Trem da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro - MG

Rua Arlindo Luis 270 - Centro, Passa Quatro - MG, 37460-970, Brasil
Passa Quatro - MG

Trem da Serra da Mantiqueira | ABPF - Regional Sul de Minas - - ABPF – Regional Sul de Minas História e notícias da Regional Sul de Minas da ABPF Trem das ÁguasTrem de GuararemaOficinas de Cruzeiro – SPABPFContatoEnglish RSS Trem da Serra da Mantiqueira Trem logo após partir da estação de Passa QuatroO Site oficial do Trem da Serra você pode acessar clicando em: Trem da Serra da MantiqueiraO Trem da Serra da Mantiqueira é um trem operado pela regional Sul de Minas da ABPF na cidade de Passa Quatro – MG.
O trem parte da estação central de Passa Quatro em direção a estação Coronel Fulgêncio, localizada no alto da Serra da Mantiqueira, próxima ao Grande Túnel, na divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais.
Informações GeraisRecomendamos que sejam feitas reservas através dos telefones abaixo e/ou verificado disponibilidade com antecedência.
Também temos disponível programação especial para escolas, para mais informações, visite: Trem Turístico Cultural para EscolasRoteiroO trem parte da estação de Passa Quatro, que fica no km 34 da antiga The Minas and Rio Railway Company, sendo que na estação os passageiros podem visitar uma exposição fotográfica no hall da estação ao som de música típica regional.
Após a partida o trem se dirige a estação Manacá, no km 30 da ferrovia, nesta estação é feita uma breve parada onde os turistas podem visitar uma feira de artesanato e guloseimas enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra.
Trem na Estação ManacáPartindo da estação Manacá o trem inicia a subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá e a ponte Estrela.
Chegando a estação Coronel Fulgêncio, km 25, cota 1085m, o trem realiza uma nova parada, os passageiros podem então conhecer a exposição fotográfica de minisséries filmadas no local, Mad Maria e JK – minissérie, ambas da Rede Globo; fotos de máquinas e carros recuperados pela ABPF; e fotos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Também é oferecido um passeio cortesia ao Túnel.
Após as manobras, trem parte de volta a Passa Quatro, fazendo uma breve parada na ponte Estrela para fotografias.
Composição subindo a Serra da MantiqueiraEm feriados e datas festivas ocorrem trens extras, mas deve-se confirmar ligando para a estação e verificando a disponibilidade.
Não existe uma regra e os trens extras são adicionados conforme a necessidade e movimento na cidade.
É possível realizar fretamento para grupos, escolas, excursões, etc, que podem fretar um trem inteiro em dias e horários alternativos.
 Entrar em contato com a estação para maiores detalhes.
Trem Turístico Cultural para EscolasTemos também uma programação especial para escolas, com um roteiro personalizado além de guia dedicado para prestar informações sobre a ferrovia, ABPF e história da região, para mais informações, visite: Trem Turístico Cultural para Escolas.
Material RodanteO trem é formado pela locomotiva 332, uma genuína locomotiva a vapor, construída em Novembro de 1925 pela Baldwin Locomotive Works, USA.
Do modelo Pacific (rodagem 4-6-2) e traciona dois carros de passageiros de madeira construídos nas oficinas de Belo Horizonte da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1956.
Atualmente nas oficinas de Cruzeiro esta sendo reformada a locomotiva 522, uma Mikado (rodagem 2-8-2), construída pela ALCO, USA em 1926 que em breve irá trabalhar no trem juntamente com a locomotiva 332.
Além da locomotiva e dos carros, existe em Passa Quatro um auto de linha e um vagonete que são utilizados pela turma de via na manutenção da ferrovia.
Passa QuatroA cidade é localizada no Sul de Minas Gerais e vem se firmando, nos últimos anos como um polo de atração para o ecoturismo e o turismo rural.
Em seu território se encontram diversas atrações turísticas como montanhas, cachoeiras, uma Flona, fazendas, pesqueiros entre outras atividades que favorecem a realização de atividades turísticas dessa natureza.
Também existem atividades turísticas relacionadas a festejos como o ‘Corpus Christi’, a Festa do Gado Leiteiro, o Carnaval, Festivais de Bandas, passeios ciclísticos, ralis etc.
Na cidade também existem casarios construídos desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século passado.
