ORTOVIP-CLINICA DR. OTAVIO LUIS FONSECA, São José dos Campos - SP

Av. Barão do Rio Branco, 58 - Jardim Esplanada, São José dos Campos - SP, 12242-800, Brasil
São José dos Campos - SP

Ortovip - Construindo sorrisos há mais de 15 anos - A OrtoVip destaca-se na região do Vale do Paraíba pela qualidade de seus tratamentos odontológicos.
Com profissionais capacitados, os pacientes são sempre atendidos da melhor forma possível, desde o atendimento, esclarecendo dúvidas, até o pós-tratamento, sempre procurando a melhor maneira de atender seus pacientes.
-    Com a percepção das enormes transformações que a odontologia vinha sofrendo, na década de 90, o Dr.
Otávio Luis Fonseca, especialista em ortodontia e implantes, resolveu aproveitar esses novos ares e investir na criação de uma clínica de primeiro mundo, indo de encontro com as expectativas desse mercado.
saiba mais Av.
Barão do Rio Branco, 58 - Jd.
Esplanada São José dos Campos, São Paulo (12) 3922-4296  |  (12) 3941-3885 1 2 3 Devolver um sorriso perfeito para todas as pessoas que um dia o perderam.
Ser uma referência em odontologia no Vale do Paraíba, tratando todos com excelência.
Qualidade • Responsabilidade • Respeito      Oferecemos aos nossos pacientes os mais avançados recursos da tecnologia na área odontológica, além de realizar os mais diversos tratamentos disponíveis à fim de os problemas bucais apresentados por cada um de nossos pacientes.
Nossa equipe é formada por profissionais capacitados no mercado, que disponibilizam de diversas técnicas para proporcionar o melhor tratamento possível ao paciente.
         Sempre inovando, a Ortovip oferece aos pacientes que necessitam de tratamentos ortodônticos o sistema Damon SMILE, mais eficiente, confortável e com melhores resultados em menos tempo, cerca de 30% menos, comparado ao sistema de tratamento ortodôntico convencional.
Outro destaque do sistema Damon SMILE é tratar a maior parte dos casos sem extração.
Ninguém gosta de extrair dentes, o sorriso com todos os dentes pode produzir um resultado mais amplo, natural e um perfil mais estético que pode ainda ficar mais belo com técnicas de clareamento dentário a laser e as reabilitações estéticas com facetas laminadas em porcelana.
   A experiência de mais de 23 anos do diretor clínico Dr.
Otávio Luis Fonseca, pós-graduado em quatro especialidades, associada a uma equipe de profissionais competentes formada pela Dra.
Silmara Siqueira, especialista em Estética e Prótese Dentária, Dr.
Rodrigo Primiceri, especialista em Periodontia e Dr.
Angelo Rosa, fazem da Ortovip – Odontologia Especializada uma força de São José dos Campos, que ultrapassa suas fronteiras, sendo hoje conhecida em todo o Vale do Paraíba, Litoral e Sul de Minas Gerais.
          1 - 7   1 2 3    Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à cárie e à doença periodontal.
  Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
     A periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
      A ortopedia funcional dos maxilares(OFM) é uma especialidade da odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.
Corrige tais disfunções em pessoas de qualquer idade, usando aparelhos removíveis.
O tratamento não deve causar dor e é executado sem extração de dentes.
     Dentística é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e da restauração dental.
Especialidade mais usada em consultórios dentários, entre outros serviços os profissionais desta área tratam de clareamentos dentais, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações.
   O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de influenciar negativamente na mastigação dos alimentos.
     A odontologia estética é a parte da odontologia que cuida da cosmética do sorriso.
Várias especialidades contribuem, cada uma na sua área, para a transformação do sorriso.
Clareamento dental, restaurações estéticas de resina na cor do seu dente, facetas de porcelana e lentes de contato dentais são alguns exemplos dos tratamentos da odontologia estética.
