanda Montenegro, p.
157Réquiem para Arimathéa – Notícias Acadêmicas/Teresina/PI (Jornal), p.
163Projeto: “S.
O.
S.
Chapada do Araripe” – Jefferson Albuquerque Júnior, p.
165O Patriarca da Independência – Antônio Assumpção, p.
172Quintino Cunha, Poeta e Repentista – Dagmar Chaves, p.
180Dom Newton Holanda Gurgel: 4º Bispo Diocesano do Crato – Redação, p.
185Evocando a Figura do General Raimundo Teles Pinheiro – Antenor Gomes de Barros Leal, p.
187Agradecimentos da Família Teles Pinheiro (Discurso) – Dra.
Eunice Ulisses Cartaxo Peixoto Maia, p.
196“O GRUTAC” e o Cine Teatro Municipal – Amarílio Carvalho, p.
198Cariri Preocupado com o Futuro da Universidade – Redação, p.
200   NÚMERO 36 ‒ 1992 Editorial – A Direção, p.
023 Décadas a Serviço de Deus – J.
Lindemberg de Aquino, p.
03Poetas Cratenses Lançam Livros – Redação, p.
05Florival Matos (Falecimento) – Redação, p.
05Joaquim Alves de Oliveira (I) – João Hipólito de Oliveira, p.
06Joaquim Alves de Oliveira (II) – João Hipólito de Oliveira, p.
06Ser Médico – Pedro Bandeira, p.
10Juazeiro – Newton Pedrosa, p.
11F.
S.
Nascimento: O Crítico – Ribeiro Ramos, p.
13A Botija do Coronel – Audálio Gomes Alves, p.
15Ginasianos de 41 Celebram Jubileu – Redação, p.
20Boqueirão de Lavras: Um Oásis da Natureza no Sertão Cearense – Luís Carlos Augusto, p.
22Aniversário – José Peixoto Júnior, p.
24Lançamentos Literários – Redação, p.
25Monsenhor Feitosa Lança Mais Um Livro – Redação, p.
27Notícias Culturais: Um Jornal Dedicado à Cultura – Redação, p.
27Os Papas na História – A Verdade/Baturité (Jornal), p.
28A Violência e a Fome – Raimundo de Oliveira Borges, p.
29O Estilo de José Lins do Rego – Raimundo de Oliveira Borges, p.
31Bruno Pedrosa: Artista Cearense Internacional – Luigi de Micheli, p.
32Rio Salgado (Poema) – Hilne Costalima, p.
34Poesias – Frei Agatângelo de Crato, p.
35Poemas – Audálio Gomes Alves, p.
39O Mártir do Caldeirão – Raimundo de Araújo, p.
48Nova Olinda: Resumo Histórico – Moacyr Gondim Lóssio, p.
51Por que a Opção entre a República e a Monarquia no Plebiscito de 1993? – Alfredo Arraes, p.
52Reflexões sobre o Menor Abandonado – Gláucia de melo Barreto, p.
55Crato com Novo Distrito: Padre Cícero – Redação, p.
57Poesia e Fetiche – Francisco de Vasconcelos, p.
59Evolução da Medicina do Cariri Através dos Tempos – Napoleão Tavares Neves, p.
63Registrando um Evento – José Olympio da Rocha, p.
72Documentando – José de Alencar Bezerra, p.
73Mauro Benevides na Academia de Letras – Napoleão Tavares Neves, p.
74Transformações – Emerson Monteiro, p.
76Centenário do Dr.
Antônio Fernandes Teles – Mons.
Francisco de Holanda Montenegro, p.
77Bárbara Pereira de Alencar (D.
Bárbara do Crato) – Luís Wilson, p.
79Gualter Martiniano de Alencar Araripe (O Barão do Exú) – Luís Wilson, p.
88Instituto Eco-Cultural Professor Antônio Martins Filho – José Nilton de Figueiredo, p.
90Homenagem Póstuma ao Zé Nilo – Simeão Luna Machado, p.