Outra atração é o “Brasil Nota 10”, um museu de cenários históricos brasileiros modelados em miniatura, alguns com mais de 200 personagens retratando momentos históricos do Brasil, como a Revolução Constitucionalista de 1932.
AcessoA cidade é praticamente equidistante das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo facilmente acessada através da rodovia Presidente Dutra, onde em Cruzeiro deve-se pegar a SP-052 até Passa Quatro.
Roteiro a partir de São PauloRoteiro a partir do Rio de JaneiroVídeosPáginas RelacionadasLinks Externos Anúncios Compartilhe:Curtir isso:Curtir Carregando.
  113 Respostas para “Trem da Serra da Mantiqueira” Pingback: Página da Locomotiva 332 « ABPF – Regional Sul de Minas Pingback: Filmagens em Passa Quatro « ABPF – Regional Sul de Minas Pingback: Concretagem das Oficinas de Cruzeiro « ABPF – Regional Sul de Minas Antonio Gonçalves da Silva 27 de setembro de 2011 at 21:55 como é gratificante poder voltar no tempo de infância,neste site que voçês nos agracia,pois eu lembro muito bem de quantas vezes subi de trem ;por esta serra! maravilhosa! veja bem!? meu tio Antonio trabalhou na central do Brasil, servindo na estação de cachoeira Paulista e minha prima Isabel , dizem que chegou até operar locomotiva em manobras no patio.
por isso e muito mais, eu sou amante da ferrovia.
abraços a todos que zelam por essa memória.
Gonçalves Responder   andré luiz gonçalves pereira 12 de outubro de 2011 at 10:17 bom falar de locomotivas em trem,tem muito haver muito comigo,pois toda minha familia tios pai e avos trabalaharam na central do basil,fico muito feliz de ver um acervo todo preservado,mantendo a historia desse pais.
abraçosandré luiz Responder   milton 29 de outubro de 2011 at 22:37 Aqui em Sergipe eu sempre preferir a viagem pelos trilhos, eu não optei pelo rodoviário como fez o povão humano com excessão de um carro SCORT que eu tive, só que o rodoviário foi um golpe mortal ao ferroviário a ponto de ser erradicado.
O que cairia bem é um trem turístico de Aracaju a São Cristóvão, cidade histórica com seus casaqrios clássicos distante 28 km da capital e 45 mn de trem.
P,ra ser um incentivo ao povo era se esse trem turístico fosse de uma tarifa bem promocional.
Deveras, é uma viagem ecológica, no dizer do alagoano “viagem pelos matos” Responder   wagner 19 de novembro de 2011 at 10:13 bom dia vc tem previsao de quando o trecho entre sao sebastiao do rio verde a s.
lourenço vai ficar pronto?? Responder   Pingback: Comercial Boticário « ABPF – Regional Sul de Minas Adriano Araujo 13 de dezembro de 2011 at 14:32 esse passeio é muito chique, o legal mesmo seria se continuasse até Cruzeiro recuperando os trilhos que já existe ai seria bem mais chique, mas quem sabe acontece um dia e parabéns pelo site.
abraços Responder   Antonio Carlos Arruda 13 de março de 2012 at 21:01 A “bandeira” da preservação ferroviária precisa estar firmemente presa no “mastro” dos projetos bem elaborados, maduros, “pés no chão”, e cuja viabilidade técnica/operacional/econômica sejam factíveis.
É preciso muito mais do que romantismo e o espírito poético do apelo nostálgico, é necessário “suar a camisa e entrar de cabeça”, é indispensável a paixão, o “sange fervendo na veia” e a abnegação incondicional à causa.
A ABPF Sul de Minas é hoje uma prova inconteste disso.
De um lado a paixão, o amor pela causa, a abnegacão e a coragem para enfrentar os obstáculos.
De outro a racionalidade, o profissionalismo, a transparência, e a capacidade e trabalhar com foco em resultados.
Parabéns !!!! Responder   Pingback: Reportagem sobre gravações em Passa Quatro « ABPF – Regional Sul de Minas Eduardo Martinelli Filho 24 de junho de 2012 at 8:51 Bruno, A título de recordação de minha infância: A composição da Rede Mineira de Viação ao vir do sul de Minas, com direção à cidade de Cruzeiro, após passar o túnel, parava em uma pequena estação, em que haviam crianças vendendo morango silvestre, colhidos na mata, conforme anunciavam, e que nunca compramos em virtude de não haver no trem quantidade suficiente de água para limpa-los.