   A estética odontológica deixou de ser uma questão apenas de vaidade e se tornou uma questão de saúde.
A preocupação não só com a questão biológica e funcional da boca mas também com a auto estima dos pacientes.
     A prevenção é um trabalho em equipe, que envolve paciente e dentista, visando preservar a dentição natural e os tratamentos já realizados, por isso, evita o aparecimento e o progresso de doenças bucais.
A higiene bucal regular é a melhor forma de preservar seu sorriso sempre saudável.
Além disso, visitas periódicas ao dentista conferem um cuidado ainda mais eficaz.
Estas visitas servem para:   • Monitorar e acompanhar tratamentos realizados.
• Avaliar a eficácia da higiene caseira do paciente.
• Orientar o paciente quando necessário.
• Detectar possíveis problemas em seus estágios iniciais.
• Realizar procedimentos preventivos.
     Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês e crianças.
Hoje sabemos que o a maioria das pessoas têm medo de enfrentar a cadeira do dentista devido às experiências negativas que tiveram quando crianças.
Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.
     Podemos perder os nossos dentes naturais por diversas razões.
Pode ocorrer por um acidente, cáries ou outros problemas de saúde oral.
    As próteses dentárias são uma forma artificial de substituição de dentes naturais, feitas de acrílico e resina, de plásticos especiais e, por vezes, com partes metálicas, e são feitas de forma a se parecerem com os dentes naturais.
      A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente.
Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.
O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).
     Essa é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.
      A implantodontia é a área da odontologia que se destina às reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários.
Tem como objetivo a implantação, na mandíbula e na maxila, de materiais destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.
Corpo docente conta com profissionais de vasto conhecimento e experiência sobre as questões mais relevantes da Implantodontia.
       A Ortovip dispõe de diversas especialidades da odontologia, procurando a satisfação nos tratamentos ortodônticos para que o resultado seja sempre agradável tanto para paciente quanto para o dentista.
OTÁVIO LUIS FONSECA - Ortodontia - Implantodontia SILMARA SIQUEIRA - Odontologia estética - Prótese dentária RODRIGO PRIMICERI -  Periodontia - Prótese Dentária ANGELO ROSA - Clínico Geral     São “raízes” artificiais instaladas no osso maxilar ou no osso mandibular que substituem a raiz de um dente, no qual possibilita confecção de próteses sobre os mesmo, devolvendo a função e a estética, assim permitindo uma qualidade de vida ao paciente desdentado.
  • Qualquer pessoa pode colocar um implante dentário? É importante que o individuo faça uma consulta clinica de avaliação com um especialista, para verificarmos se ele tem as condições necessárias, para a colocação de um implante, são elas: - A falta de um ou mais dentes na boca;  - Quando a prótese removível não está adaptada ou não esta de forma confortável, causando instabilidade e insegurança ao usar, causando dificuldade de mastigação;  - A idade não é um fator que determina a colocação dos implantes, porem é contra indicado a instalação antes dos 15 anos, pois o individuo não atingiu sua maturidade óssea, pois o mesmo está em desenvolvimento;  - A quantidade e a qualidade do osso do individuo é total importância, no qual vai avaliar as condições da instalação do implante; - A condição de saúde geral do individuo é de extrema importância, onde o individuo deve apresentar ao especialista uma serie de exames específicos para o planejamento adequado e seguro de uma futura cirurgia.
  • Qual o perfil de um bom candidato à instalação dos implantes dentários? O perfil ideal para o individuo que irá se submeter à instalação dos implantes dentários, primeiramente deve apresentar uma saúde geral em dia, sem apresentar nenhuma disfunção sistêmica, como por exemplo, o diabetes.
O diabetes em si não é uma contra indicação, porém o indivíduo precisa estar controlado, sendo sim não há risco para a cirurgia.