95Romance de Bárbara, Lançado pelo ICC e URCA – Promoção do ICC, p.
96Ele Quis Plantar Trigo no Crato – J.
Lindemberg de Aquino, p.
101Letras do Cariri Perdem Mons.
Raimundo Augusto – Redação, p.
103Intelectual Cratense Homenageado em Salvador/BA – Redação, p.
104 NÚMERO 35 ‒ 1991 Editorial – João Lindemberg de Aquino, p.
03Falece Jefferson de Albuquerque, ex-presidente do ICC – Redação, p.
05Três Poemas de Jefferson de Albuquerque – Jefferson de Albuquerque, p.
14Perda de Joaryvar Macedo Abre Lacuna na Literatura do Cariri – Redação, p.
16Secretário de Cultura do Governo Gonzaga Mota Morre de Câncer – Redação, p.
16Câncer Mara Ex-secretário Estadual Joaryvar Macedo – Tribuna do Ceará, p.
17Falecimentos – A Tarde/Salvador (Jornal), p.
18Falecimento do Historiador Cearense – Tribuna da Bahia (Jornal), p.
19Joaryvar Macedo: A Escola e o Historiador – O Povo, p.
19Adeus a Joaryvar – Aleixo Leite Filho, p.
21Morreu o Fundador do ICVC – Raimundo Aragão, p.
22Joaryvar Macedo – Jornal Informativo da Casa do Ceará em Brasília, p.
25Síntese Autobiográfica – Raimundo de Oliveira Borges, p.
26Transmitindo a Presidência da ACC – José Humberto de Mendonça, p.
28Pedro Machado Pierre – Simeão Luna Machado, p.
33Dois Poemas – Francisco Neto Borges Reis, p.
38Documentando II – José de Alencar Bezerra, p.
40O Padre Vieira e as Letras Cearense – Raimundo de Oliveira Borges, p.
42Perfil Histórico-Religioso da Serra Talhada – Luiz Lorena, p.
44Flagrantes da memória Cratense – Emerson Monteiro, p.
55Preito de Saudade – Audálio Gomes Alves, p.
57Novo Livro de F.
S.
Nascimento Bem Recebido – Geraldo Fontenele, p.
60F.
S.
Nascimento e o Descaso Cultural – Eduardo Campos, p.
60Apologia de Augusto dos Anjos e Outros Estudos – Barros Alves, p.
61Cinco Sonetos – Dandinha Vilar, p.
645 Sonetos – Zênith Feitosa, p.
67Engenho de Bois (Poema) – Napoleão Tavares Neves, p.
70Crato Ontem e Hoje – Maria Iara de Araújo Mourão, p.
73O Ceará Perde Reinaldo Carleial – Napoleão Tavares Neves, p.
75Filho de “Luiz Padre” no Congresso Nacional – Napoleão Tavares Neves, p.
77Trovas – Correia Coelho, p.
78D.
Leopoldina, Nossa Primeira Imperatriz – Armando Lopes Rafael, p.
80Ocara: Um Cemitério que não Morre – Martine Kunz, p.
83Prefeitos de Juazeiro do Norte – Geraldo Menezes Barbosa, p.
94Centenário do Dr.
Raimundo de Norões Milfont – J.
Lindemberg de Aquino, p.
97Apresentação – J.
Lindemberg de Aquino, p.
98Personalidade do Povo de 1991 – José Cláudio de Oliveira, p.
101Revista Itaytera em Baturité – A Verdade/Baturité (Jornal), p.
103Cenas de Waldemar Garcia – O Povo/Fortaleza (Jornal), p.
109Mouros e Cristãos – Francisco Vasconcelos, p.
110Os Barões do Crato e do Icó – J.
Marcelo de Alcântara Pinto, p.
117Lampião e Maria Bonita – Eurico Rocha, p.
125Aracati: Um Patrimônio Ameaçado – Hélio Ideburque Carneiro Leal, p.
129 NÚMERO 34 – 1990 Dr.
Raimundo de Oliveira Borges: Novo Presidente do ICC – Redação, p.