Como agora a mata está sendo cuidada por Órgão competente, seria um meio dos que aí moram, fazer exploração da referida fruta, mantendo a originalidade.
Responder   Eduardo Martinelli Filho 24 de junho de 2012 at 9:44 Bruno, mais uma: Na época por mim utilizado da RMV, o Túnel da Mantiqueira, ao que se divisava através da janela de vidro, foi feito em escavação rochosa, e não como apresentado hoje em dia, todo revestido de concreto.
Desejaria que fosse confirmado por alguma pessoa que testemunhou o descrito.
Grato.
Responder   bcsanches 24 de junho de 2012 at 13:22 Concreto não, mas eles faziam revestido de tijolo e cimento.
Responder   Pingback: Reexibição de Mad Maria « ABPF – Regional Sul de Minas tiago santos 8 de julho de 2012 at 23:09 sou fanatico por locomotivas e fico muito feliz em saber q nossa regiao fo escolhida p esse trabalho.
Pena que os trilho de minha cidade que é caxambu, foram retirados.
ai sim seria o ciruito das aguas fechado pelos trens…… Responder   tiago santos 9 de julho de 2012 at 14:25 ola sanches, sou de caxambu, e sou fanatico por locomotivas.
hoje resido em paraisopolis proximo a pouso alegre.
e fico triste em saber que minha cidade natal poderia estar desfrutando disso, e nao pode pelo simples motivo que os trilhos foram retirados a muito tempo.
Estive em pouso alegre e la existe uma locomotiva a vapor, que mais ou menos 3 a 5 anos esteve em funcionamento, e no momento está parada sendo corroida pelo tempo.
Quero dar os parabens pelo trabalho, e como um fanatico por ferrovias, tenho um sonho de poder fazer um passeio em uma locomotiva a vapor, mas eu gostaria de fazer esse passeio junto com o maquinista….
será que isso é possivel.
? Espero sua resposta….
e estou sempre por aqui vendo as novidades.
Quem sabe ainda seja capz da via até conceicao do rio verde ser recuperada….
um abraco…tiago Responder   tiago 10 de julho de 2012 at 14:27 outra coisa .
sanches.
Existe algum projeto p recuperacao do trecho até conceicao do rio verde? pois estive por lá algum tempo e os trilhos ainda estao no trajeto, no qual está bem destruido.
será que ainda sera possivel ativacao deste trecho? um abraço Responder   tiago 12 de julho de 2012 at 10:54 ok sanches valeu pela atencao…e estou sempre aqui de olho nas novidades…e sobre o passeio .
em breve entrarei em contato….
um abraco Responder   Edson Amaral 2 de agosto de 2012 at 15:24 Fiz esse passeio e gostei muinto, vale apena conhecer, muinto bomm,rssssss Responder   Renan 23 de dezembro de 2012 at 0:05 Um grande aventureiro chamado Jorge realizou a travessia a pé entre o desativado trecho ferroviário entre Cruzeiro (SP) – Passa Quatro(MG), cruzando a Serra da Mantiqueira .
Foi uma grande aventura que resultou em belas imagens disponibilizadas no link abaixo ; vale a pena conferir e de um certo lado se entristecer por este belo trecho ter chegado como está hoje :http://jorgebeer.
multiply.
com/photos/album/125/Travessia-Cruzeiro-Passa-Quatro Responder   Pingback: Inicio da Reforma da Locomotiva 327 | ABPF - Regional Sul de Minas Pingback: Restauração do Depósito de Locomotivas de Passa Quatro | ABPF - Regional Sul de Minas Osvaldo Gomes 26 de junho de 2013 at 22:27 É a primeira vez que visito este blog e de antemão digo que achei muito bacana mesmo.
A “história” foi quem me levou a chegar até aqui, visto que sempre tive grande apreço por este tema.
É louvável que tenhamos um site destes e digo a vocês para que nunca desistam de divulgar, publicar, semear, etc um pouco da história do Brasil, tão desprezada pelos nossos péssimos governantes, por uma equação deveras conhecida por nós: Quem não conhece sua história, não pode modificar o futuro !!! Isso é antigo, mas ainda muito atual.
Esta é apenas uma das razões que não se investe em educação, porque assim teremos condições de escolher pessoas mais dignas de administrar o país sem pensar somente no próprio bolso.
E nós teremos um comportamento mais incisivo com relação aos políticos e com a nossa própria conduta como cidadãos.
