Dr André Teixeira, Rio de Janeiro - RJ

Jardim Botanico Offices - R. Jardim Botânico, 600 - Sala 201 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ, 22461-000, Brasil
Rio de Janeiro - RJ

Dr.
André Teixeira - - Navegação Referência em Ortopedia e Traumatologia Dr.
André Teixeira Especialista em Ortopedia e Cirurgia da Mão Patologias da Mão 1 Fraturas da Mão e Punho As fraturas da mão e punho representam 10% das fraturas de todos os ossos do corpo humano.
Normalmente estão relacionadas com traumas como queda da própria altura, esmagamentos por porta ou até soco em parede.
As fraturas podem estar associadas a lesões de tendões e/ou ligamentos.
Fraturas sem desvio são tratadas com gessos e órteses (imobilizações em acrílico) porém as desviadas são tratadas cirurgicamente, onde há correção da deformidade e fixação óssea com pinos, placa e parafusos ou até fixadores externos.
2 Tendinites da Mão (DORT) As tendinites vêm se tornando cada dia mais comuns em virtude do trabalho associado a movimentos repetitivos de digitação.
Antigamente chamadas de l.
e.
r (lesão por esforço repetitivo), hoje houve uma mudança de nomenclatura para d.
o.
r.
t (doença ocupacional relacionada ao trabalho).
Não há razão para chamar de lesão (L.
E.
R), pois muitas vezes há quadro inflamatório, porém sem alterações lesionais nos tecidos.
A profilaxia ainda é a melhor maneira de lidar com as tendinites, adaptando a rotina do trabalho à capacidade de resposta dos tendões.
As mudanças no trabalho devem ser discutidas na própria empresa, com o RH, ou até mesmo com as chefias das áreas.
O reforço muscular contínuo dos membros superiores com a prática de exercícios físicos (musculação, pilates, natação, hidroginástica) são muito importantes na prevenção e no aumento da capacidade de resposta dos tendões.
Uma vez inflamados e em crise, procure seu médico para o melhor tratamento (anti-inflamatórios; imobilizações; fisioterapia etc).
3 Osteoartrose da Mão A artrose nas mãos é uma doença crônica e degenerativa que afeta as articulações.
É caracterizada por uma doença primária, sem causa específica, mas diversos fatores podem contribuir para a degeneração articular.
A artrose surge de maneira sutil e evolui em um processo lento.
É possível perceber seu surgimento quando os sinais e sintomas já são relativamente graves.
A artrose ocorre geralmente em idosos, podendo ser definida como o envelhecimento da articulação.
Aparece principalmente em mulheres depois da menopausa.
Os principais sintomas são dor, rigidez, mobilidade reduzida, podendo causar inchaço em alguns casos.
A dor surge na primeira meia hora depois de acordar ou depois de um repouso de pelo menos uma hora.
Quando a articulação começa a se mover, a dor é quase inexistente, mas é possível sentir depois de alguns esforços ou após longos períodos de trabalho.
Em estados graves, o formigamento ocorre mesmo durante o repouso.
Os sintomas podem piorar com a umidade ou com a mudança do tempo.
4 Síndrome do Túnel do Carpo O túnel do carpo é um compartimento osteofibroso localizado nos punhos e onde passam tendões flexores e o nervo Mediano.
A doença de síndrome do túnel do carpo consiste no aumento de pressão neste compartimento onde o nervo inicia um processo de sofrimento.
As causas são variadas, podendo iniciar por um trauma ou mais frequentemente por alterações hormonais (menopausa/andropausa) assim como diabetes.
A morfologia (forma) do túnel do carpo também pode ser determinante para o aparecimento da doença, uma vez que compartimentos mais estreitos estão sujeitos a maior aumento de pressão.
O tratamento visa diminuir a pressão sobre o nervo, podendo ser obtido através de imobilização, anti-inflamatórios, fisioterapia ou até cirurgia.
A cirurgia consiste na abertura do túnel através do ligamento que necessita ser incisado para descompressão.
Existem diversas técnicas para a abertura do ligamento, na minha experiência a incisão tipo mini-open (corte de ± 2cm na palma da mão) é a de maior segurança com menor agressividade.
Realizo sob anestesia local com sedação e o paciente permanece de 6 a 8 horas no hospital.
5 Dedo em Gatilho O dedo em gatilho, conhecido também como dedo engatilhado ou tenossinovite estenosante, é uma inflamação do tendão responsável por dobrar o dedo, causando dor forte na mão.
O dedo em gatilho tem cura na grande parte das vezes com a prática de exercícios de fisioterapia, mas em casos mais avançados pode ser preciso fazer uma cirurgia.
Os sintomas do dedo em gatilho podem ser: Geralmente estes sintomas são mais frequentes durante a parte da manhã, devido à inatividade e ao aumento do inchaço, que pode se intensificar durante a noite.
As causas mais frequentes para o surgimento do dedo em gatilho são: realização de atividades repetitivas com a mãos, diabetes descontrolada e problemas reumáticos.
No entanto, na maioria das vezes, a causa é desconhecida e o diagnóstico é feito por meio da observação da mão e realização de exames complementares.
Sobre o Consultório O consultório está localizado no bucólico bairro do Jardim Botânico, entre o Parque Lage e o próprio Jardim Botânico, quase em frente ao Hospital da Lagoa.
O edifício, espelhado e em mármore, localiza-se na Rua Jardim Botânico, n° 600, esquina com a Rua Faro.
Há estacionamento para os pacientes, porém veículos de grandes dimensões podem não caber nas vagas de duplicadores.
O prédio conta com um jardim de inverno com sofás e poltronas, que são reservadas para uma eventual necessidade de espera.
A sala de atendimento é a de número 201 e conta com uma confortável recepção, secretária, café Nespresso, água natural e com gás.
Seja bem-vindo! Como Chegar Rua Jardim Botânico, 600 Ed.
Jardim Botânico Offices, sala 201 Jardim Botânico, Rio de Janeiro Entre em Contato Para esclarecer suas dúvidas ou agendar uma consulta, você pode nos enviar uma mensagem através do formulário ao lado.
21 2323-0817 21 2323-0802 21 97132-7759 21 99113-4151 Nome Completo E-mail Telefone Assunto Mensagem

Localização como chegar a Dr André Teixeira