IOP Instituto Oncologia Pediatrica, São Paulo - SP

R. Botucatu, 743 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04023-062, Brasil
São Paulo - SP

Instituto de Oncologia Pediátrica -IOP/ GRAACC/UNIFESP — Departamento de Pediatria da UNIFESP - - Ir para o conteúdo.
| Ir para a navegação Busca apenas nesta seção Busca Avançada… Você está aqui: Página Inicial → Extensão → Instituto de Oncologia Pediátrica -IOP/ GRAACC/UNIFESP Graduação Residência Médica Especialização Pós-Graduação Navegação Eventos Reunião Científica Notícias Anfiteatros XII Curso de Atualização em Pediatria - 2018 I Fórum sobre Violência Contra Criança e Adolescente do Departamento de Pediatria da UNIFESP- EPM   Info Instituto de Oncologia Pediátrica -IOP/ GRAACC/UNIFESP Instituto de Oncologia Pediátrica -IOP/ GRAACC/UNIFESP Rua Botucatu 743 – 04023-062 - São Paulo SP PABX: 11 5080-8400 SITE: www.
graacc.
org.
br   O GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - construiu um hospital de 11 andares (4.
200m2) com recursos doados pela sociedade civil em área própria.
Estabeleceu um convênio técnico-científico com a UNIFESP, criando, desta forma, o Instituto de Oncologia Pediátrica – GRAACC/UNIFESP (IOP-GRAACC/UNIFESP), onde hoje se localiza o Setor de Oncologia Pediátrica da Disciplina de Especialidades Pediátricas do Departamento de Pediatria da UNIFESP.
A diretoria do GRAACC tem autonomia administrativa e financeira para dirigir o hospital e existe forte vínculo técnico-científico com a UNIFESP.
O chefe do Setor de Oncologia Pediátrica da Disciplina de Especialidades Pediátricas do Departamento de Pediatria, segundo acordado no convênio será sempre o Diretor Técnico do IOP-GRAACC/UNIFESP.
Em 2013, o GRAACC inaugura o prédio anexo ao primeiro com 6 andares, onde está instalada, no subsolo, o Serviço de Radioterapia.
A expansão do espaço permitiu a melhor adequação do pronto atendimento, sala de triagem, sala de coleta de exames, quartos de isolamento, sete novos consultórios e nova recepção ao paciente.
Esse anexo também permitiu a expansão da área de multiprofissionais e administrativos.
A atividade assistencial é dirigida a crianças e adolescentes e engloba tratamento ambulatorial, em regime de internação em enfermaria e em unidade de tratamento intensivo; procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia e tratamento de suporte.
Anualmente, são realizadas, em média, mais de 26 mil consultas, mais de mil cirurgias, mais de 37 transplantes de medula e mais de 11 mil sessões de quimioterapia.
Este trabalho é feito em conjunto com especialistas de diversos setores que interagem no tratamento multidisciplinar.
A atividade didática é dirigida aos estudantes de medicina em fase de graduação (4º e 6º anos médicos) no Curso Eletivo em Oncologia Pediátrica (oferecido a alunos de 2º e 3º anos de Medicina e 3º ano de Enfermagem e Fonoaudiologia) e também para alunos da Liga Acadêmica de Oncologia Pediátrica, residentes de pediatria e pós-graduandos e aos participantes dos Programas de Residência Médica em Cancerologia Pediátrica, Residência Médica em Cancerologia Pediátrica – Ano Adicional, Residência Médica em Pediatria – Transplante de Medula Óssea e Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia Pediátrica, Curso de Especialização Multiprofissional em Oncologia Pediátrica na área hospitalar e ambulatorial.
O serviço ainda conta com profissionais de enfermagem, nutrição, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional, dentistas, psicólogos, psicopedagogos, recreacionistas e voluntários, que interagem na assistência à criança e ao adolescente.
O enfoque maior do serviço é o tratamento oncológico ambulatorial.
A assistência à criança envolve o desenvolvimento de projetos de pesquisa multidisciplinares, dirigidos não só ao tratamento oncológico (quimioterapia, cirurgia e radioterapia), como também ao controle da dor, vômitos, infecções, nutrição, apoio emocional, recreação, assistência de enfermagem etc.
A atividade de pesquisa inclui ainda o desenvolvimento de protocolos terapêuticos, com objetivo de elevar a sobrevida dos pacientes oncológicos e caracterizar os fatores prognósticos em nosso meio.
Existe grande intercâmbio entre as diversas especialidades envolvidas no tratamento das crianças com câncer, permitindo projetos conjuntos como, por exemplo, o protocolo para tratamento de osteossarcoma, realizado em conjunto com o setor de tumores ósseos do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Departamento de Anatomia Patológica, Departamento de Diagnóstico por Imagem e Departamento de Genética.
  Missão  Garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão cientifico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.
  Visão     Ações do documento Notícias Reunião Científica - Setor de Alergia 09/03/2018 NEWSLETTER nº 15 - Fevereiro- 2018 31/01/2017 « Março 2018 » Março SeTeQuQuSeSaDo 1234 567891011 12131415161718 19202122232425 262728293031   Departamento de Pediatria Rua Botucatu, 598 - Vila Clementino CEP 04023-062 - São Paulo- SP Tel.
: (55) 11 5576-4857 e-mail: pediatria@unifesp.
br ©2011 Desenvolvido por: Setor de Desenvolvimento WEB - SDWeb

Localização como chegar a IOP Instituto Oncologia Pediatrica