Maieutica Florianópolis Instituição Psicanalítica, Florianópolis - SC

R. Felipe Schmidt, 321 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-000, Brasil
Florianópolis - SC

Maieutica - - Toggle navigation QUEM SOMOS Maiêutica Fundada em 1984, a Maiêutica é a instituição psicanalítica mais antiga do estado de Santa Catarina.
O nome foi inspirado no método de investigação praticado por Sócrates em que consiste o método analítico [+] Formação A mais de uma década a Maiêutica ministra seu programa de formação básica, que visa introduzir o participante aos princípios da psicanálise de Freud e Lacan.
O esino foi moldado em três eixos: Inconsciente, Sexualidade e Clínica Psicanalítica, cada um com duração de um ano.
[+] Atividades A razão de uma instituição psicanalítica é a difusão da psicanálise e a formação do analista.
Na interlocucão com os pares e com a cultura, necessária para formação, a instituição organiza uma série de atividades para manter o discurso analítico operando.
[+] Enlaces Comprometida com os avanços da psicanálise, a Maiêutica participa ativamente de dois importantes movimentos pluri-institucionais: a Reunião Lacano-Americana de Psicanálise, e Convergencia – Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana [+] Publicações A cada ano, os integrantes da instituição, em sua formação permanente, produzem uma série de textos decorrentes de seus estudos.
Neste espaço, o visitante poderá entrar em contato com alguns dos textos organizados pela Maiêutica ao longo dos anos.
[+] Agenda Confira nossa programação completa, e as principais atividades abertas ao público neste ano.
[+] Maiêutica A Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica, fundada em 1984, por ocasião das 1ª Jornadas Psicanalíticas em Florianópolis, teve como primeiro nome, Grupo de Estudos Psicanalíticos.
Em 1986, estruturou-se como Instituição e, desde então, trabalha pela realização dos objetivos que a norteiam: difusão da psicanálise e formação de analistas.
Entendemos que a formação de psicanalistas deve ser atravessada pelas condições de transmissibilidade da psicanálise e do saber inconsciente.
Adotando os princípios estabelecidos por Lacan, acreditamos que o analista se autoriza por si mesmo, a partir de sua análise, mas com outros, numa instituição.
É na instituição à qual está transferenciado, que o analista encontrará as bases de sua permanente formação: análise pessoal, ensino teórico e análise de controle.
Este clássico tripé, constitui-se em condição sine qua non para tornar-se analista.
A sustentação de nossos objetivos e dos princípios que os fundamentam, implica no compromisso de escolher as transferências e atender à genuína demanda de formação daqueles que se aproximam da Maiêutica.
Implicados que estamos nesta transferência, temos respondido responsavelmente pelo saber referencial, através do ensino, e do saber textual, pela escuta das demandas de análise e da condução dos tratamentos daí decorrentes.
Em prol da difusão e avanço da psicanálise, a Maiêutica tem estado cada vez mais presente, organizando e participando de eventos psicanalíticos na cidade e nos movimentos pluri-institucionais Convergencia – Movimento Lacaniano pela Psicanálise Freudiana e Reunião Lacanoamericana de Psicanálise.
Entretanto, identificamos a importância de avançar um passo a mais, no sentido de possibilitar uma aproximação daqueles que tem dado testemunho de seu interesse pela psicanálise, formulando um convite de inscrição na Instituição.
Este convite não é restrito àqueles que pretendam tornar-se analistas, mas é especialmente a eles que se dirige, como parte da trajetória de formação.
As distintas categorias de inscrição na maiêutica são: Membro; Adjunto e Participante.
  QUADRO DE MEMBROS E ADJUNTOS ASSISTA O DOCUMENTÁRIO Formação Há mais de uma década, a Maiêutica ministra seu Programa de Formação, que visa introduzir o participante aos princípios da psicanálise de Freud e Lacan.
Ao longo desta experiência na transmissão, o ensino foi moldado em três eixos: Inconsciente, Sexualidade e Clínica Psicanalítica.
Cada eixo possui duração de um ano e contém de seis a sete módulos temáticos.
As aulas, com início em março, são ministradas das 19:30h às 21:30h, na segunda, terça ou quarta-feira, de acordo com o ano de ingresso.
Além das aulas da formação básica, o Programa de Formação Permanente da Maiêutica (+) propõe uma série de outras atividades que você pode conferir.