02Vai Ser Criado o Dia do Autor Cratense – Redação, p.
02Editorial – apórifo, p.
03A Ausência de Uma Política Cultural – apócrifo, p.
04URCA em Grande Atividade – apócrifo, p.
04Ensino da História Local nas Escolas: Nada Feito – apócrifo, p.
05Letras do Cariri Perdem o Jornalista José de Brito – apócrifo, p.
05A projeção do Instituto Cultural do Cariri – Raimundo de Oliveira borges, p.
06Mensagem do Congresso Sem Poesia aos Intelectuais do Brasil – Redação, p.
08O Mendigo e o Paralítico -  Ildebrando Rodrigues de Barros Primo, p.
10Academia de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro – Redação, p.
11O Cariri na História Nacional – José de Brito Filho, p.
12Primeiro Vigário do Crato – Pe.
Antônio Gomes de Araújo, p.
13O Zebu e seus Mestiços (Híbridos) – Solon Pinheiro Teles, p.
15Museu da rapadura ainda nos Planos do ICC – Redação, p.
16ICC Perde Nertan Macêdo – Redação, p.
17Morre no Rio o Escritor Nertan Macêdo – O Povo (Jornal), p.
18Nertan Macêdo Morre no Rio -  Estado de São Paulo (Jornal), p.
19Voz Alheia – Hélio Fernandes, p.
20Fatos, Ações e Reações – Geraldo Fontenele, p.
21Luzes da Cidade: Tempos de Contar – G.
de N.
(?), p.
22Morte de Nertan Macêdo Enche de Luto o Cariri – Tribuna do Ceará (Jornal), p.
22Porta de Academia – Moreira Campos, p.
23Faleceu Ontem no Rio o Jornalista Nertan Macêdo – Tribuna do Ceará (Jornal), p.
24Nertan Macêdo: Homenagem – O Globo (Jornal), p.
24Dr.
Emídio Lemos Substituirá Nertan Macêdo – Redação, p.
24Posse na Cadeira Nº 12 do Instituto Cultural do Cariri – Jefferson de Albuquerque e Sousa, p.
25Saudando Dr.
Araújo Ribeiro – Raimundo de Oliveira Borges, p.
26General Raimundo Teles Pinheiro – Antônio de Araújo Ribeiro, p.
31Prefeitura de Juazeiro do Norte Inaugurou Polo Cultural – Redação, p.
38Biblioteca Pública do Crato Completa Meio Século – Redação, p.
38URCA Desenvolve Intensa Atividade – Redação, p.
38Uma Heroína Cearense: D.
Ana Triste – João Batista Perdigão de Oliveira, p.
39Os Antigos Caldas e seus Descendentes – Reinaldo Carleial, p.
45Biblioteca de Hermógenes Martins para o ICC – Redação, p.
51ICC Vai Comemorar Centenário de Celso Gomes de Matos – Redação, p.
52Primeira Viagem de Sinhô Pereira e Luiz Padre, do Nordeste para Goiás, p.
53Lembranças e Formaturas do ABC – Diversos, p.
56Mais Um Personagem na Tragédia de Guaribas – Napoleão Tavares Neves, p.
57José Geraldo da Cruz: Centenário de Nascimento – Raimundo Araújo, p.
59Benedito Teles: 100 Anos – Redação, p.
60Monsenhor Pedro Rocha: Um Homem a Serviço – Joaryvar Macedo, p.
61Agradecimento – Simeão Luna Machado, p.
66Raimundo Girão: As Origens do Nosso Relacionamento – Antônio Martins Filho, p.
67Chevalier – F.
S.
Nascimento, p.
72Despedidas – Mons.
Francisco de Holanda Montenegro, p.
73Oração Gratulatória no Centenário de Nascimento de Mons.
Joviniano Barreto – Raimundo de Oliveira Borges, p.
77Elevador Saraiva: Ideia de Mais de 30 Anos – Bruno de Menezes, p.