  • Existe a Possibilidade de rejeição? Os implantes bem planejados e bem instalados, e com uma prótese adequada, não existem a possibilidade de rejeição, porém em alguns casos específicos não ocorrem a osteointegração dos implantes, devido a técnica incorreta de colocação, má higienização do individuo, sobre carga prematura dos implantes e falta de habilidade profissional.
  • A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia? Para os casos de próteses totais, elas são colocadas três ou quatro dias após a cirurgia e, em casos de próteses parciais, muitas vezes, não fica nenhum dia sem a prótese.
Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definidas.
  • Quanto dura à cirurgia para instalar o implante? Normalmente, entre 60 a 90 minutos.
Somente em casos excepcionais esse tempo é diferenciado.
      Os Terceiros molares (conhecidos como Siso) são os últimos dentes a erupcionar na cavidade bucal entre os 17 a 25 anos.
  Decorrentes deste fato muitas vezes não encontram espaço suficiente para sua erupção e ficam retidos.
Apesar de não apresentarem na maioria dos casos sintomatologia dolorosa, por permanecer nesta posição inadequada poderá apresentar grande acumulo de placa bacteriana e cálculo, levando a um quadro inflamatório e até mesmo infeccioso.
  É necessária uma avaliação do seu cirurgião - dentista sobre a necessidade da remoção dos terceiros molares, onde o mesmo  irá avaliar  a necessidade da cirurgia com pedidos de exames complementares  e o possível  encaminhamento do indivíduo  para a  remoção.
  • Quantos dentes do siso existem? Existem quatro dentes do siso: dois superiores dois inferiores, localizados na parte mais posterior da cavidade bucal.
  • Como vou mastigar se remover os dentes? Tanto para a remoção de um ou mais dentes do siso deve-se evitar mastigar alimentos sólidos ao longo da primeira semana, pois nos dois primeiros dias a alimentação deve ser líquida e fria, nos demais dias da semana a alimentação pode ser pastosa, sendo de muita importância a suspensão das atividades físicas e grande esforços até a sua total recuperação.
  • Estou sentindo dor na região dos terceiros molares, o que devo fazer? Primeiramente procure o seu cirurgião-dentista para que o mesmo possa avaliar o quadro clinico.
Na maioria dos casos essa sintomatologia dolorosa é decorrente da “pericoronarite”, que se caracteriza por uma inflamação na gengiva ao redor do terceiro molar.
Para solucionar esse quadro clinico é necessário à intervenção de um cirurgião-dentista, fazendo uma profilaxia na região e até mesmo prescrever alguns medicamentos.
      Atualmente, a preocupação estética é um fator de grande impacto no comportamento das pessoas.
As técnicas restauradoras visam, através da tecnologia moderna e equipamentos de última geração, a  reabilitação da mastigação e/ou a recuperação de fatores estéticos.
A Restauração consiste em reconstruir a parte danificada dos dentes que pode ter sido acidentalmente quebrado ou por efeito de caries, com materiais de preenchimento que chamamos de resinas compostas ou porcelana.
Existe também restaurações indiretas ou onlay como é chamado, que são encaminhadas pelo cirurgião dentista para um laboratório de prótese onde são confeccionadas, são bem mais estéticas e duradouras indicadas para casos onde a restauração é muito grande ou tem algum perigo de fraturar a resina ou o dente novamente.
   • Por que é importante restaurar os dentes? Para eliminar a doença cárie, evitar dores nos dentes, recuperar o formato do elemento dentário e melhorar a aparência.
  • Quais são os procedimentos para restaurar o dente com cárie ou quebrado? O primeiro passo do tratamento consiste na remoção do tecido cariado ou desgaste de paredes sem apoio, com instrumentos de alta rotação.
Após sua remoção é feita uma restauração na cavidade, com material específico (resina ou porcelana).
Por fim, o dente será polido dando o acabamento final do material restaurador.
