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Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela?Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes.
Listamos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas no pelas paltaformas digitais:1.
Gatilho da Escassez e da UrgênciaAs pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.
 Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”.
2.
Gatilho da Prova SocialNesse caso você pode mostrar aos seus seguidores que as pessoas estão usando o seu produto, através de depoimentos e avaliações de clientes, ou até mesmo vídeos e imagens com recomendações.
Isso se chama prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.
3.
Gatilho da GarantiaAo oferecer garantia sobre  seus produtos e serviços, você prova que eles são confiáveis.
Já viram os vendedores de televisão como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
”, esse é um gatilho mental muito poderoso.
Mas atenção, é preciso cumprir com a garatinha, hein?4.
Gatilho da Novidade Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo.
Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc.
Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais.
Então, utilize grupos seletos de clientes, no whtsapp, instagram ou telegram para fazer essas divulgações.
Convide o cliente a ser o "primeiro a saber".
5.
Gatilho da Autoridade Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associar as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado.
Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.
6.
Gatilho da ReciprocidadeVocê já provou uma amostra grátis de alguma comida no supermercado e acabou comprando este produto? Essa é a intenção da reciprocidade, o cliente recebe conteúdo gratuitamente, e quando ele se depara com o produto sendo vendido, se sente na "obrigação" de comprá-lo, retribuido o que lhe foi dado anteriormente.
O tema envolvendo gatilhos mentais é extenso, aqui trouxemos o conteúdo que, de maneira geral, pode se adequar instantaneamente ao seu modelo de venda.
Ele faz parte de uma estratégia de redes sociais que pode ser implantada pelos negócios, caso você queira saber um pouco mais acesse aqui o webinar do Sebrae/SC.
Veja mais MP 963/2020: Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda Salvo na lista de favoritos Artigos / Leis As micro e pequenas empresas têm sofrido o impacto da pandemia, com o intuito de minimizar esse abalo muitas medidas têm sido divulgadas pelo Governo Federal para ajudar os empresários e a sociedade em geral a ultrapassarem este momento de crise.
Uma delas é a Medida Provisória 936/2020, ela faz parte do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda e possui quatro eixos principais:Pagamento do benefício emergencialPreservação da rendaRedução proporcional da jornada de trabalhoSalário e suspensão da jornada de trabalhoQuer saber um pouco mais? Assista o vídeo da gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca.
 Abaixo você acessa um documento com Perguntas e Respostas frequentes sobre a MP 963/2020.
Veja mais Agronegócios em Tempos de Coronavírus Salvo na lista de favoritos Artigos / Empreendedorismo Todos os setores da economia estão sofrendo com os efeitos da pandemia do Coronavírus.
 A prioridade, no momento, é cuidar da saúde, tanto dos familiares quanto dos funcionários.
Prevenção é a chave.
Alguns hábitos vêm para ficar, mas não se pode paralisar a rotina de uma propriedade rural, certo? Os animais devem ser tratados e vacinados, os canteiros cultivados, a colheita deve ser feita no momento certo e o produto deve chegar em segurança às gôndolas e ao consumidor final.
Levando-se em consideração as recomendações de prevenção, preparamos um material específico sobre os cuidados com a propriedade rural e a comercialização dos seus produtos.
Baixe aqui o arquivo e saiba como melhor gerir sua propriedade em meio à crise! Veja mais Empréstimo e Financiamento: Saiba mais sobre essas formas de crédito Salvo na lista de favoritos Artigos / Finanças O microempreendedor individual (MEI) apresenta uma série de dúvidas ao iniciar o seu empreendimento, para que elas sejam solucionadas e para que o seu negócio se consolide, há o planejamento e os aspectos que o compõem.
Em determinado ponto do processo de gestão do negócio o MEI acaba de deparando com as questões de finanças do seu negócio e, às vezes acaba optando por escolhas que não são adequadas para o que ele pretende fazer.
Uma boa gestão financeira gera bons frutos para o andamento administrativo do seu negócio, seja você um expert em finanças, ou um novato na área.
