Sindicato Empregados Comércio Hoteleiros Sorocaba Região, Sorocaba - SP

R. José Martins, 45 - Além Ponte, Sorocaba - SP, 18020-214, Brasil
Sorocaba - SP

SINTHORESSOR - - × CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2018 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM HOTÉIS, APART HOTÉIS, MOTÉIS, FLATS, PENSÕES, HOSPEDARIAS, POUSADAS, RESTAURANTES, CHURRASCARIAS, CANTINAS, PIZZARIAS, BARES, LANCHONETES, SORVETERIAS, CONFEITARIAS, DOCERIAS, BUFFETS, FAST-FOODS E ASSEMELHADOS DE SOROCABA E REGIÃO QUE DELIBEROU E AUTORIZOU EXPRESSAMENTE A FORMA DE COBRANÇA E DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DE 2018 Aos 28 dias do mês de março de 2018, ás 14:00hs, na sede da entidade localizada a Rua José Martins, 45 Vila Hortência – Sorocaba, de acordo com o disposto no edital de convocação publicado no jornal Agora São Paulo, edição do dia 27/03/2018 na página A7 conforme determinação estatutária.
Para discutir e deliberar sobre autorização da categoria a FORMA DE COBRANÇA E DESCONTOS DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, nos termos da Lei nº 13.
467/2017.
O presidente do sindicato Sr.
Cícero Lourenço Pereira, solicitou ao Sr.
Elias dos Santos, designado para secretariar os trabalhos que verificasse a existência do quórum previsto no estatuto social da entidade, após constatar o quórum previsto no estatuto social, declarou instalada a assembleia em segunda convocação, iniciando os trabalhos, o presidente saudou a todos os presentes.
Em seguida, o Presidente da entidade solicitou ao secretário dos trabalhos, Sr.
Elias, que fizesse a leitura do edital de convocação, I.
Discussão e aprovação das formalidades legais para a cobrança e desconto da contribuição sindical obrigatória (Art.
8º e art.
149 da Constituição Federal), prevista nos arts.
578 ao 610 da CLT, com as alterações promovidas pela Lei n.
13.
467/2017 (autorização prévia e expressa da categoria); II.
Deliberação acerca de procedimentos a serem adotados, inclusive quanto à notificação de autorização prévia e expressa aos respectivos empregadores e, ainda, para os casos previstos no art.
602 da CLT.
Colocada em pauta a discussão do item I do edital, Discussão e aprovação das formalidades legais para a cobrança e desconto da contribuição sindical, nos termos da Lei nº 13.
467/2017 ( alterada pelo MP nº 808/2017), o presidente franqueou a palavra  para quem dela quisesse fazer uso e se manifestar sobre o tema, alguns fizeram o uso da palavra manifestando,  de forma indagatória ao presidente, se não houver desconto e repasse da contribuições ao sindicato, como será sustentado a entidade? O presidente respondeu, não há como permanecer com as portas abertas do sindicato, pois quem sustenta o sindicato laboral, é os trabalhadores, se eles se oporem ao desconto, a tendência é a categoria não terem mais representatividade e, ficar totalmente nas mãos dos empresários, após a sua resposta a indagação, o presidente colocou em votação o item I), sendo aprovado por todos os presentes,  autorizando o desconto da contribuição sindical em folha de pagamento de um dia de trabalho de cada trabalhador no mês de março, na forma da legislação anterior do artigo 578 ao 610 da CLT, correspondente a toda base territorial abrangida, aplicando o princípio da OPONIBILIDADE ERGA OMNES, “oponibilidade erga omnes, significa que uma pessoa titular de direito real sobre uma coisa, é livre para exercer seu poder sobre esta, cabendo a todos os demais, o dever de respeitar o exercício de tal direito”; o presidente colocou em discussão o item II do edital.
Deliberação acerca de procedimentos a serem adotados, inclusive quanto à notificação de autorização prévia e expressa aos respectivos empregadores e, ainda, para os casos previstos no art.
602 da CLT, o presidente informou aos presentes que teria que discutir sobre a forma de notificar as empresas da decisão desta assembleia geral extraordinária, uma vez que a assembleia atendeu todos os preceitos constitucional e estatutário, ela é soberana em suas decisões, só poderão ser modificadas pelo poder judiciário.
Abrindo a discussão e após amplo debate, ficou determinado que fosse notificado as empresas do setor hoteleiro e gastronômico, da base territorial da entidade, à proceder os descontos na forma dos artigos 578 e 579 da CLT.
