Parque Escola, Santo André - SP

R. Cananéia, 367 - Vila Valparaiso, Santo André - SP, Brasil
Santo André - SP

Parque Escola - -   Menu HomeCidade— História— Símbolos— Geografia— Prefeitos — Cidades Irmãs— Anuários de Santo AndréPrefeitura— Autarquias—— Semasa—— Craisa—— EMHAP—— Serviço Funerário—— SA TRANS—— Instituto de Previdência— Equipe de Governo— Secretarias— Conselhos Municipais— Diário OficialPortal de Serviços— Cidadão— Empreendedor— Servidores— Turismo NotíciasAgenda Multimídia— Fotos— Impressos— PublicaçõesFale ConoscoFAQ Login PrefeituraEquipe de GovernoSecretariasConselhos MunicipaisDiário OficialPortal de ServiçosNotíciasAgenda MultimídiaFale ConoscoFAQ TwitterFacebookGoogle+ 0 Parque Escola O Projeto Parque Escola teve início em 1997, focado em oferecer educação inclusiva enfatizando o meio ambiente como um dos principais recursos do processo de construção do conhecimento.
 O objetivo do espaço é sensibilizar as crianças, professores, diretores e funcionários da rede municipal para as questões ambientais e de ciências naturais, estimulando a participação dos conselhos de escola, dos pais e da comunidade, a partir de oportunidades reais na construção e ampliação do conhecimento através do estudo do meio.
Seus 50 mil m² oferecem recursos pedagógicos para estimular e despertar a curiosidade sobre a temática ambiental, a botânica, a arte e o reaproveitamento de materiais, bem como a valorização do convívio social e as práticas educacionais.
Grande parte das áreas do Parque Escola foi construída com materiais recicláveis e com a reutilização de recursos naturais.
Quem visita o Parque Escola encontra ambientes como a horta orgânica, horto de plantas medicinais, bromeliário, orquidário, plantas carnívoras, cactário, bosque, sala da árvore laboratório pedagógico de informática, minhocário, sucatoteca, ‘Viveiro Escola’, salas para experimentos com papéis recicláveis, terrário e tinta de terra.
Há também biblioteca, galpão para eventos e auditório.
O Parque Escola oferece cursos regulares, na forma de oficinas, palestras e exposições em sua agenda mensal.
Além disso, dispõe de espaços para espetáculos teatrais, exposições de fotos e artes plásticas, academia ao ar livre e espaço arborizado para caminhada.
SERVIÇO: Parque Escola Rua Anacleto Popote, 46, bairro Valparaíso, Santo André Telefones: 3356-9050 / 3356-9052 Este endereço de email está sendo protegido de spambots.
Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  Agenda Mensal O Parque Escola mantém mensalmente atividades voltadas para a Educação Ambiental, todas ministradas em parceria com as secretarias da Prefeitura de Santo André e com voluntários que, por meio de cursos, palestras e oficinas trabalham conceitos sobre botânica, sustentabilidade, reutilização de materiais, entre outros.
Todas as atividades são divulgadas na agenda mensal do parque e são totalmente gratuitas.
O Parque Escola oferece ainda aulas de yoga , lian gong, tai chi chuan e orientações para caminhada para a Terceira Idade.
Espaços Pedagógicos: No momento, os espaços pedagógicos do Parque Escola são utilizados pelos alunos da rede municipal de Santo André nas aulas passeio monitoradas e não estão abertos à visitação pública.
Bosque O bosque possui uma quantidade e diversidade de árvores, que permitem trilhas pela pequena mata, com baixa luminosidade e temperatura.
Ambiente agradável nos dias quentes.
Algumas espécies despertam maior atenção dos visitantes, como o eucalipto gigante, o pau-jacaré e o pau-brasil.
Bromeliário Existe no Parque uma coleção de bromélias.
Entre elas, a gigante vriesia imperialis, a neoregelia marmorata, com sua folhagem colorida, e a aechmea blanchetiana, de folhagem alaranjada.
O Bromeliário é distribuído por corredores formados por troncos de árvores para proteger as plantas do sol.
Canteiros de Plantas Carnívoras As crianças irão se encantar com a pequena, mas interessante coleção de plantas carnívoras, à disposição em dois canteiros, destinados ao cultivo e à observação dessas plantas.
Horta orgânica Pensado inicialmente para ser um instrumento prático dos cursos de agricultura orgânica e cultivo de hortaliças, a horta orgânica faz parte da aula passeio no parque, com o objetivo de resgatar o conhecimento popular da agricultura doméstica.
A horta orgânica tem um cultivo rotativo de hortaliças e legumes.
Para o processo de plantio, utiliza-se a reciclagem de lixo – como pilha de compostagem – e do minhocário, para a produção de húmus.
