Museu Municipal Atílio Rocco, São José dos Pinhais - PR

R. Quinze de Novembro, 1660 - Centro, São José dos Pinhais - PR, 83005-000, Brasil
São José dos Pinhais - PR

Museu Municipal Atílio Rocco - Prefeitura de São José dos Pinhais - - Prefeitura nas redes sociais Facebook Twitter Youtube Flickr Portal da Prefeitura Museu Municipal Atílio Rocco LegalCadastro de BandasCadastro de Artesãos Prefeitura de São José dos Pinhais > Secretarias > Secretaria da Cultura > Museu Municipal Atílio Rocco Museu Municipal Atílio RoccoMissão “Desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de São José dos Pinhais, tornando visível a trajetória histórica/cultural de sua sociedade”.
InstituiçãoA Fundação O Museu Municipal de São José dos Pinhais foi criado pela Lei nº.
34/77 de 19 de setembro de 1977, através dos esforços de Ernani Zétola e da ação conjunta do Lions Clube Aeroporto e da Prefeitura Municipal.
Sua primeira sede localizava-se à Rua Mendes Leitão, 2571, onde permaneceu por quatro anos.
Pelo Decreto nº.
35/81 de fevereiro de 1981 passou a ser denominado Museu Municipal Atílio Rocco.
O edifício Em março de 1981, passou para a atual sede, um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico do município, construído na década de 1910, para servir de residência da família Ordine.
O prédio foi vendido para a municipalidade em 1920, passando a abrigar, simultaneamente, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município, bem como a Associação Comercial e Industrial, Agrícola e Prestadora de Serviços, até a década de 1980.
O acervo Composto em sua maioria por doações da população, retrata, através dos espaços expositivos, temáticas educacionais, religiosas, culturais, esportivas, políticas e sociais de São José dos Pinhais.
Espaços Expositivos Ação EducativaO Museu Municipal recebe grupos de alunos da rede municipal, estadual de ensino (Ensinos Fundamental, Médio, Especial e CEEBJA), das escolas de ensino privado e grupos específicos.
  Após as  visitas mediadas por historiadores, são realizadas atividades para fixação do conteúdo apresentado, oportunizando complemento aos estudos curriculares.
Arquivo HistóricoO acervo do arquivo histórico é composto por fotografias, documentos históricos do século 19 e 20, livros códice, jornais da década de 50, 70, 80 e 90 (Correio de São José, Jornal Objetivo, Folha de São José, Tribuna de São José e Piatã, biblioteca especializada (livros sobre São José dos Pinhais, Curitiba e Região Metropolitana).
A consulta ao arquivo histórico pode ser feita de segunda a sexta feira, das 09h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h30, com prévio agendamento.
A pesquisa é efetuada mediante orientação dos funcionários do Museu.
Pede-se uso de luvas e máscaras descartáveis, disponibilizados pelo Museu.
Não é permitida a cópia reprográfica (xerox) de documentos e fotos, por fins de conservação do material.
A reprodução fotográfica é permitida desde que não seja utilizado flash.
Todo material é de consulta apenas local.
ContatoDiretoria: Zelinda Helena Stonoga Fialla – 3398-2751 Setor Administrativo:  Carlos Eduardo Natal Muller – 3381-5900 Arquivo Histórico: Vitor Magliocco – 3381-5913E-mail: museu.
municipal@sjp.
pr.
gov.
brLocalização: Rua XV de Novembro, 1660.
Centro.
São José dos Pinhais Clique aqui para visualizar no Google MapsHorário de funcionamento:Aberto de 3ª a 6ª feira – das 9:00h às 12:00h – 13h às 17h Sábados das 12:00h às 16:00hGaleria  Agendamento de visitas Consulta ao Acervo – Pergamum Museus Paraná

Localização como chegar a Museu Municipal Atílio Rocco