Como amante da história, torço e espero ouvir de vcs em uns quatro anos, que esta linha esteja em atividade novamente até a cidade de Cruzeiro, seja para fins turísticos, comerciais.
Revivendo e fomentando assim o desenvolvimento das cidades no entorno.
Espero que fique sabendo pois quero ser um dos passageiros !! Até trabalharia num projeto tãop grandioso como este, tal e minha afinidade com este tema.
Desejo toda a sorte e sucesso neste empreendimento.
Vamos em frente ! POLÍTICOS DE CRUZEIRO…ACORDEM !!! Responder   carlosdiascampos 11 de julho de 2013 at 14:34 Sanches, legal mesmo, descobrir este espaço das lembranças e historia das ferrovias, subí, menino a serra de Petrópolis e Teresópolis , viajei e muito pela linha para Casimiro de Abreu-RJ, trem que saia às 05:20hs da manhã , de Barão de Mauá, Leopoldina Raylway, tabem fui com meus pasi em algumas épocas, para Carangola-MG, zona da Mata, viagem nos trens noturnos, vagão dormitório, maravilhoso, andei de Litorina, vagões de aço, ar-condicionado, trens húngaros, creio.
Viajei , no trem Ouro Preto – Barroso , trem turístico, tenho 65 anos e posso dizer, que curtí e muito locomotivas à vapor, que são máquinas incríveis, o som, o cheiro , o prazer de cruzar o tempo.
O museu Ferroviário do trem, no Engenho Novo-RJ, possui a Baroneza, primeira locomotiva, do Barão de Mauá, vale a pena , os amigos visitarem.
Continuo amando as locomotivas, a ultima que vi, a de Monte Alegre do Sul, circuito das Aguas Paulista, perto de Serra Negra, locomotiva restaurada, e a estação idem.
Valeu , Sucesso!!.
Responder   Pingback: Um Passeio Especial | ABPF - Regional Sul de Minas Pingback: : Passeio no Trem da Serra da Mantiqueira em Passa Quatro, Minas .
Aloizio Barros de Souza 22 de outubro de 2013 at 21:01 Fantástico.
Fim de semana desses vou conhecer esta maravilha de perto.
Responder   WILLIAM 5 de novembro de 2013 at 14:23 olá, sou de franca – sp, estava lendo no site sobre as locomotivas e lá diz que a locomotiva 332 já atuou na extinta linha turística entre pedregulho – sp e rifaina – sp, em 1994 meu pai me levou para fazer um passeio na linha entre rifaina e pedregulho e na época era a locomotiva 332, fiquei muito feliz em saber que a locomotiva ainda existe porque em 1996 quando a linha parou de operar, não fiquei sabendo para onde as locomotivas foram levadas, pensei que elas tinham sido sucateadas.
No final do ano vou tirar um final de semana para poder ir até aí para fazer um passeio na locomotiva, vai ser fantástico poder andar nela de novo.
só uma dúvida, quanto é o valor do passeio? Responder   Pingback: Manutenção de Via Permanente | ABPF - Regional Sul de Minas Tiago santos 4 de janeiro de 2014 at 23:10 Ola sanches, tenho acompanhado os trabalhos de recuperacao do trecho ate sao sebastiao do rio verde.
Quando estiver funcionando irei ai dar um passeio.
Fiquei muito triste ao saber q os trilhos no trecho de soledade de minas passando por conceicao do rio verde tenham sido retirados, e uma vergonha, pois para mim era a unica esperanca de ver algum dia um trem cruzar o estado vindo de sp novamente…passando pelo gde tunel…forte abraco e parabens! Responder   Pingback: Programação de Carnaval – 2014 | ABPF - Regional Sul de Minas Pingback: Passeios de trem pelo Brasil | Blog Copastur Rosângela De A.
Luna 10 de março de 2014 at 23:41 bacana! Responder   Pingback: Hi-Mundim-De trem pelo BrasilHi-mundim Regina C S Miranda 31 de março de 2014 at 21:48 Meus olhos encheram de lágrimas… Meu pai era maquinista, aposentou neste serviço que fazia com tanto AMOR, era simplesmente apaixonado por maquinas.
Hoje tbm sou apesar de ser bem pequena… As fotos matéria estão perfeitas, parabéns.