  • O que acontece se eu não realizar o tratamento? A não realização do tratamento pode levar ao progressivo comprometimento dos tecidos dentários e provocar:  - Dores cada vez mais frequentes e intensas;  - Necessidade de tratamento de canal, caso a cárie ou fratura tenha atingido a polpa do dente; - Eventual perda do dente, prejudicando a autoestima; - As restaurações existentes devem ser reavaliadas de 6 em 6 meses, já que o dente restaurado é sempre mais vulnerável que o dente íntegro.
      Acordar com os músculos da mandíbula doloridos ou com dor de cabeça pode ser sinal de quem sofre de Bruxismo, um forte ranger ou apertar dos dentes.
O bruxismo pode enfraquecer os dentes, desgastá-los e até mesmo sofrer uma fratura.
A placa miorrelaxante, é um aparelho em acrílico colocado sobre os dentes para relaxamento da musculatura evitando assim o apertar e ranger dos dentes.
      A frequência e severidade do bruxismo muitas vezes estão associadas ao estresse emocional e físico.
Quando o paciente está dormindo, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga.
Um alinhamento incorreto dos dentes e o fechamento inadequado da boca costumam estar presentes em grande parte dos casos.
O bruxismo pode atingir qualquer pessoa, não tendo relação direta com a faixa etária.
A placa de acrílico rígida é a indicada na maioria dos casos, no qual o paciente terá um equilíbrio funcional das arcadas e dos músculos.
Portanto, é fundamental que a pessoa portadora desta disfunção visite constantemente seu cirurgião dentista para evitar maiores danos.
  • Ranger os dentes prejudica a dentição? Ranger os dentes prejudica muito a dentição.
Pois a abrasão da superfície dental pode acarretar a perda do esmalte, expondo a dentina que é menos resistente e tem sensibilidade.
Em alguns casos temos também mobilidade dental, dores de cabeça e da ATM.
  • Quais os sinais e os sintomas do Bruxismo? O Bruxismo esta relacionado à ansiedade, estresse, tensão, depressão, dor de ouvido, distúrbios alimentares, dores de cabeça, enxaqueca, dentes soltos e Insônia.
        A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e das bases ósseas (maxila e mandíbula) que se encontram posicionados de forma inadequada.
Utilizamos o mecanismo de aparelho fixo para corrigirmos os dentes em má posição, evitando uma série de consequências devido a esse desequilíbrio na mordida como, por exemplo: a sobrecarga dos músculos da mastigação, o desequilíbrio e a disfunção de ATM e uma estética desagradável.
Com técnicas inovadoras conseguimos ótimos resultados estéticos e funcionais, através do autoligável Sistema Damon SMILE.
  • Qual é a idade ideal para colocar o aparelho fixo? É necessário que o paciente já venha sendo acompanhado por um odontopediatra desde a infância para que o mesmo esteja ciente das trocas dentarias e do desenvolvimento das bases ósseas da face.
Quando a troca dentária estiver completa, ou seja, o paciente já estar com a dentição permanente na boca, podemos optar por um aparelho fixo.
  • Dói para colocar o aparelho? O processo de instalação do aparelho fixo é indolor, porém é um procedimento relativamente demorado, o paciente pode ficar cansado de ficar com a boca aberta.
  • Quais são os incômodos mais comuns que o aparelho fixo pode causar? Até o paciente se acostumar com o dispositivo fixo na boca pode levar alguns dias, mas é normal.
Normalmente nos primeiros dias os pacientes relatam o aparecimento de aftas e um leve desconforto pela presença do aparelho na cavidade bucal.
Com o tempo o indivíduo se acostumará com a presença do dispositivo.
  • É verdade que quando estamos de aparelho temos maior probabilidade de ter cáries? Quando utilizamos o aparelho fixo, é normal o maior acúmulo de placa bacteriana nos dentes, pois existe mais uma superfície para a mesma acumular.
Como a higienização da cavidade bucal fica mais complicada, é necessário uma maior atenção e cuidado.