80Centenário de Soledade Macedo – Vicente Favela Filho, p.
81Em Circulação o Novo Livro de Joaryvar Macedo – Redação, p.
83Coronel Gonçalo Teles, Figura de Nosso Passado Político – Joaryvar Macedo, p.
84Considerações sobre a Psico-Sociologia da Comunicação – Francisco de Vasconcelos, p.
89Essas Crianças – Aldenor Benevides, p.
99Oceanografia Literária – Waldemar A.
Pereira, p.
100“Homem ao Mar”: Novo Livro de Audálio Gomes Alves – Valdelice Alves Leite, p.
101Plano Collor – Audálio Gomes Alves, p.
102No Lançamento de “Império do Bacamarte”, de Joaryvar Macedo – J.
Lindemberg de Aquino, p.
103A Década de 90 – José Peixoto Júnior, p.
106Os Peixoto Luna – José Peixoto Júnior, p.
107Napoleão Tavares Neves – Reinaldo Carleial, p.
109Seca Verde – Jefferson de Albuquerque, p.
110Os Anicetos – Emerson Monteiro, p.
111Quatro Sonetos de Zênith Feitosa – Zênith Feitosa, p.
113Ensaio Mínimo – Dimas Macedo, p.
115Poetas do Ceará – Manoel Monteiro, p.
117Posse na Academia de Odontologia – Fátima Lemos Alves, p.
120Corrigindo Falhas – Virgílio Caixeta Arraes, p.
122Maria do Socorro Alencar: Flor Esmagada por Uma Selva de Pedra – José de Alencar Bezerra, p.
123Documentando – José de Alencar Bezerra, p.
124Centenário do Jornalista Bruno de Menezes – Redação, p.
130Documentos para a História de Missão Velha – João Bosco André, p.
131Água de Coco Ajuda Ceará a Aumentar Rebanho de Caprino – Flamínio Araripe, p.
135Quadras Ecológicas – Marchet Callou, p.
137Rolinha Fogo-Pagou – Antônio Marchet Callou, p.
138Principais Jornais Editados no Cariri – Geraldo Menezes Barbosa, p.
139Fundação Cultural J.
de Figueiredo Filho – Redação, p.
142Caririaçu, por mim cognominada “Metida à Suíça Cearense” – Aldenor Benevides, p.
143Pensamentos e Sonetos – Almira Saldanha, p.
144Contraste e Grito de Alerta (Poemas) – Diversos, p.
145Seu Mundo e Paz (Poema) – apócrifo (?), p.
146Brasil: 1993, Monarquia ou República? – Armando Alexandre dos Santos, p.
147ICVC Comemora 16 Anos – Redação, p.
151A Serra de São Pedro Produz Uvas – Aldenor Benevides, p.
152Sonetos – Ulisses Lustosa, p.
153Preserve o Planeta Terra – Paulo Viriato Costa, p.
153Saudação ao Príncipe Dom Bertrand – Aguinaldo Carlos de Sousa, p.
1573 Poemas de Correia Coelho – Correia Coelho, p.
159Viúva de General Teles Doa Livros à Biblioteca do ICC – Redação, p.
161Mons.
Montenegro Faz Pesquisas – Redação, p.
161À Memória de Dario – J.
B.
de Brito, p.
162O Ouro no Cariri – José Peixoto Júnior, p.
163Justa Homenagem ao Padre Antônio Gomes de Araújo e a Antônio de Alencar Araripe – Redação, p.
172Quando o Trabalho pelo Idealismo, Mais Projeta e Valoriza o Homem – apócrifo (?), p.
175Uma Grande Perda – Dutra de Oliveira, p.
179Cego Aderaldo: Canto e Dor na Ferida Nordestina – Flávio Paiva, p.
180O Cantador de Viola e Guerrilheiro da Seringa – Apóstrofo (?), p.
185Crato – Pedro Bandeira, p.
186Repercute Criação da Fundação Cultural J.
de Figueiredo Filho – Redação, p.
187O Último Discurso de Juarez Ayres de Alencar no Nordeste – Napoleão Tavares Neves, p.