Horto de plantas medicinais e aromáticas É o espaço mais antigo do parque.
Foi construído em 1997 por iniciativa de um grupo de alunos e voluntários que participavam de uma oficina na época.
Dedica-se ao cultivo e identificação de plantas aromáticas e de interesse medicinal, com o propósito de resgatar o uso popular destas espécies.
É reconhecido pela riqueza de aromas, texturas, sabores e cores.
São aproximadamente 60 espécies de plantas à disposição dos visitantes, como alecrim, hortelã, açafrão, poejo, entre outras.
Como o nome mesmo diz, essas plantas são cultivadas organicamente e sem fertilizantes químicos.
O solo é adubado por meio de compostos naturais.
Até o controle de pragas e plantas invasoras também é feito naturalmente, com estratégias de não agressão ao meio ambiente.
Obs.
: Espaço em reestruturação Jardim dos cactos e das plantas suculentas Fundado em 29 de abril de 2003, e único na região do Grande ABC, o jardim dos cactos e das plantas suculentas desperta a atenção do visitante pela maneira como conseguem desenvolver mecanismos específicos de sobrevivência em uma condição climática distinta de suas origens.
O jardim tem exemplares vindos da Índia (euphoriba láctea, var cristata, cujo caule tem formato de crista), do México (myrtillocactus geometrizans, com caule colunar com formas geométricas distintas) e de Madagascar.
Destaque também para o cacto brasileiro cereus jamacaru, mais conhecido como mandacaru.
Igualmente, as plantas suculentas, popularmente cultivadas dentro de vasos, também encontraram no cactário o local ideal para o seu desenvolvimento.
Obs.
: Espaço em reestruturação Orquidário Instalado no Parque Escola destina-se às aulas práticas de cultivo, orientação de técnicas de plantio e transplante, adubação adequada e condições básicas para o melhor desenvolvimento das plantas.
Disponibiliza uma coleção composta de várias espécies de orquídeas distribuídas em vasos e canteiros.
A maior é nativa da Mata Atlântica e de regiões asiáticas e híbridas artificiais.
Destacam-se, chuva-de-ouro (oncidium flexuosum), orquídea-bambu (arundina graminifolia), baunilha (vanilla sp.
), sapatinho (paphiopedium insigne) e olho-de-boneca (dendrobium nobile).
Sala da árvore Antigamente, a sala era dividida com inúmeras coleções de botânicas.
Agora, é composta pelos recursos didáticos: insetário e terrário.
Um espaço que contém espécies vivas de bicho pau.
O contato direto com os animais e os materiais, fascina todos os alunos da rede municipal que participam da atividade, estabelecendo a importância da preservação ambiental.
Sala do papel Este espaço estimula posturas responsáveis em relação ao consumo e desenvolve práticas alternativas que evitem o desperdício do material.
O local dispõe de objetos feitos com papel reciclável artesanal, como porta-retratos, porta-lápis, caixas decorativas, luminárias e blocos de anotações, entre outros.
Sucatário O acervo de sucata é organizado e classificado como espaço para geração de ideias e transformação de materiais reutilizados e recicláveis.
Sucatoteca Criada em 2004, a Sucatoteca visa difundir o conceito da coparticipação e responsabilidade social sobre a reciclagem, o reaproveitamento e a redução da geração de lixo, por meio da vivência com a confecção de objetos, a partir da sucata.
Dessa forma, o espaço quer promover a reflexão sobre a questão ambiental por meio do uso de atividades lúdicas e criativas.
Você aprenderá nas oficinas, por exemplo, que é possível transformar papelão em um tapete, fazer um jogo de damas com tampinhas, transformar garrafas de plástico em carrinhos, cavalos, instrumentos musicais, puffs, cortinas, entre outros.
A Sucatoteca também oferece aos visitantes palestras, eventos, formações temáticas e oficinas de criação e construção de objetos.
A equipe disponibiliza esses cursos nas unidades escolares da rede municipal de Educação que solicitarem.
Professores, pais e funcionários das escolas também estão aptos a participarem.
Viveiro Escola Espaço construído em parceria com o Instituto Fábrica de Floresta e a Brasken.
Fundamentado no conceito da Educação Ambiental, mostra, por meio de experiências teóricas e práticas, todo o processo de desenvolvimento e produção de uma planta, contemplando todas as suas fases, desde sua coleta e germinação até o estágio adulto.
O Viveiro produz 20 mil mudas anualmente, 50% da produção é destinada à arborização urbana da cidade e os outros 50% são do Instituto Fábrica de Florestas.