Responder   Pingback: Programação para Semana Santa | ABPF - Regional Sul de Minas Francisco rocha 8 de outubro de 2014 at 0:15 Nunca me esqueço do velho trem da Mantiqueira da Rede Mineira de Viação, depois RFFSA.
Nasci em um vagão ferroviário na antiga E.
F.
Noroeste do Brasil , Porto Esperança Corumbá no velho Mato Grosso – Pantanal.
Meus pais tinham dupla residencia Rio e SP, viajava de trem frequentemente entre Rio e SP,nos noturnos Cruzeiro do Sul, Santa Cruz e nos diurnos paradores Litorinas, Trem Húngaro e outros.
Passava as féria no Espírito Santo e pegava o noturno Para Campos dos Goytacazes e Cachoeiro de Itapemirim o “Cacique”.
Viajei muito pela Cia Paulista Sorocabana, Mogiana e Noroeste do Brasil.
Uma vez, quando criança peguei o trem em Cruzeiro com destino a São Lourenço MG,com minha mãe e tias, fazendo baldeação da Central do Brasil vindo do Rio de Janeiro uma viagem inesquecível.
Aos 14 anos de idade fugi de casa, peguei um trem da Central na estação Roosevelt em SP (1968) desci em Cruzeiro e pretendia pegar o trem para Minas, mas fiz as contas e o $$ só dava para ir… O trem estava parado na plataforma de Cruzeiro e ia partir logo cedo, relutei e não peguei, o trem tinha vagões de madeira e era tracionado por uma locomotiva GM diesel elétrica.
Resolvi acompanhar a linha a pé e saí na frente do trem, comecei a subir a Serra, o trem passou por mim cheio, continuei subindo a serra acompanhando a linha até chegar no túnel….
Fiquei com medo de entrar no túnel pois é em curva e não via o outro lado, ouvi ruídos de carros passando sobre o túnel, uma estrada! Subi pelo mato até a estrada , era asfaltada até a divisa de MG, do lado mineiro era terra e atoleiro, resolvi voltar para Cruzeiro descendo a serra .
Peguei o trem noturno parador da Central para SP e voltei para casa.
40 anos depois, já casado e com filhos, voltei ao local junto com meu irmão, relatando a minha fuga de casa, que ele lembrava bem pelo desespero de meus pais com o meu desaparecimento.
Chegando ao local onde subi pela mata para a estrada me deparei com um monumento escrito 1932 e a imagem da Santa Aparecida.
Não entendi nada pois não tinha nada no local em 1968.
Desci até o túnel, não atravessei novamente, ví alguns montinhos de pedra ,e depois vários outros no meio do mato sobre o túnel.
Continuei voltando ao local várias vezes até descobrir que naquele local aconteceu a batalha do túnel na revolução de 1932 e a razão da data no mirante.
Do lado mineiro também tem um monumento em homenagem ao Coronel Fungêncio, morto em combate na revolução naquele local.
Continuei frequentemente indo ao local pois moro no Rio e trabalho em SP e trafego frequentemente pela via Dutra (infelizmente não existem mais trens de passageiros).
Acompanhei o esforço da ABPF de Cruzeiro para recuperar a composição para o trem turístico da Mantiqueira, no início.
Existia até uma placa de Bronze em Cruzeiro comemorativa do cinquentenário da Rede Mineira de Viação, que devem ter roubado.
Um dia junto com um alemão recém chegado da Alemanha desci até o túnel , o alemão entrou sumiu lá dentro e assobiou, entrei atrás e vi a luz do outro lado, entrei e atravessei… “O Túnel do Tempo” Paro por aqui pois a história é muito longa, e o trem da Mantiqueira mora na minha lembrança.
Saudações Ferroviárias.
Responder   Francisco Rocha 17 de outubro de 2014 at 15:27 Ontem passei por Passa quatro, vindo de Minas, onde estava a trabalho com destino ao Rio de Janeiro.
Sempre quando vejo uma estação,páteo e trilhos dou uma parada e fico observando, voltando no tempo imaginando as manobras do passado.
Também sou fascinado por pontes e túneis ferroviários, até me tornei ferromodelista.
Minha diversão na Infância e até hoje, era passar horas em um páteo de manobras ferroviário observando a formação das composições.
Pois é; estava em Passa Quatro, com o pensamento longe no tempo quando ouvi o apito de uma locomotiva ao longe, imediatamente comecei a chorar… A locomotiva chegou (332) tracionando dois vagões cheio de idosos, para minha surpresa o maquinista era seu irmão.
