Organização Contábil Santa Cruz, Santa Cruz da Conceição - SP

R. Ver. João Pedro Alves Villela, 348, Santa Cruz da Conceição - SP, 13625-000, Brasil
Santa Cruz da Conceição - SP

Organização Contabil Santa Cruz - Escritório de Contabilidade com mais de 21 anos, Atuamos nas áreas de Abertura e Encerramento de Empresas, Contratos e Distratos, Área Fiscal, Contábil, Recursos Humanos, Declaração de Imposto de Renda Física e Jurídica, Assessoria Contábil, ITR, Registro de Armas de Fogo - Polícia Federal.
- CADUCEUO Caduceu, Símbolo da Contabilidade, é formado por um bastão entrelaçado com duas serpentes, tendo na parte superior um elmo com duas pequenas asas.
O Bastão representa o poder.
As duas serpentes simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir e o elmo alado representa a predominância de pensamentos elevados.
Para simbolizar a Profissão Contábil, escolheu-se, há muito, o deus Mercúrio (Hermes, para os gregos), que possuía um elmo alado sobreposto na cabeça e que carregava consigo um bastão.
Unidos, concretizavam a insígnia do Caduceu, símbolo da vitalidade, da qualidade de um arauto e da eficácia, atribuído a quem iria realizar a vontade divina.
A Mitologia Grega foi absorvida pela cultura romana, o que explica a analogia entre tais povos em reverenciarem e venerarem em suas cerimonias e cultos religiosos os seus deuses e heróis.
Estes, por sua vez, acabaram tomando diversas formas ou personificações abstraídas da natureza (céu, sol, mar e etc.
).
Os romanos adotaram como seu deus supremo Júpiter (Zeus, na mitologia grega) que tinha como filho, o deus da indústria e do comércio, o divino Mercúrio.
Segundo a versão lendária, ainda quando criança, já demonstrava grande potencial de inteligência, habilidade e perspicácia, uma vez que sua genialidade se confirma na invenção da lira (instrumento musical).
Mercúrio, quando adulto, presenteou seu irmão Apolo, deus do sol e da profecia, com o que havia inventado (a lira), que generosamente lhe retribuiu com um bastão mágico com duas pequenas serpentes entrelaçadas.
Zeus, nesse momento, designou-o mensageiro dos deuses por observar suas inúmeras qualidades, obsequiando-o com um elmo (capacete) alado, com das asas e, assim, se formavam a insígnia do Caduceu.
Portanto, o Caduceu significa a capacidade, a inteligência e a astúcia, e compreende-se por que é usado como símbolo da profissão contábil, uma vez que: o bastão representa o poder de quem conhece a Ciência Contábil;as serpentes simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto; as asas, figuram a diligência, ou seja, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão ; o elmo, que é uma peça de armadura antiga que cobria a cabeça, tem significado de proteção contra pensamentos baixos que elevam a ações desonestas.
?ÉTICA PROFISSIONALA empresa tem uma série de obrigações morais e legais para com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisão em relação a ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção, remuneração, rescisão de contrato etc.
Para tanto, ela deve, além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios (moral e sexual), garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e não permitir que preconceitos ou discriminações possam interferir no dia a dia organizacional.
?Voltando a Nash (2001, p.
10) e seus dilemas éticos, outras situações se apresentam para a discussão dos deveres para com os empregados.
Ela cita, por exemplo, o sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas; a humilhação das pessoas no trabalho por meio de estereótipos; a mentira aos empregados pelo “bem” da empresa; a não cooperação com outras áreas (mentalidade do inimigo) e a concordância (normalmente por parte de gerentes) com fantasias corporativas que desperdiçam tempo e dinheiro.
?Atualmente é muito grave a questão dos assédios (sexual e moral) e, por isso, ela merece ser estudada com mais calma.
Comecemos pelo Assédio Sexual.
?O Assédio Sexual é uma coerção de caráter sexual geralmente praticada por alguém que se encontra numa posição hierárquica superior na empresa em relação a um subordinado.
As características do assédio sexual geralmente são ameaças ou insinuações de caráter sexual, tais como condições para uma promoção que envolvam concessões sexuais ou ameaças de demissão caso o subordinado recuse o assédio de seu superior.
?No Brasil, o assédio está assim definido na Lei nº 10.
224, de 15 de maio de 2001: “Constranger alguém com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.
”?Pelo Direito do Trabalho, caso o assédio seja praticado por um colega de trabalho, o assediador poderá ser demitido por justa causa.
Porém se assédio é praticado pelo superior hierárquico, o empregado poderá pedir Rescisão Indireta do seu contrato de trabalho e postular indenização por danos morais.
 O grande problema é que comprovar o assédio sexual  é muito difícil, já que ele acontece normalmente a portas fechadas, longe dos olhares do restante dos colegas que poderiam servir de testemunhas.
A vítima deverá estar muito bem embasada em provas para que não venha a responder uma ação de indenização por danos morais pela falsa acusação de calúnia.
?O que a empresa pode fazer para evitar o assédio sexual??Cabe ao empregador deixar claro que não tolera esse tipo de prática e informar aos seus empregados o direito que eles têm.
A empresa deve ter uma política definida para abordar a questão, inclusive mantendo canais formais para a comunicação desse tipo de problema.
Além disso, um treinamento preventivo pode ser útil e também proporcionar subsídio na orientação jurídica caso o assédio venha a acontecer.
?O ambiente de trabalho também não pode ser permissivo à literatura pornográfica e brincadeiras de mau gosto sobre sexo.
 Bibliografia:Alencastro, Mario Sergio CunhaÉtica empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa/ Mario Sergio Cunha Alencastro.
– Curitiba: Intersaberes, 2012 Texto retirado da página 90, 91 e 92 da Bibliografia.
ÁREAS DE ATUAÇÃOCONTABILIDADE?FOLHA DE PAGAMENTO?ESCRITA FISCAL?ITR, IRPF, IRPJ??CONSULTORIA??MAISCLIENTESDEPOIMENTOSPARCEIROS Tenho total confiança em deixar minha empresa nas mãos do Sr Carlos Vinagre, pois é um excelente profissional, extremamente cauteloso e atencioso, prestando um serviço de qualidade sempre.
?Fernanda Vinagre - Semi JoiasORGANIZAÇÃO CONTÁBIL                               SANTA CRUZ                                                                                                                                                                                             Desde 1998This site was designed with the .
com website builder.
Create your website today.
Start Now

Localização como chegar a Organização Contábil Santa Cruz