Muitas pessoas não seguem as orientações de higiene bucal que recomendamos para os pacientes que fazem o uso do aparelho fixo podendo ter um acúmulo maior de placa e tártaro nos dentes, o que poderá vir a ocasionar uma cárie futura.
      O Damon System é um aparelho dentário que consiste simplesmente de um aparelho fixo em que os brackets não necessitam de elástico, sendo designado como auto ligante.
Você nem imagina a diferença que isso faz! Damon System utiliza um método diferente para "prender" o fio.
Enquanto o aparelho convencional faz uso dos elásticos, o Damon System não, os brackets são auto-ligantes, isto é, o fio é preso aos brackets diretamente.
      As principais vantagens são: • Tratamento 50% mais rápido, sendo que a média de uso é de 18 meses.
• Provoca menos dor e desconforto no seu uso e habituação.
• Menos consultas, As consultas são agendadas de 8 a 10 semanas.
• 80% dos casos não implicam extração de dentes.
• Existe também com brackets Estéticos.
      Além disso, o "fio" é totalmente distinto.
Neste aparelho o fio tem memória.
Isto permite um alinhamento mais controlado e rápido, ou seja, trata-se de um aparelho ortodôntico que a única semelhança que tem com o convencional é o fato de ser um aparelho fixo.
Todo o resto é diferente.
      Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental.
Anote: a prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa de se cuidar da saúde bucal.
Dentro dos tratamentos preventivos odontológicos o mais comum é a profilaxia.
    A profilaxia previne doenças bucais e periodontais por meio de uma limpeza dentária realizada n consultório odontológico.
É um procedimento que remove a placa bacteriana e o calculo salivar (tártaro) através de raspagem e polimento dentário.
Esse tratamento não substitui a escovação que deve ser realizada pelo paciente diariamente, ela é um complemento que deve ser realizado periodicamente garantindo a higienização bucal que muitas vezes é limitada na escovação diária.
    Além de contribuir para a saúde bucal essa pratica incentiva a paciente a manter o seus dentes limpos e saudáveis.
A técnica utilizada em nossas clinicas e a remoção da placa bacteriana e calculo salivar (tártaro) através de ultrassom + jato de bicarbonato + água com pontas ultrassônicas especificas.
Geralmente o desconforto e mínimo, porem alguns pacientes apresentam algumas sensibilidade, havendo necessidade serão anestesiados.
    • Quais as vantagens da higiene oral diária para a saúde? Principalmente para os dentes e gengivas e com isso podes evitar a maior parte  das doenças da boca, mas vai-te ajudar também a mastigar bem todos os alimentos, ajuda-te a pronunciar bem todas as palavras e podes manter um sorriso cheio de vitalidade.
  • A prevenção machuca? Como o aparelho de ultrassom permite ajuste de potencia, geralmente o desconforto é mínimo.
Alguns pacientes, que tem dentes mais sensível, havendo a necessidade, serão anestesiados.
  • Quando devo mudar minha escova dentária? De dois a três meses e para não se esquecer: Nova estação, nova escova na mão.
  • Quais instrumentos devo usar para escovar os dentes? Pasta e escova, mas também pode usar o fio.
  • Quando devo ser consultado pelo médico dentista? Pelo menos uma vez por ano e desde a erupção do 1º dente, para prevenir qualquer desenvolvimento de doença nos dentes ou nas gengivas, até por que: Prevenir é sempre mais fácil que tratar.
      A perda do elemento dentário pode ser provocada por vários motivos, entre eles a cárie, doença periodontal (que atinge os tecidos de suporte dentário), traumatismos, entre outras.
Essa ausência de um ou mais dentes interfere negativamente tanto na função mastigatória quanto na face como um todo, ocasionando disfunções e sobrecarga da musculatura facial.
      Para reabilitar a face e a função mastigatória empregamos o uso das próteses dentárias.
