Fundação Jurgensen, Campinas - SP

Rua Frei Antônio de Pádua, 889 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-330, Brasil
Campinas - SP

Espaço Cultural Fundação Jürgensen - Campinas - SP - - Ao rumo das habilidades e tendências culturais.
Exposição de Artes Saiba mais sobre a Fundação Jürgensen A Fundação Jürgensen, localizada na rua Frei Antônio de Pádua, 889 - Jd.
Guanabara - Campinas - SP, é um marco para a cultura campineira e nesse espaço, alunos se reúnem para definir o rumo de suas habilidades e tendências.
A consolidação da Fundação, foi a melhor maneira encontrada pelo irmão do artista plástico Geraldo Jürgensen, de abrigar um acervo de 1.
600 trabalhos, incluindo desenhos, aquarelas, gauches, óleo, esculturas, macrojóias, em exposição permanente.
Para abrigar todo o acervo deixado por Geraldo, foi adquirida uma casa com 450 metros quadrados, na qual foram feitas benfeitorias como um anfiteatro para 100 lugares, onde se realiza audições de música, palestras, workshops, etc.
Essa entidade, criada há 10 anos pelo médico e aquarelista Adhemar Jürgensen " É um espaço de aprendizagem de arte e cultura ".
Dando continuidade a sua obra, a Fundação conta com o auxílio de uma equipe de sete professores, oferecendo cursos de pintura à óleo, técnica veneziana na pintura à óleo, aquarela, guache, técnica mista, desenho, piano, violino, teclado, violão, guitarra, história da arte.
A Fundação Geraldo e Adhemar Jürgensen, recebeu o prêmio " Olho Latino " pelo incentivo à cultura, e foi declarada órgão de utilidade pública pela Prefeitura Municipal Campinas.
Dr.
Adhemar Jürgensen, faleceu em novembro de 2004, aos 90 anos.
Quem conheceu o Instituidor dessa Entidade, sabe que ele foi o ser humano que semeou bondade e amor, deixando esse espaço como presente para Campinas, cidade que tanto amou e se dedicou.
HABILIDADES TEATRO / EXPRESSÕESCURSOS / INICIANTES / MÉDIO / AVANÇADO O espaço de formação da Fundação Jürgensen tem como proposta valorizar o saber social da comunidade, articulando arte, cultura e cidadania.
O projeto insere em sua metodologia experiências de vida e saberes dos participantes.
A origem familiar, os hábitos e os lugares de origem, as músicas ou os programas que escutam ou assistem se transformam em referências para abordagens práticas e teóricas.
Atenta às linguagens teatrais, a Fundação Jürgensen, vai além, trabalha com textos e personagens criados por quem participa, e de diferentes dramaturgias.
A realidade da nossa localidade, questões do mundo, do trabalho e historias com diversos temas de montagens dos grupos, que além, de pensar o espetáculo, mobiliza quem participa.
Entre em contato CINEMA / CERTIFICADOCURSOS / INICIANTES / MÉDIO / AVANÇADO Cinema / Artes cinematográficas e televisivas, desde a produção à crítica.
A sua inserção como curso acadêmico é relativamente recente, isto porque a indústria cinematográfica apenas se popularizou nos últimos 100 anos.
Entre em contato PINTURA ARTÍSTICA CURSOS / INICIANTES / MÉDIO / AVANÇADO O curso tem como objetivo refletir sobre a pintura e investigar suas possibilidades.
Apresentará o contexto da pintura, abordando artistas representativos e diferentes práticas.
Oferecerá conhecimento técnico para que o aluno possa desenvolver sua pesquisa de forma consistente.
Entre em contato CURSOS DE MÚSICA CURSOS / INICIANTES / MÉDIO / AVANÇADO O Núcleo de Música reúne jovens em atividades que vão do estudo dos instrumentos, ritmos brasileiros e sua musicalidade, dentro do contexto histórico.
O espaço é aberto também a grupos da comunidade para aperfeiçoamento de suas técnicas.
Entre as produções estão tambores, alfaias, pandeiros, rabecas, violões de percussão e corda.