Parabéns pelo trabalho de vocês.
Qualquer hora passo em Cruzeiro para conversar.
Responder   Pingback: Programação de Carnaval 2015 | ABPF - Regional Sul de Minas Felipe Canaverde 1 de março de 2015 at 14:09 Queria muito saber sobre a atual situação do trecho são Lourenço a são Sebastião do rio verde sou de SLC e trabalho com turista e sei o quanto sera crucial esse novo trajeto que sei que e maravilhoso queria muito que chegasse o grande dia da inauguração desse trajeto brilhante lindo já fiz apé 15 km de linha e achei deslumbrante o percurso ….
Tenho uma paixão sobre as historias desses trilhos queria muito saber quantos tuneis que ha na serra da mantiqueira e não consigo ver fotos deles …….
Alguem me ajude a achar algumas fotos desses tuneis muito obrigado …….
Responder   Pingback: 20 viagens de trem para fazer no Brasil | A Bússola Quebrada Pingback: Passeios de trem pelo Brasil | Chicken or pasta? Pingback: Onde passear de trem pelo Brasil? | Chicken or pasta? Pingback: Passeio de trem pelo Brasil | Blog Editoras Biruta e Gaivota Pingback: Programação para o Feriado de Corpus Christi | ABPF - Regional Sul de Minas Pingback: Doprava po Brazílii: vše je za rohem, jen záleží jak daleko ten roh je | Cesty Latinskou Amerikou Pingback: Roteiros sobre trilhos no Brasil | Maior Viagem carlos neves martins 14 de junho de 2015 at 14:16 carlos neves.
16\ 6\ 15.
Ola viajo pelo Brasil inteiro, sempre de carro, onde tem cidade sempre paro ver se tem vestígio de ferrovia, sempre encontro estação abandonada outras sem movimento de trem mais conservada pela prefeitura local.
sou apaixonado por trem maria fumaça, pontes e tunes, muitas das vezes vejo quilômetros de linha férrea abandonada no mato; isto e um descaso do dinheiro publico.
esteve em Passa Quatro fiz um passeio maravilhoso de paria fumaça me senti nos anoas passados foi muito emocionante, que pena este passeio ficaria mais emocionante se foce ate cruzeiro.
saudade da ferrovia.
Responder   LUIZ CARLOS GONÇALVES 23 de junho de 2015 at 10:51 oi bcsanches passei por pssa quatro e conheci a estrada de ferro e relembrei meu pssado tenho 64 anos e namorei uma menina em são loureç saia de são paulo e ia até cruzeiro e la eu pegava o trem com destino a tres corações e peno o que sobrou dela ma pretendo dar varios passeio pelo que restou Responder   Pingback: Travessia Comemorativa do Túnel da Mantiqueira | ABPF - Regional Sul de Minas Marcos Antonio 9 de julho de 2015 at 18:59 Parabéns por resgatar o auge das ferrovias no Brasil, os trabalho é de suma importância para questão cultural em nosso País, gostaria muito de fazer essa viagem entre passa Quatro e Coronel Fulgêncio, mais uma vez parabéns pelo trabalho no resgate da História ferroviária no Brasil.
Responder   Pingback: Passeios de trem no Brasil | Monolito Nimbus Pingback: O Trem da Serra da Mantiqueira em Passa Quatro - Sobre Trilhas e Trilhos Marisa silva 25 de outubro de 2015 at 9:29 Muito bom ouvir esse barulho de café com pão manteiga não.
.
volto a minha infância.
.
que saudades … quero muito andar nesta maravilha como faço? Responder   Tiago Santos 30 de dezembro de 2015 at 21:40 ola sanches….
como vai? continuo sempre acompanhando os trabalhos da ABPF SULDE MINAS, onde sempre nos faz emocionar com as fotos e a alegria em ver tudo isso ser recuperado.
moro em paraisopolis mg, mas sou de caxambu….
estive ai em sao lourenço no natal.
foi muito legal o passeio.
estarei sempre aqui acompanhando.
sou fã do trabalho de voces…tudo de bom! Responder   Pingback: Passeio de Maria Fumaça em Rio Negrinho, diversão para todas as idades | Quatro Cantos do Mundo Pingback: Viagem de trem no Brasil: 13 roteiros de viagem! | Guia do Nômade Digital josé campos 3 de abril de 2016 at 7:04 Bom dia.