Quando se perde uma parte do dente utilizamos a prótese unitária conhecida como coroa, está ficará fixa ao remanescente dental, Quando temos ausência de um grupo de dentes à prótese mais indicada será a prótese removível ou prótese sobre implantes, reabilitando essas áreas edentulas.
  Pacientes que apresentam ausência total dos dentes, mas exibem estrutura óssea de suporte necessária é indicado a prótese total ou a técnica de protocolo de Bränemark que é a colocação de 6 implantes e confecção de uma prótese em cima desses implantes, trazendo conforto e segurança ao pacientes.
       O Tratamento endodôntico consiste em fazer a remoção do tecido pulpar (popularmente conhecido como nervo) podendo estar inflamado, infeccionado ou sem vitalidade, geralmente devido a cáries ou traumas.
Após a remoção da polpa os canais serão limpos, alargados, desinfetados e propriamente obturados.
      Os sistemas rotatórios representam uma verdadeira evolução na endodontia, permitindo a realização do tratamento de canais radiculares de maneira mais eficaz, rápida, segura e acima de tudo, com qualidade.
O tratamento endodôntico é basicamente a remoção da polpa inflamada ou mortificada, a limpeza e desinfecção do canal e a obturação do mesmo, vedando totalmente o espaço vazio ocupado anteriormente pela polpa da coroa e da raiz.
      Envolve uma ou mais consultas que envolvem alguns passos como a anestesia sem necessárias algumas vezes, o isolamento (um lençol de látex é colocado sobre o dente para mantê-lo seco), a abertura (é feito um acesso na coroa do dente até a câmara pulpar), a remoção da polpa (feita com limas ou brocas próprias ajustadas no comprimento adequado do dente, juntamente com a limagem irriga-se com substâncias químicas, obtendo-se limpeza, desinfecção e modelagem do espaço interno, para ser obturado (vedado), o curativo temporário (uma medicação antibacteriana poderá ser colocada no interior da câmara e do canal entre uma sessão e outra para manter ou incrementar a desinfecção obtida na fase anterior), a obstrução do canal (o canal geralmente é obturado com um material apropriado para seu selamento, à polpa é removida, o canal limpo, modelado e obturado).
 No estágio final, o dente será restaurado por uma coroa total ou uma restauração parcial para fortalecê-la e melhorar a aparência estética.
É muito importante seguir as orientações do cirurgião-dentista comparecendo as consultas para o sucesso do tratamento.
  • Em quantas sessões se faz um tratamento endodêntico? Quando a polpa é viva se sem inflamação, uma sessão é suficiente, se a polpa é viva e esta inflamada é realizada em duas sessões.
Com polpa morta, são necessárias mais sessões.
  • Qual o beneficio do tratamento de canal? Evitar a extração do dente, apesar da polpa ter sido removido, o dente permanece vital em relação aos tecidos que os circundam, isto é, ao osso e ao tecido gengival.
  • Por que tratar uma polpa comprometida? Deve-se tratar uma polpa comprometida pois ela pode infectar os tecidos que envolvem a raiz, podendo causar dor e inchaço.
O processo infeccioso bacteriano pode destruir o osso ao redor da raiz do dente, se não tratada essas bactérias podem cair na corrente sanguínea causando problemas mais sérios como endocardite bacteriana.
      Essa é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.
        TIPOS DE CIRURGIAS     Cirurgia oral menor: remoção dentes inclusos, apicectomias, frenectomias e exodontias.
  Implantodontia: planejamento e colocação de implantes nos ossos, os quais substituirão o lugar dos dentes perdido.
  ATM: cirurgia de acesso para tratamento de patologias na articulação e exames para o diagnóstico de lesões como artroscopia de ATM (articulação têmporo mandibular).
  Patologia Cirúrgica: remoção de lesões.
RX mostrando extensa lesão de aspecto cístico na mandíbula, do lado direito.