Dica: Para saber um pouco mais inscreva-se no nosso curso gratuito de Gestão Financeira.
  Veja mais 5 dicas para o bom funcionamento do home office Salvo na lista de favoritos Artigos / Empreendedorismo Com a modernidade e o avanço das tecnologias digitais o formato tradicional de trabalho acaba abrindo espaço para novas vertentes laborais.
Um desses modelos é o home office, popularmente traduzido como “trabalho em casa” ou “escritório em casa”, entretanto, seu real significado não se resume a isso, basicamente seria um “trabalho portátil” ou um “trabalho à distância”.
Por meio dessa modalidade de trabalho é possível atuar fora das empresas, seja em casa, em um ambiente coworking ou em outro espaço que forneça as condições para esse tipo de serviço.
Para operar sua função nessa modalidade é necessário atentar para algumas dicas:1.
 Mantenha-se “isolado”Isso mesmo, isole-se do que pode interferir no seu trabalho, afinal de contas, naquele momento é o horário no qual você irá desempenhar suas atividades.
2.
Cuidado com as distraçõesComplementando o tópico anterior, fique atento às “coisas” que te cercam, evite as fontes de entretenimento (TV, Plataformas de Streaming, etc.
), mantenha o foco no trabalho.
Além disso, é necessário prestar atenção na circulação de terceiros (familiares, amigos, etc.
) que possam tirar a sua atenção.
3.
Concentre-seAté mesmo a sua postura pode acabar atrapalhando, escolha um local adequado, utilize meios para atingir o conforto necessário com o uso dos seus equipamentos (Computador, Laptop, impressora e afins).
Usa uma mesa, se necessário até mesmo livros para adaptar a altura do seu equipamento, o que não vale é perder tempo.
4.
Faça um checklistElenque algumas atividades a serem realizadas durante sua jornada home office e, à medida que for realizando-as, marque-as como feitas, isso ajuda a ter um controle do que fazer, como fazer e saber quando já foi feito.
5.
VestimentasPor mais que o ambiente fora do escritório ou da empresa seja menos formal, preste atenção nas suas vestimentas, pois poderá surgir alguma videoconferência e não é legal aparecer na frente dos seus gestores e colegas usando um pijama.
Faça uso de roupas um pouco menos informais, esteja sempre em condições de contato por vídeo ou áudio.
  Veja mais Planejamento: uma necessidade básica para obter ótimos resultados Salvo na lista de favoritos Artigos / Planejamento Antes mesmo de começar a empreender surgem algumas dúvidas que são, a priori, “difíceis” de ser resolvidas, tais como:Onde posso investir meu dinheiro?O que posso abrir com as condições que tenho?Estou com um dinheiro guardado, em que devo investir?Em qual ramo devo investir?Quais os produtos e fornecedores que atenderão às minhas expectativas? Essas e outras perguntas que surgirão no meio do caminho, são absolutamente comuns, mas, há uma boa notícia! A maioria delas poderão ser resolvidas com um conjunto de estratégias.
Para toda e qualquer atividade que almeja bons resultados, é necessário que haja um planejamento.
Mediante tal planejamento é possível se preparar para possíveis situações no decorrer da jornada empresarial e para o avanço dos negócios.
Vale salientar que, o planejamento não é um advento especial inerente às grandes empresas, muito menos é voltado completamente para nichos específicos do mercado.
A atitude de planejar vai além de classificações empresariais ou aspectos hierárquicos da organização de negócios.
Uma das diversas formas de planejar é “Plano de Negócios”, por meio dele você poderá traçar metas a serem definidas antes das atividades do seu negócio começarem a começar a fluir.
Dica: Inscreva-se no curso on-line Invista no Planejamento Veja mais 7 dicas para fazer vendas pelo WhatsApp Salvo na lista de favoritos Artigos / Mercado e Vendas Você utiliza o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu negócio?Se ainda não utiliza, você está perdendo dinheiro.
Os números falam por si só.
Segundo o Facebook, que comprou o WhatsApp em uma transação bilionária em 2014, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma.
No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o whatsapp.
É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo.