Gostaria de saber em quais situações vocês promovem viagens extras, Se possível, informar dias ( mês ) e número de viagens.
Sou amante da ferrovia e por onde passo faço registro dos trechos, estações, equipamentos .
Muito obrigado .
Responder   Pingback: Passa Quatro - um charme no interior do sul de Minas - Retrip Viagens e Experiências Pingback: Conheça os Passeios de TREM pelo Brasil vitor cesar castanho 4 de julho de 2016 at 9:13 E lamentável que tudo que beneficia a população os nossos governantes não preservam ,…….
Acabaram com ás ferrovias para beneficiar os grandes grupos na exploração dos pedágios,….
Fico feliz em saber que existem pessoas como vocês que ainda nós dá uma esperança de curtir e matar a saudade nesses passeios……Viajei algumas vezes de trem quando ia para sul de minas , pegava o trem até cruzeiro em sp e fazia baldeação para o rio de janeiro, foi uma época boa em minha vida….
Desejo sucesso a todos espero que vocês consigam aumentar essa malha ferroviária para essa nova geração conhecer e apreciar como era gostoso viajar de trem….
Responder   sergio 8 de julho de 2016 at 16:03 Ola amigos sou de Conceição do Rio Verde, e passei por esta Ferrovia muitas vezes, moro no Rio, porém sei que apenas um pedaço da mesma continua em funcionamento, gostaria de um dia refazer todo este trajeto que trouxe-me de Conceição até Cruzeiro.
E como disse o amigo bcsanches – o trecho da saída do túnel até Cruzeiro é dos mais lindos e creio eu um grande roteiro turístico.
Saudade, abraço a todos.
Responder   ALBERT SOARES DE MEIRA 23 de julho de 2016 at 17:41 Muito legal.
Responder   sergio 23 de agosto de 2016 at 15:19 Sempre que puder darei um curtida nesta página, abraços.
Responder   Pingback: Onde passear de trem pelo Brasil? | Chicken or pasta? Pingback: Passeio trem serra da mantiqueira | Saída de São Lourenço Tiago Paraisópolis mg 29 de setembro de 2016 at 14:25 ola sanches ….
gostaria de saber como andam os trabalhos do trecho entre São Lourenço e São Sebastião do Rio Verde….
estamos anciosos para fazer esse passeio…tudo de bom Responder   Tiago Paraisopolis mg 30 de setembro de 2016 at 14:28 vamos guardar a torca de nossos governantes, e ver se entra alguem com competencia para cumprir com o combinado….
logo agora que o trabalho ja estava quase concluido,…pelo menos a reforma do trecho….
vamos torcer… Responder   juliano 22 de janeiro de 2017 at 20:34 Olá!Fiz esse vídeo do trem uns meses atrás!Se quiserem conferir.
Abraços.
Responder   FABIANO 12 de março de 2017 at 20:46 Era tão gostoso quando viajavamos de trem para visitarmos nossos avós queridos.
Na época era o maior presente que ganhavamos todos os anos por passar de ano na escola.
Tempos bons !!!!! Saudades !!!! Responder   Tiago Santos 13 de março de 2017 at 17:22 ola tudo bem! Porque voces não incluem a travessia do tunel em todos os passeios pela locomotiva e todos vagoes…seria legal….
Responder   Pingback: Bate-Volta: Passa Quatro, aventura e história se encontram na Mantiqueira - SP 24hrs Pingback: O que fazer em Passa Quatro, Sul de Minas | vida sem paredes Regina Nunes 30 de setembro de 2017 at 2:29 Muito legal o passeio, a paisagem é linda!! Responder   Pingback: Passeio de Maria Fumaça em Passa Quatro, Minas Gerais - Ninho de Jiripoca - Viagens com nossos trigêmeos Pingback: Passeio de trem em Passa Quatro MG | Malas & malinhas Francisco Farnezi 7 de fevereiro de 2018 at 16:52 Quero parabenizá-los pelo inestimável trabalho que vem fazendo em prol do turismo e conservação da história ferroviária brasileira.
Aproveitando, gostaria de saber sobre a locomotiva 522.
Já entrou em operação? Obrigado por uma resposta.
Abraços a todos… Responder   Pingback: V de Viagem Passa Quatro - Minas Gerais - V de Viagem Deixe um comentário Cancelar resposta Digite seu comentário aqui.
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