188Aos Colegas de 38 – Juarez Ancilon Ayres de Alencar, p.
189Figuras que o Crato não Esquecerá – J.
Lindemberg de Aquino, p.
191“Carrossel Europeu” no Carrossel da Vida – Valdelice Alves Leite – 196Livro do Padre Vieira Lançado na URCA – Redação, p.
202 NÚMERO 33 ‒ 1989 Itaytera, 33 Anos – Editorial, p.
03Cariri Perde Antônio de Alencar Araripe – Redação, p.
05Faleceu o Padre Antônio Gomes – Redação, p.
13A Sedição de Juazeiro – Eneida Figueiredo Araripe, p.
15ICC e Rotary Prestaram Homenagem a Patativa do Assaré – Redação, p.
30Diocese do Crato: 75 Anos – Redação, p.
31Transladados Restos Mortais do Bispo Dom Francisco Pires – Redação, p.
33Várzea Alegre, seus Primeiros Passos – Oliva Ribeiro Luna, p.
34Poetas Cratenses – Redação, p.
44Poeta Jardinense – J.
Lindemberg de Aquino, p.
46Saudação – Dr.
Napoleão Tavares Neves, p.
47Virgílio Arraes: Carta do Pe.
Francisco Arraes – Pe.
Francisco Arraes, p.
56Faleceu o Escritor Gustavo Augusto Lima – Redação, p.
61Teresina Ano Vinte e Cinco – Francisco de Vasconcelos, p.
62Cobras: A Vida no Sertão – Antenor Gomes de Barros Leal, p.
753 Mensagens – Valdelice Alves Leite, p.
82Enterrando os Meus Mortos – José de Alencar Bezerra, p.
85Aniversário – Simeão Luna Machado, p.
92Meu Sabiá – Simeão Luna Machado, p.
92Documentos para a História de Missão Velha – João Bosco André, p.
93A Nova Constituição e a “Vacatio Leges” em Matéria Tributária – Dr.
Luís Otávio Brígido Memória, p.
95Inaugurando o Centro de Pesquisas Paleontológicas da Chapada do Aararipe – Redação, p.
97Cearense de Missão Velha Lança Livro em São Paulo – J.
Lindemberg de Aquino, p.
99Mordomias – Raymundo Farias de oliveira, p.
102Wellington Alves Lança Livro em Crato – Redação, p.
104Escritor Denuncia: Estão Destruindo a Autenticidade do Caldeirão – Redação, p.
108Recebendo Meu Filho na Academia – Aluísio Napoleão, p.
109Leão Sampaio – Paes de Andrade, p.
115Elogios Feitos à Itaytera – Redação, p.
118Poemas – Jefferson de Albuquerque, p.
120Poema Dedicado a Maracanaú – Silveira Santos, p.
122O Boi – Giosue Carducci (Tradução de Olegário Mariano), p.
123Da Pena de Mariza Abath – Mariza Abath, p.
124“Habeas-Pinho” – Petição para Libertar um Violão – Ronaldo Cunha Lima, p.
127Pequena História do Hino – A.
Tito Filho, p.
128Sumário da Vida Trepidante do Escultor José Rangel – Otacílio Anselmo, p.
133Apresentando “Memórias: Fragmentos de Minha Vida” – J.
Lindemberg de Aquino, p.
137Inaugurada a Casa de Cultura Portuguesa – José Teodoro Soares, p.
1405 Sonetos – Zênith Feitosa, p.
142Autores Caririenses – Redação, p.
145Instituto Cultural Preencherá, em Agosto, Duas Cadeiras Vagas – Redação, p.
147Circulando Novos Livros no Cariri – Redação, p.
148Alguns Sonetos – Dandinha Vilar, p.
149Para Juarez, Meu Irmão – Ana valderez Ayres Neves de Alencar, p.
152Centenário do Dr.
Joaquim Fernandes Teles – Redação, p.