O tratamento foi conservador, fazendo-se a marsupialização da lesão ao invés de sua enucleação.
  Cirurgia Pré-Protética: retirada de fragmentos do osso ilíaco para enxerto nos maxilares, visando aumentar o rebordo alveolar, que poderá, então, suportar uma futura prótese sobre implantes ou repor osso em grandes fraturas.
        O clareamento dental é um dos tratamentos estéticos mais realizados nos consultórios dentários.
A razão para isso esta no fato dele aprsentar uma maior facilidade e rapidez no alcance de dentes brancos, assim melhorando a estética bucal.
      O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados ou queiram melhorar sua estética dental.
As alterações de cor mais comum são causadas por consumo abusivo de chá, café, vinho, açaí, cigarro e bebidas com corantes artificiais.
      Existem dois modos de clareamento dentário, a primeira forma é o chamado clareamento caseiro em que o paciente usa uma moldeira contendo o gel clareador em sua casa, sob supervisão do dentista.
A primeira etapa do tratamento é a confecção da moldeira individual.
Esse molde é personalizado para a dentição de cada pessoa e apresenta a vantagem da melhor adaptação aos dentes, assim, diminui o desconforto para o cliente, além de melhorar a eficácia do clareamento dental, pois mantém o gel o mais próximo possível dos dentes.
       A segunda forma é o clareamento de consultório.
Este é um procedimento  feito diretamente pelo cirurgião dentista.
Ao iniciar o clareamento no consultório devemos “isolar os dentes”, ou seja, aplicar uma camada protetora na gengiva e também afastarmos a bochecha.
Todo esse cuidado é necessário, pois o gel usado no consultório é mais potente e tem um PH mais ácido.
  Depois, aplicamos o gel clareador com cuidado sobre os dentes.
O gel pode ser reaplicado a cada 10 a 15 minutos, e a consulta pode demorar em torno de 60 min.
      A sensibilidade dental varia muito de pessoa para pessoa.
Existem pessoas que por diversas razões apresentam uma sensibilidade muito maior que outras.
O mais importante é que a sensibilidade deve ser relatada ao dentista para que este, junto ao paciente, possa avaliar a melhor maneira de suportar ou reverter à situação.
Para evitar o escurecimento dos dentes clareados, o paciente deve evitar ingestão excessiva de alimentos como café, sucos escuros, açaí, vinho, ou seja alimentos quem contem corantes.
      Durante o tratamento e após, o paciente deve desenvolver uma rotina de higienização primorosa, com escovação correta e uso de fio dental.
Tal recomendação também é importante para que se evite o escurecimento dos dentes.
Além disso, sempre devemos realizar o uso correto do fio dental.
Todo procedimento de clareamento deve ter a orientação de um cirurgião dentista, ele é a pessoa que vai te orientar da melhor maneira possível, evitando que problemas ocorram.
    • Pode-se utilizar um molde pré-fabricado, desses que se compra na farmácia? Acreditamos que essas moldeiras não são fiéis a dentição do paciente, já que não são personalizadas e individualizadas para cada pessoa.
Assim, ao utilizar este tipo de moldeira, o paciente pode sofrer com desadaptações, que acarretam em injúrias à gengiva e áreas onde o gel clareador não fica próximo aos dentes, diminuindo sua eficácia.
  • Afinal, como devemos colocar o gel clareador na moldeira? Não precisamos encher a moldeira com o gel, apenas aplicar uma gota do gel na região mais anterior dos dentes (parte da frente, onde bochechas e lábios tocam) e após isto é importante retirar o material que extravasa para a gengiva.
Quando retirar a moldeira, devemos limpar retirando  todo o resíduo do gel dela e também dos dentes.
  • Posso fazer sozinho ou preciso ir ao cirurgião-dentista? Não.
O clareamento dos dentes deve ser feito sempre com a orientação profissional.