Assim, faz circular o discurso da Psicanálise, por meio de cada participante com sua experiência singular, promovendo a interlocução entre os pares.
Clique nos módulos para visualizar a ementa 1° ano Inconsciente 2º ano Sexualidade 3º ano Clínica Psicanalítica INSCREVA-SE Atividades A razão de uma instituição psicanalítica é a difusão da psicanálise e a formação do analista.
Na interlocucão com os pares e com a cultura, necessária para formação, a instituição organiza uma série de atividades para manter o discurso analítico operando.
Clique nas atividades para saber mais ATIVIDADES PARA MAIÊUTICOS ATIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO CARTÉIS O Cartel é um formato de trabalho proposto por Jaques Lacan, um dispositivo constituído anonimamente: os candidatos inscrevem-se pelo tema anunciado, sem ter conhecimento de quem propôs ou poderá integrar o grupo.
Também faz parte do cartel o “mais um” integrante membro da instituição com a função de zelar pela tarefa.
[+] GRUPOS DE TRABALHO Um grupo de trabalho constitui-se de pessoas que se reúnem para estudar determinado tema e produzir a partir dele.
Diferentemente do Cartel, o grupo de trabalho não é constituido de maneira anônima, não há prazo nem modo de funcionamento específico prévio.
Cada grupo o define, a sua maneira.
[+] Enlaces Comprometida com os avanços da psicanálise, a Maiêutica participa ativamente de dois importantes movimentos pluri-institucionais: Reunião Lacano-Americana de Psicanálise A expressão “lacanoamericano” se refere aos leitores de Lacan que não presenciaram seus seminários, não interagiram ou ouviram sua voz.
Sobre isso o próprio Lacan disse: “Estes lacanoamericanos que nunca me viram, diferentemente dos que estão aqui, me escutando em viva voz, pois bem, isto não os impede de serem lacanianos.
Parece mais é que ajuda: me transmiti pelo escrito e parece que criou raízes.
Me interessa saber o que acontecerá quando minha pessoa não mais transmitir o meu ensino”.
A Reunião Lacanoamericana é um congresso internacional onde não há tema pré-estabelecido, nem seleção de trabalhos.
Expositores de todas as Américas – em nome próprio, independentemente de sua instituição – se apresentam em exposições simultâneas em horários e salas determinados por sorteio.
Não se trata de um congresso estabelecido que se repete burocraticamente.
O evento ocorre apenas se houver a movimentação de diferentes instituições que desejarem realizar a tarefa.
A cada dois anos, com alternância entre países, psicanalistas de diferentes continentes se reúnem para trabalhar a psicanálise: alí dão conta de suas leituras, cada um a partir de sua própria formação permanente.
Uma a uma, cada reunião aposta em um real que tem como produto poder levar à uma próxima, fazendo laço social.
 Em 2017 a Reunião Lacanoamericana será no Rio de Janeiro, Brasil.
 Site Oficial Convergência - Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana Convergencia é um movimento mundial fundado em Barcelona no ano de 1998, e tem como intuito manter viva psicanálise, levando em conta sua transmissão singular.
A partir do ensino de Lacan, em seu retorno à Freud, fica destacada a função primordial de uma instituição psicanalítica como o “mais um”* na formação de um analista.
A instituição tem como propósito evitar o “explêndido isolamento”*, promovendo a interlocução entre analistas, pondo a prova suas escutas e fomentando o avanço do campo.
Convergencia surge como possibilidade de enlace entre as intituições, servindo como uma espécie de “mais um” da instituição, evitando que a mesma caia num esplêndido isolamento “institucional”.
Diferentemente de um formato hierárquico ou vertical, que nada tem a ver com a psicanálise, Convergencia inova ao promover enlaces horizontalmente e de maneira autonoma entre as diferentes instituições, sem pretender unificar ou totalizar o discurso psicanalítico, tão pouco enrigecê-lo em formas padronizadas ou “versões oficiais”.
  Ata de Fundação Site Oficial Agenda Março 2018 dom seg ter qua qui sex sáb 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Para saber mais sobre as atividades clique aqui 48 3225 4678 48 99999 6803 maieutica@maieutica.
com.
br Avenida Rio Branco, n° 533, Sala 501, Centro, Florianópolis / SC ENVIE UMA MENSAGEM Enviar

Localização como chegar a Maieutica Florianópolis Instituição Psicanalítica