15350 Anos da Associação Cratense Pró-Cultura – Luís de Carvalho Maia, p.
1583 Sonetos de José Carvalho – José Carvalho, p.
160Martim Soares Moreno na “Insurreição Pernambucana” – Hélio Ideburque Carneiro Leal, p.
162Quintino Cunha: A Sátira de Um Poeta Lírico – Rogaciano Leite Filho, p.
166À Busca de Uma Alternativa – José Emerson Monteiro Lacerda, p.
170Alguns Sonetos – Almira Saldanha Carvalho, p.
173Nordeste Vulnerável – José Humberto de Mendonça, p.
176Os Dois Extremos – Raimundo Araújo, p.
178Dr.
Clêidson de Araújo Rangel: Liderança Indiscutível – J.
Lindemberg de Aquino, p.
179Centenário: Napoleão de Araújo Lima (Seu Napo) – apócrifo, p.
184 NÚMERO 32 – 1988 Editorial – Direção, p.
03ICC Empossa Diretoria em Brilhante Solenidade – Redação, p.
05Despedindo-se da Presidência do ICC – J.
Lindemberg de Aquino, p.
06Instituto Cultural do Cariri: Circular Nº 01/88 – Jefferson Albuquerque e Sousa, p.
07Recebendo o Pe.
Antônio Vieira no ICC – Lindemberg de Aquino, p.
08Pe.
Antônio Vieira – apócrifo, p.
09Trabalho do Pe.
Antônio Vieira será Publicado em Livreto – Redação, p.
13Abdias Lima Elogia Itaytera – Redação, p.
13Confederação do Equador – Plácido Cidade Nuvens, p.
15“À Sombra da Braúna”: Novo Livro de Dr.
Marchet Callou – apócrifo, p.
29Novo Livro de Ribeiro Ramos Chega ao Cariri – apócrifo, p.
29Faleceu o Gen.
Raimundo Teles Pinheiro: Vaga a Cadeira Nº 12 – Redação, p.
30Dandinha Vilar (4 Poemas) – Dandinha Vilar, p.
32Jefferson de Albuquerque (3 Poemas) – Jefferson de Albuquerque, p.
35“Crato” (Poema) – Abílio Gonçalves, p.
41Dr.
José Walter Nogueira: Amigo da Itaytera – Redação, p.
42Correia Coelho (3 Poemas) – Correia Coelho, p.
43Trovas Novas, Novas Trovas – Mary Shultze, p.
45Pivete – Maria Ferreira dos Santos, p.
49A Beleza do Meu Amor – Maria Ferreira dos Santos, p.
51Entrevista: Patativa do Assaré, “Poeta dos Oprimidos” – Patativa do Assaré, p.
53Lançamento de “Chamas Redivivas” – Valdelice Alves Leite, p.
65“Chamas Redivivas” – Waldemar Alves Pereira, p.
66Zênith Feitosa (3 Poesias) – Zênith Feitosa, p.
68Bodas de Ouro – Simeão Luna Machado, p.
71Lançado Novo Livro do Presidente do ICC – Redação, p.
72A Profecia da Serra – José Huberto Tavares de Oliveira (Bebeto), p.
73SENAI Ceará Promoveu o 1º Encontro de Instrutores de Formação Profissional – Redação, p.
73Napoleão Neves (3 Poemas) – Napoleão Neves, p.
74Dolores – José de Alencar Bezerra, p.
75O Coronel Nelson da Franca Alencar, Meu Avô (Anotações de Ana da Franca Alencar) – Eneida Figueiredo Araripe, p.
77Filhos Ilustres do Crato – Dr.
Elysio Gomes de Figueiredo, p.
80Circulando Mais Dois Livros de Autores Caririenses – Redação, p.
82Faleceu o Escritor Moacyr Gondim Lóssio – Redação, p.
83Universidade Regional do Cariri ajudou Itaytera – Redação, p.
84Padre Cícero Enfocado em Simpósio – Redação, p.
84Circulando Dois Novos Livros de Raimundo Girão – Redação, p.
