Vera Lucia Blank Gonçalves, Santos - SP

Av. Dona Ana Costa, 414 - Gonzaga, Santos - SP, 11060-002, Brasil
Santos - SP

Psicanálise Vera Blank - - Pular para o conteúdo principalPesquisar este blogPsicanálise Vera BlankSituações do cotidiano, iluminadas pela ótica da psicanalista.
Conversando com vocês!Postagens-novembro 08, 2017A PSICANÁLISE HOJE O psicanalista e seu paciente vão criar, no espaço intra e inter psíquico de suas mentes, vivido no setting psicanalítico, uma nova relação,que nasce desse novo encontro e que dará vida a uma nova e única história capaz de re-organizar aquelas  histórias antigas e saturadas.
O foco agora está voltado para o funcionamento do par, na dupla que se formará desse novo encontro, numa oscilação contínua entre as transferências, entendidas como repetição e projeção para o mundo externo dos "fantasmas" do mundo interno.
Além de ser um processo terapêutico, a Psicanálise é mais do que tudo um processo de investigação do funcionamento da mente humana.
A análise visa a compreensão do funcionamento dessa mente, o que diferencia das técnicas de auto-sugestão ou de aconselhamento.
É o diagnóstico da verdade interior.
O paciente chega ao consultório trazendo um sintoma: depressão, crise de pânico, anorexia, crises histéricas…Postar um comentárioLeia maisA capacidade de ficar só-outubro 26, 2016“Amar será dar de presente um ao outro a própria solidão.
 Pois é a coisa mais última que se pode dar de si.
”                                                             Clarice Lispector Hanna Arendt escreveu no seu famoso livro “A Condição Humana”: “Estar em solidão significa estar consigo mesmo e portanto o ato de pensar, embora a mais solitária das  atividades, nunca é realizada inteiramente sem companhia”.
Surge no desenvolvimento do ser humano como o medo de ficar só,medo do abandono, depois como desejo de ficar só para finalmente se tornar na capacidade criativa de ficar só.
A solidão é inerente à condição humana, não surgida na contemporaneidade, mas reforçada por ela.
Vivemos numa sociedade aonde as relações são cada vez mais frouxas.
Mundo virtual separando cada vez mais as pessoas do mundo real.
Hoje o virtual é que se tornou “realidade”.
Entendendo então a solidão como a questão que marca o sujeito contemporâneo, pretendo investigar as diferentes formas como a solidão se expr…1 comentárioLeia maisDESEJOS-outubro 26, 2016Sonhar.
Imaginar.
E assim deixar a vida mais colorida.
Acreditar no seu sonho! Sonho é desejo realizado,  é esperança em si mesmo: eu posso.
eu vou.
eu quero.
Há sonhos vividos e sonhos só sonhados.
Prefiro os primeiros,  mesmo porque, quanto aos outros.
O problema é que queremos fazer todo o trabalho, controlando detalhes, pensando que, porque sonhamos somos os donos do sonho.
Ele se torna público quando o realizamos! Deixa de ser nosso para ser do mundo.
e é ai então que o mundo fica mais feliz! Postar um comentárioLeia maisDefesas que nos protegem e defesas que nos levam à estagnação.
-fevereiro 24, 2016Gostaria de trazer uma questão, que muitas vezes não nos apercebemos,ou fica por conta da boa sorte dosujeito: trata-se da responsabilidade de cada um de nós com os nossos talentos.
Fazemos escolhas na vida, nemsempre conscientes, é verdade, mas nos tornamos responsáveis por elas, dequalquer forma.
São essas escolhas que nos levarão para o céu ou para o infernoastral.
Como isso se dá? Então não ésorte? Claro que a sorte é estar presente na hora certa e no lugar certo, masvocê tem que estar preparado para isso! Aprendemos desde pequenos que afaca é perigosa na mão de uma criança, ela corta, causa danos.
Que o fogoqueima, que cachorro bravo pode nos morder, que existem perigos no mundo dosquais temos que nos defender.
O medo nos protege dos riscos.
É o nosso instintode vida.
Nosso Eu (Ego) agradece quando nos defendemos.
