Museu Casa da Xilogravura, Campos do Jordão - SP

Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 - J Andira, Campos do Jordão - SP, 12460-000, Brasil
Campos do Jordão - SP

Museu Casa da Xilogravura - Campos do Jordão - - Clique para abrir o menu Loja Localização Imprensa Fale Conosco Bem-vindo a Casa da Xilogravura Inaugurada em 1987, em Campos do Jordão, a Casa da Xilogravura é um museu particular instalado em prédio construído em 1928 que, anteriormente, abrigou o Mosteiro de São João, de freiras beneditinas e, hoje, é também a sede da Editora Mantiqueira.
(O lucro da Editora é aplicado na manutenção do Museu).
O Museu coleciona e preserva xilogravuras, isto é, gravuras feitas por meio da impressão sobre o papel (ou outro suporte) de uma matriz entalhada em madeira.
Parte de seu acervo, que hoje conta com milhares de obras de mais de 1000 artistas, é exposta permanentemente ao público.
saiba mais Um pouco de história.
Não se sabe ao certo quando a xilografia começou a ser praticada, nem quem foi o seu inventor.
A xilogravura em papel mais antiga, dentre as que se conhecem, ilustra um exemplar da oração budista Sutra Diamante, editada por Wang Chieh, na China, no ano 868.
Acredita-se, porém, que a xilografia do Extremo Oriente já estampasse tecidos séculos antes, talvez inicialmente na Índia.
Na Europa, o testemunho mais remoto é um tecido impresso no século doze.
Há, porém, quem afirme que a estamparia européia de tecidos exista desde o século sexto.
Nos séculos quatorze e quinze, os europeus utilizaram intensamente a xilografia para produzir imagens sacras (santinhos) e cartas de baralho.
saiba mais Horários de visitação A Casa da Xilogravura está aberta ao público de quinta a segunda-feira (só fecha terça e quarta-feira), das 9 às 12 e das 14 às 17 horas Fecha de 1 a 25 de dezembro.
Entrada paga.
Grátis para menores de 12 anos e para grupos agendados de escolas gratuitas.
Loja Na lojinha do Museu, os visitantes podem comprar: • Gravuras de variados artistas; • Ferramentas, madeiras e outros materiais para fazer xilogravura; • Livros, inclusive especializados; • Cartões tipográficos, postais e variadas lembranças.
confira Av.
Eduardo Moreira da Cruz, 295, Campos do Jordão - São Paulo - Brasil (12) 3662-1832 contato@casadaxilogravura.
com.
br voltar ao topo

Localização como chegar a Museu Casa da Xilogravura