Entre em contato PAISAGISMO E JARDINAGEMCURSO COMPLETO Curso muito procurado, destinado a arquitetos, agrônomos, biólogos, engenheiros florestais, produtores, floricultores, entusiastas, etc que aplicam os conhecimentos de suas áreas.
É um curso moderno, recheado de dicas e macetes para o trabalho do paisagista.
Entre em contato ANFITEATRO LOCAÇÃO PARA EVENTOS O Núcleo de Música reúne jovens em atividades que vão do estudo dos instrumentos, ritmos brasileiros e sua musicalidade, dentro do contexto histórico.
O espaço é aberto também a grupos da comunidade para aperfeiçoamento de suas técnicas.
Entre as produções estão tambores, alfaias, pandeiros, rabecas, violões de percussão e corda.
Entre em contato BIOGRAFIA   Geraldo Jürgensen (1946) Geraldo Mayer Jürgensen, nascido em 1927 em Campinas/SP, onde veio a falecer em 1993.
Iniciou-se nas artes plásticas como aquarelista, já em 1946, então com 19 anos começa sua carreira artística plástica, tendo participado do "IV Salão de Belas Artes de Campinas/SP, recebendo então o Premio Prefeitura Municipal.
Fez Arquitetura na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro/RJ, onde entrou em contato com as novas idéias sobre arte moderna; formou-se em 1957.
Porém, antes, em 1956 fez sua primeira individual no Espaço Cultural da Faculdade de Arquitetura do Rio de Janeiro/RJ.
Retorna, então, para Campinas/SP e procura reunir os artistas da cidade que já praticavam uma arte "modernista", agita e consegue a realização do "I Salão de Arte Contemporânea de Campinas/SP".
Em 1958 faz parte do grupo inicial de artistas que fundam o Grupo Vanguarda, com o Grupo e sem abandonar suas atividades artísticas plásticas particulares, começa uma meteórica carreira, que traduzida em números somam-se centenas de participação em Salões Oficiais, exposições individuais, exposições coletivas, premiações, trabalhos cenográficos, projetos arquitetônicos de monumentos e outras atividades artísticas, que se valorizam não só pelo número de participações como pela qualidade dos eventos de que participou.
Podemos destacar, neste período as seguintes participações: 1946, 1957 e 1958 - Salão de Belas Artes de Campinas/SP; 1953 - Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro/RJ; 1959 - Salão do Jornal a Folha de São Paulo, Premio Leiner; 1962, 1966 e 1975 - Salão Paulista de Arte Moderna; 1966, 1967 e 1971 – Salão de Arte Contemporânea de Campinas/SP; 1968 - X Bienal de São Paulo, Premiado; e muitos outros Salões e Eventos Oficiais.
Começou como aquarelista, era hábil desenhista, pintor expressionista de traço solto e irretocável, dominou e inovou na técnica e no material da escultura modernista, em 1962 foi laureado com o Premio Governador do Estado no "XI Salão Paulista de Arte Moderna", com uma escultura em tela de arame em formas vazadas.
De temperamento inquieto explorou inúmeras atividades como a arquitetura, a escultura com arames, com sucatas de ferro, tapeçarias de retalhos de couro, jóias em sucatas de ferro, objetos de acrílico com peças da Bosch, objetos móbiles em aço inoxidável, cerâmica, alem da pintura em aquarela, óleo, acrílico e outras técnicas.
Geraldo Jürgensen foi sem sombra de duvidas o mais eclético artista plástico da geração do Grupo Vanguarda, uma rara unidade como artista plástico pesquizador e questionador.
ACERVO ARTÍSTICO EXPOSIÇÃO PÚBLICA Atendimento no horário comercial Solicite mais Informações!Rua Frei Antônio de Pádua, 889 - Jd.
Guanabara - Campinas - SPTelefone: 19) 3243-9304E-mail: contato@fundacaojurgensen.
com.
br CONTATOS Fundação Jurgensen Rua Frei Antônio de Pádua, 889 - Jd.
Guanabara - Campinas - SP Telefone: (19) 3243-9304 WhatsApp: (19) 98161.
2100 E-mail: contato@fundacaojurgensen.
com.
br Top

Localização como chegar a Fundação Jurgensen