85História do Cariri – Raimundo de Oliveira Borges, p.
85Antônio Martins Filho: Dez Enfoques sobre Augusto do Anjos – Joaryvar Macedo, p.
87A Fama: da Caatinga à Wollywood – Luís Carlos Lisboa, p.
93A Obra Geométrica de Sérvulo Esmeraldo – Miguel de Macedo, p.
97Raymundo de Monte Arraes: Notas Biográficas – apócrifo, p.
99Mundo Cultural Celebra Centenário de Monte Arraes – Redação, p.
102Cidadão Juazeirense J.
Lindemberg de Aquino – J.
Lindemberg de Aquino, p.
104O Cearense Miguel Arraes – José Cláudio de Oliveira, p.
107Tristão Gonçalves – J.
Lindemberg de Aquino, p.
111Falece o Dr.
Colombo de Sousa – Redação, p.
115Os Franca Alencar – Antônio de Alencar Araripe, p.
118Documentos para a História de Missão Velha – João Bosco André, p.
120Um Cavaleiro da Tradição – Nertan Macedo, p.
122Um Teatro para o Cariri – Salviano Saraiva, p.
130Padre Antônio Vieira: “O Jagunço de Deus” – Raimundo Araújo, p.
131Um Quixote, Itaytera e o ICC – Barros Alves, p.
134Ainda Vive a Ação Social do Padre Ibiapina – Mons.
Raimundo Augusto, p.
135Lenda não é História – Mons.
Raimundo Augusto, p.
136Canoa Quebrada ou Coroa Quebrada – Hélio Idelburque Carneiro Leal, p.
138Raimundo Fernandes de Oliveira (2 Poemas) – Raimundo Fernandes de Oliveira, p.
143Padre Inácio Rolim – Padre Antônio Vieira, p.
145Coronel José Francisco Alves Teixeira: Notas Biográficas – apócrifo, p.
147Documentário: Educar é Conduzir para Cristo – apócrifo, p.
149O que escrevi Há Dez Anos Passados – Dr.
Napoleão tavares Neves, p.
153Opinião: Um Cidadão do Mundo – José Olympio Rocha, p.
155Gostaria de Ver – Maria Abath, p.
157Agressão: Hereditariedade x Meio Ambiente – Dr.
Antônio José de Norões Ramos, p.
158Tal Pai, Tal Filha – José de Alencar Bezerra, p.
162Poesias de Bernardina Vilar (Dandinha) – Dandinha Vilar, p.
165Francisco Alves Teles Costa e “Constante Diálogo na Poesia de Carlos Drumond de Andrade” – Joaryvar Macedo, p.
16630 Anos sem Dr.
Gesteira – Antônio Luiz Barbosa Filho, p.
168Branca Lopes de Alcântara Vilar: sua Vida – Antônio Gondim, p.
176Branca Bilhar – Maria de Lourdes H.
Gondim, p.
176SENAI Ceará: 45 Anos – Redação, p.
182 NÚMERO 31 ‒ 1987 Editorial – Redação, p.
02Crato Lamenta a Morte de Pedro Gomes de Matos – J.
Lindemberg de Aquino, p.
03Alfabeto da Felicidade – Maria do Socorro Pinto Saraiva, p.
07A Invasão Holandesa: Vitórias de Guararapes – Gen.
Raimundo Teles Pinheiro, p.
09Luzeiro Refulgente – Valdelice Alves Leite, p.
15Importância da ESAM no Crato – Marcus Vinicius Moreno dos Santos, p.
19A Província do Cariri Novo – José Aurélio Saraiva Câmara, p.
23Uma Rua.
Uma Data.
3 Acontecimentos – Gen.
Raimundo Teles Pinheiro, p.
33Almerinda Sabóia de Alencar Bezerra (Madre Paula) – José de Alencar Bezerra, p.
37Os Jornais do Crato – J.
C.
Alencar Araripe, p.
41Isidoro: Um Juazeiro do Nordeste – José de

Localização como chegar a Instituto Cultural do Cariri