  • O clareamento pode provocam danos à gengiva? Não, desde que o paciente faça o tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela TV ou em supermercados.
O cirurgião-dentista confecciona uma moldeira individualizada que cobrirá somente a superfície dental, evitando, assim, que o agente clareador tenha contato direto e contínuo com a gengiva.
  • Existe contraindicação? O tratamento não é indicado antes dos 15 anos de idade, pacientes grávidas, lactantes (que estão amamentando) e para quem apresentou reações alérgicas ao gel em tratamento anterior.
  • O dente clareado fica enfraquecido? Não.
A estrutura dental não é afetada.
  • Tenho restaurações e tratamentos protéticos antigos, posso fazer clareamento? Para fazer um clareamento o interessante e mudar as resinas antigas e o protético.
      É um programa de prevenção onde a criança faz o acompanhamento semestral do desenvolvimento dentário com aplicação de flúor, selante e limpeza dos dentes.
O objetivo é prevenir as doenças bucais, como a cárie.
Promovendo desta forma a saúde bucal da criança.
  Para participar é simples: você deve ligar para um desses telefones e agendar um horário.
  (12) 3922-4296 (12) 3941-3885 (12) 3204-5011 O Projeto Sorri Criança da Orto Vip tem como desafio orientar as crianças e os pais sobre os problemas odontológicos encontrados na faixa etária de seis a dez anos.
Como principal objetivo à prevenção das maloclusões (dentes tortos) através de ações que possam prevenir ou amenizar distúrbios de desenvolvimento provocados por hábitos adquiridos na infância, perdas precoces de dentes e cáries dentárias.
O projeto já atendeu mais de duas mil crianças, sendo o maior projeto de prevenção da região feito por uma clínica.
Como colaborados desse projeto a Ortovip conta com a parceria do Rotary Club São José dos Campos, Hotel Urupema e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
    Projetos    Seu comentário é sempre bem vindo, e para atendermos da melhor maneira possível, precisamos saber o que nossos pacientes pensam sobre a clínica.
Preencha o formulário abaixo e nos envie sua crítica, sugestão ou agradecimento.
Abaixo estão todas as maneiras de você entrar em contato com a Ortovip.
  Com a Consulta Virtual você poderá esclarecer duvidas sobre a saúde bucal e tratamentos especializados da odontologia.
É o canal de comunicação com os especialistas da clínica Ortovip.
É importante esclarecer que a Consulta Virtual não substitui a consulta clínica realizada pelos profissionais da clínica.
  Para uma consulta virtual, preencha completamente o formulário abaixo, clicando em seguida no botão Enviar.
  Nome: Inserir nome Enviando formulário… O servidor encontrou um erro.
Formulário recebido.
Mensagem: Inserir mensagem Email: Inserir email Telefone: Inserir número de telefone Por onde você descobriu a Ortovip? Inserir texto Nome: Inserir nome Email: Inserir email Enviando formulário… O servidor encontrou um erro.
Formulário recebido.
Mensagem: Inserir mensagem atendimento@ortovip.
com.
br (12) 3922-4296 (12) 3941-3885 (12) 3204-5011 marketing@ortovip.
com.
br Para esclarecer dúvidas gerais.
Para parcerias, assuntos comerciais.
ortovip.
agendar Clique para acessar a página no Facebook Clique aqui para acessar o canal no YouTube @Ortovip_oficial (12) 98842-4296 A clínica atualmente se encontra em São José dos Campos, na Avenida Barão do Rio Branco, número 58.
Há 15 anos oferecendo o melhor da odontologia no Vale do Paraíba.
Agende uma avaliação clínica sem custo através de nossos telefones ou redes sociais.
Ortovip Odontologia Especializada - Construindo sorrisos há mais de 15 anos Copyright © 2016 Ortovip.
Todos os direitos reservados.
CROSP: 9421  

Localização como chegar a ORTOVIP-CLINICA DR. OTAVIO LUIS FONSECA