Tweet Pesquisa Avançada Categoria -- Selecionar tudo -- Secretarias - Governo - Secretaria de Relações Institucionais e Projetos Especiais - Inovação e Administração - Comunicação - Secretaria de Orçamento e Planejamento - - Orçamento Participativo 2016 - Secretaria de Gestão Financeira - Assuntos Jurídicos - Inclusão e Assistência Social - Educação - Saúde - - Conselho de Saúde - Cultura e Turismo - - comdephapaasa - - - Estudos do corpo técnico - Paranapiacaba e Parque Andreense - Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos - Segurança Urbana e Comunitária - Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - Desenvolvimento Urbano e Habitação - - EIV - RIV - RIT - - - Estudo de Impacto de Vizinhança - - LUOPS - Secretaria de Esporte e Práticas Esportivas - - Jotisa 2017 - - Jogos Escolares 2016 - - Jogos Escolares 2018 - - Jogos Abertos 2018 - Política para mulheres - Trabalho, Emprego e Economia Solidária - Direitos Humanos e Cultura de Paz Portal de Serviços - Serviços para Cidadãos - - Inicio - - Dar uma Sugestão - - Fazer um Elogio - - Ouvidoria da Cidade - - Cursos Oferecidos - - Ônibus Municipais - - Orçamento Participativo - - Concursos Públicos - - Serviço Funerário - - Certidões - - Cartão SUS - - 2ª IPTU - - 2ª via Semasa - - 2ª via Eletropaulo - - 2 ª via CPF - - Atestado de Antecedentes - - Conselho Tutelar - - Solicitações de Serviços - Serviços para Empresas - - Início - - Microeempreendedor - - Abrir sua empresa - - Legalizar o Negócio - - Nota Fiscal Eletrônica - - Alvarás e Licenças - - Como Legalizar um Negócio - - CMC – Cadastro Municipal - - Impostos e Contribuições - - Locais de Atendimento - - Solicitações Serviços - - Legislação - Serviços para Servidores - Via Rápida Empresa Cidade de Santo André Ouvidoria da Cidade - Início - - O que é a Ouvidoria da Cidade de Santo André - - A Ouvidoria do Brasil - - Legislação - - Equipe - - Transparência - - - Serviços mais Solicitados - - - Dados Estatísticos - - - Prestação de Contas - - Ouvidoria Itinerante - - Como Acionar a Ouvidoria - - Colegiado Portal do Servidor - Início - Praça do Servidor - Saúde do Servidor - Manual da rede - Biblioteca Jurídica - Formulários - Legislação - Serviços de Atendimento aos Servidores - Sistemas - Notícias Serviço Funerário Perguntas Frequentes - Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico PPA Participativo cipa - Artigos do SESMT - Atas de reuniões da CIPA - Dicas de segurança - Campanha de Prevenção Continua Vila de Paranapiacaba - Downloads Notícias PPA 5ª Conferência das Cidades ipsa - Especialidades Diversas - Notícias - Editais IPSA I Conferência Municipal de Educação /2013 Conf.
Cultura CMJ Bilhete Único Festival de Inverno de Paranapiacaba ConfTur 1ª Gincana da Bondade Mês do Servidor 2013 - Notícias Mês Servidor - Mês Servidor 2014 Santo André em Movimento Conferência Juventude 2013 Hot Site Sem Educ Int Cursos na cidade - Administração e Negócios - Arte e Cultura - Quero Empreender - Arquitetura e Urbanismo - Comunicação, Arte e Cultura - Turismo, Hotelaria e Gastronomia - Construção Civil - Tecnologia da Informação - Alimentação - Computação Gráfica - Design - Logística - Mecânica / Eletrônica Rede de Moderadores(as) da PSA - Notícias de Rede - Formação - - Dinâmicas de grupo - - - Caderno de Dinâmicas - - - Materiais - curso gestão de conflitos - - Fios condutores - - Participação Popular - - Planejamento Estratégico - - Plano de Governo - - Técnicas de visualização - - Gestão de conflitos - Manuais da rede de moderadores - Plano de Governo - Agenda da rede de moderadores Museu Jogos escolares 2014 OP Digital 2014 - Resultados das plenárias Plano Educação Ambiental - Apresentação - Sobre o Plano - EFA Billings - Material de Apoio - Blog Aplicativos Mobile Conf Educ 2015 Jogos escolares 2015 Plano Municipal Cultura Portal de Turismo Acesso à Informação e Transparência Projeto Cuidando de quem cuida XVI Festival Inverno Cedim - Eventos e Relatórios - Enunciados Artigos e Estudos Estação Corpo e Movimento Mês do servidor 2015 LUOPS PROCON Secretaria de Cidadania e Assistência Social - Conselho Municipal de Assistência Social Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselho Municipal da Pessoa Idosa Texto de para Rede Santo AndréNotícias Sob a coordenação do Semasa, alunos de escola estadual do Jardim Santo André fazem horta comunitária Nome de Usuário Senha Lembrar-me

Localização como chegar a Parque Escola