O potencial de mercado para vendas utilizando esse aplicativo é enorme.
Recentemente, o mercado passou a oferecer cursos voltados para negócios no WhatsApp e o aplicativo entrou de vez no planejamento de vendas das empresas e na palma da mão do cliente.
Pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia.
E você vai ficar de fora desse mercado? Selecionamos 7 dicas de como usar o aplicativo para impulsionar as vendas da sua empresa:1- Utilize listas de transmissão e não gruposO WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos.
Isso é muito legal porque você consegue a atenção do seu cliente que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.
Em termos de interação com o cliente, os resultados de uma lista de transmissão quando comparados com os de grupos é muito bom.
Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado com uma mensagem em forma de corrente que foi enviada para o grupo? Ou com aquele card de um bom dia? Até para fazer uma moderação em grupo é complicado, colocar regras nem sempre funciona e o seu negócio pode virar uma bagunça.
Claro que existem grupos que funcionam muito bem, um grupo de suporte técnico ou de tira dúvidas, mas falando de vendas, as pessoas tendem a se incomodar com a frequência de mensagens de um grupo.
É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão.
Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.
Cabe ressaltar que para criar uma lista de transmissão é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e você tenha também os contatos delas salvo no seu aparelho.
2- Ofereça conteúdoÉ importante criar engajamento através de áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais.
Uma boa estratégia é fazer um resumo de uma postagem no seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto.
Mas nada de exagerar no número de postagens, é necessário usar o bom senso e deixar sempre uma mensagem no final que se o cliente desejar poderá sair a qualquer momento da lista.
Existem negócios que uma única mensagem por semana basta, já outros você precisa interagir com o cliente com mais frequência.
Estude o comportamento do seu cliente para traçar sua estratégia.
O ideal é criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.
3- Utilize o WhatsApp WebSe você não sabia é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador, em outras palavras você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador, chamado WhatsApp Web.
Esse processo é relativamente simples: Com seu celular, você lerá o QR Code que o site https://web.
whatsapp.
com/ oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo.
Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos.
4- Construindo audiência via Instagram e FacebookFaça publicações nas redes sociais que capturem o contato do cliente e que façam com que eles gravem o seu número no celular para que você possa trabalhar em listas.
Um exemplo, é a seguinte publicação “Entre em contato conosco no WhatsApp 82 XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 20% de desconto na nossa loja.
”Para enviar a mensagem o cliente terá que salvar o seu contato.
Essa estratégia se chama “Confirmação dupla”, onde o cliente confirma o interesse no seu negócio 2x, uma pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp.
Você também pode fazer isso via direct para os novos seguidores, existem sistemas para automação dessas mensagens como o @holrdotco ou com mensagens privadas no Facebook.
Tente só não ser inconveniente e ficar enviando várias mensagens para que a sua estratégia repercuta de forma negativa nos olhos do cliente.
Leia também o artigo - 10 dicas para promover o seu negócio pelo Instagram5- Recompensa DigitalNão pense duas vezes, adicione o campo de WhatsApp na sua página de captura (Landing Pages).
Você pode criar páginas de captura e oferecer recompensas digitais como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras.
Geralmente, essas recompensas oferecem valor ao cliente.
Segue exemplo de landing page que utiliza essa estratégia:6- Crie uma campanha de vendasFaça uma série de mensagens persuasivas para vender o seu produto/serviço para os seus clientes.
Muita gente imagina que as vendas pelo WhatsApp são individuais, onde você convence o cliente individualmente sobre o seu negócio, o que não é verdade.
Através de listas você pode alimentá-los com uma série de mensagens e até lançar uma carta de vendas sobre o seu negócio.
Invista em algum curso de Copywriting que é a arte de escrever textos persuasivos, que fazem com que as pessoas se sintam atraídas pelo o que você está vendendo.
7- Use e abuse dos gatilhos mentaisGatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.
Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela?Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes.
Listaremos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas pelo WhatsApp:a) Gatilho da Escassez e da Urgência Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”.
As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.
b) Gatilho da Prova SocialNesse caso você pode mostrar o número de seguidores que você possui, as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes.
Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.
c) Gatilho da GarantiaSEMPRE, ofereça garantia sobre os seus produtos e serviços.
Já viram os vendedores de TV como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
” , esse é um gatilho mental muito poderoso.
d) Gatilho da NovidadeEsse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo.
Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc.
Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais.
e) Gatilho da AutoridadeJá viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associarem as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado.
Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.
Esse assunto de gatilhos mentais é um pouco extenso, podemos abordá-lo mais para frente em um outro artigo.
O que achou do artigo? Você já utiliza o WhatsApp para fazer vendas? Envie o seu feedback e sugestão de novos temas para artigos no nosso e-mail agendamento@al.
sebrae.
com.
brPara saber mais sobre o WhatsApp para negócios e outras dicas para esse aplicativol, agende uma consultoria gratuita conosco no Sebrae Alagoas http://sistemas.
al.
sebrae.
com.
br/sma/                                                                                                                                   por Raphael Falcão                                                                                                                  Analista – Sebrae Alagoas Veja mais Programação Empretec 2020 Salvo na lista de favoritos Artigos / Empreendedorismo O Empretec é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovida no Brasil exclusivamente pelo Sebrae.
De modo  vivencial, ela está focada no desenvolvimento do comportamento empreendedor, incentivando potencializar seus resultados, fortalecer sua rede de contatos e identificar novas oportunidades de negócio.
O curso está presente em 40 países e busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios.
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Veja mais Radar Sebrae de Oportunidades Salvo na lista de favoritos Institucional / Planejamento Em meio aos grandes avanços endossados pelo Sebrae surge o Radar de Oportunidades, ferramenta útil e inovadora que vem para auxiliar os seus usuários.
Veja mais Mudanças de hábito para melhorar a gestão da sua empresa Salvo na lista de favoritos Artigos / Inovação Seja empreededorPara ser um empresário de sucesso, de referência, de ação, de resultados, você precisa empreender.
O empreendedor é acima de tudo um sonhador, uma pessoa que desperta em si a energia e assume o trabalho necessário para vencer no meio em que competirá.
Quando você entrar de cabeça no ramo, precisa deixar o seu lado empreendedor vir à tona.
 Planeje e defina metasNão planejar é perder dinheiro e deixar a vida da empresa se esvair.
É através do planejamento que você vai atingir o propósito ou alvo que determinou em um certo período de tempo, visando uma situação melhor.
Lembre-se de definir metas claras com o seu time de colaboradores, não esqueça de propagar essas metas para que todos eles tenham acesso.
Tenha um sistema de gestão  No mercado há muitos sistemas que podem ajudar sua pequena empresa, muitos são gratuitos, busque fontes confiáveis e ponha em prática o sistema de gestão.
Veja mais Como controlar seu orçamento em 2 passos Salvo na lista de favoritos Artigos / Finanças Faça uma relação entre a renda total da família (determine um espaço de tempo para apurar esses dados) e as suas obrigações (custos) nesse mesmo período.
Logo após, compare os gastos com o dinheiro que você vai receber e tente encontrar um ponto de equilíbrio entre dívidas e receitas.
Em algumas situações você poderá observar que as contas não vão fechar, haverá um desequilíbrio entre o que você gasta e o que você ganha, entretanto, não se desespere, refaça o processo e tente ajustar a sua renda ao orçamento doméstico.
Sempre analise a possibilidade de reduzir ou excluir gastos desnecessários para seu orçamento, aqueles que não agregam benefícios à rotina necessária da sua família.
 Lembre-se                                                 Repita o processo até encontrar o equilíbrio entre seus gastos e o que você ganha;Elimine gastos desnecessários.
 Curso a distância: Como Gerenciar as Finanças da sua Empresa   por Moisés BarbosaSebrae Alagoas Veja mais Veja mais conteúdos do Sebrae em Alagoas Veja a Loja Online de cursos e eventos em Alagoas: Loja Sebrae AL Converse online com o Sebrae Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios diretamente dos nossos especialistas em pequenas e microempresas.
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