O Id, aquela instância da mente que vive do impulso prazeroso, esse tentasempre realizar seus objetivos, sem olhar como nem a quem.
Ele é puro prazer.
Imp…Postar um comentárioLeia maisMorango e Chocolate - Comentários sobre o filme-fevereiro 22, 2016Filme sensível, inteligente,atemporal, passado em Cuba de Fidel Castro, como poderia ser aqui, no Brasil dehoje, ou em qualquer outro lugar.
Começo pelo título sugestivo,dois sabores diferentes, um natural outro processado,não misturados, portanto Morangoe Chocolate, mas que ao se juntaremmodificam-se mutuamente.
É uma bela metáfora que significa ser possívelconviver com as diferenças.
Mostra o quanto a tolerância, o amor, asolidariedade podem derrubar os muros que nos separam se conhecermos melhor osoutros como humanos.
Essa é a essência do filme, adifícil conquista da liberdade, da individualidade, num mundo tão intolerantecom as diferenças.
Como lidamos com o individual e com o social, sendo humanose inseridos numa sociedade.
O filme aprofunda uma reflexão sobre a mentegrupal, nossos preconceitos e intolerâncias pelo não eu, pelo que não é igual,e pela exclusão de quem pensa e age diferente dentro de sistemas fechados.
Social-ismo versus Narcis-ismo.
  Traz como pano …1 comentárioLeia maisAdoção e Doação-janeiro 05, 2016Adotar um filho é um ato de amor.
E quanto ao ato de dar um filho para adoção? Nossa tendência não será classificar esse ato como abandono? Desamor? Questões difíceis de julgar e que merecem uma reflexão! Tiveum pequeno paciente, criança de seus nove anos, filho adotivo, muito queridopor seus pais, e que me disse um dia: “Filhos dão úlcera nas mães.
não querotê-los quando crescer!”.
NoAurélio, o significado da palavra adotar significa optar ou decidir-se por;escolher.
Umadas situações na vida que mais me emociona pela complexidade de sentimentos queo próprio ato implica é a adoção e por consequência a doação: a alegria de quemrecebe, a dor de quem dá.
Adotaré um ato de amor: abrir os braços para neles receber um filho que não foigerado por você.
O filho biológico, esse eu amo sem riscos (será?) – teráherdado de mim meus olhos, meu sorriso, o mau humor do pai, meus talentos,enfim, Narciso só ama quem é seu espelho.
Masa verdadeira transformação é outra: transformar ess…Postar um comentárioLeia maisOs “donos da verdade”-novembro 25, 2015Vocês conhecem alguém com essacaracterística? Pessoas que sabem tudo, não admitem opinião contrária, só elestêm razão.
Se encontrar alguém assim me avise, é caso raro!!! Não estou falando de pessoas inteligentes, que têmprofundo conhecimento daquilo que dizem, conhecimento esse adquirido ao longode experiências, de aprendizado de acertos e erros, mas que mesmo assim, quandoemitem sua opinião, o fazem respeitando o direito do outro de pensar diferente,de ter a sua própria experiência no assunto.
Estou me referindo a um estado demente característico de personalidades onipotentes e narcísicas, que nãoadmitem o estado de dúvida.
Vivem na certeza.
Na nossa vida de relação,frequentemente nos deparamos com esse tipo de pessoas.
São as classificadaspelos parentes próximos e amigos (quando os têm) de “difícil convívio”.
Osoutros não os compreendem, os outros não os respeitam, os outros estão semprequerendo prejudicá-los.
E eles sofrem, realmente.
  _“Ah, eu tenho certeza quefulan…1 comentárioLeia maisMais postagensVera BlankPsicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de S.
Paulo.
Em Santos, membro do Núcleo de Psicanálise de Santos e região.
Atendimento adultos e crianças.
Grupos de estudo e SupervisãoEndereço de Consultório:Av.
Ana Costa, 414, conj.
34 - Gonzaga - SantosFone - 13 - 3286-1333 www.
verablank.
com.
br www.
obviusmag.
org.
brVisitar perfilArquivo201512Mostrar maisMostrar menosMarcadoresDenunciar abuso

Localização como chegar a Vera Lucia Blank Gonçalves