  Esgotando os assuntos das ordens do dia, o presidente declarou encerrada a presente assembleia e solicitou a mim Elias dos Santos, designado para secretariar os trabalhos que lavrasse a presente ata, que após lida foi aprovada e assinada pelo presidente da entidade e secretário.
  Cícero Lourenço Pereira                                          Elias dos Santos Presidente Sindicato                                                Secretário dos trabalhos Trabalhador Empresas Comunicação SINTHORESSOR SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SETOR HOTELEIRO DE SOROCABA E REGIÃO E REGIÃO Conheça as Subsedes Mãos na massa e olhos no futuro Inês Ferreira Os jovens que cumprem medida socioeducativa nos centros I e II da Fundação CASA de Sorocaba estão vivenciando uma nova experiência que poderá garantir, futuramente, um lugar no mercado de trabalho.
   Graças a uma parceria com o Sinthoressor (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares e Restaurantes de Sorocaba e Região) eles estão participando de cursos de capacitação nas áreas de culinária e hotelaria oferecidos pelo Centro de Formação do sindicato.
A farinha grudando nas mãos, o manuseio da massa, o cheirinho de temperos e a atenção do professor Marco Aurélio Penteado prende a atenção de 8 garotos, numa tarde chuvosa de quinta-feira.
Em volta da mesa principal da cozinha-escola eles aprendem como fazer os mais variados salgadinhos.
  Esta é apenas uma das aulas que eles terão pela frente.
O centro oferece variados cursos rápidos de qualificação profissional.
A escola fica na Vila Hortência é destinada a trabalhadores e os jovens da unidade tem aulas específicas e horários reservados apenas para eles.
Segundo o presidente do Sinthoressor, Cícero Lourenço Pereira é gratificante poder contribuir com a formação profissional de jovens que tiveram a liberdade interrompida.
“Eles precisam de uma oportunidade para que quando deixarem a unidade possam encontrar um lugar no mercado de trabalho”, afirma o presidente.
Segundo Cícero a parceria também permite que o sindicato cumpra seu papel social e contribua com a diminuição da violência na sociedade.
“Se conseguirmos mostrar um novo caminho para esses jovens, por meio do trabalho, estaremos contribuindo para que eles não voltem a cometer delitos e ajudando a construir um futuro longe da violência”, disse Cícero.
Acostumados com outra realidade, muito diferente do ambiente de uma cozinha, durante as aulas os jovens se mostraram receptivos e com vontade de aprender.
“É uma boa oportunidade para eu ter uma profissão.
Nunca tinha feito isso.
Mais tarde eu posso abrir um estabelecimento”, afirma um dos garotos, que tem 18 anos e há quatro meses está internado.
Outro aluno diz que quando voltar para casa vai poder cozinhar e ajudar a mãe e a avó, que são sozinhas.
Ele tem 16 anos, está internado há seis meses.
“Se não tiver o que fazer eu posso fazer coxinha para vender”, disse o jovem.
No grupo de alunos tem meninos de 12 a 18 anos que cometeram os mais variados delitos, mas que ganharam o direito de frequentar o curso por causa do bom comportamento.
O professor concluí que, por se tratar de alunos com uma história de vida diferenciada, o curso também é gratificante para quem ensina.
“Estamos plantado uma sementinha.
Ajudando a construir homens de boa vontade.
Aqui podemos despertar novos talentos e formar grandes profissionais”, disse Penteado.
Fundação CASA A diretora da Divisão Regional responsável pelos centros da instituição em Sorocaba, Magali Rainato, comenta que os cursos proporcionam múltiplas possibilidades para os adolescentes.
“É uma forma de não só capacitar os jovens, como também oferecer a oportunidade de eles se reintegrarem, uma vez que as aulas acontecem na própria comunidade”, disse.
Além disso, ela destaca a importância da parceria entre o sindicato e a intermediação da procuradoria do Trabalho.
“A articulação e a realização dos cursos só foi possível graças a Procuradoria, que promoveu o encontro entre os centros da Fundação e o Sinthoressor” Por fim, Magali acrescenta que as aulas são um incremento ao protagonismo desses adolescentes.
“Acreditamos que esses conhecimentos compartilhados nas aulas permitem que esses jovens se encaminhem no mercado de trabalho, tanto como profissionais contratados como também empreendedores”, concluiu.
A cidade de Sorocaba tem quatro centros da Fundação Casa que abrigam atualmente 273 jovens, com idades entre de 12 a 21 anos incompletos, do sexo masculino.
  Últimas Notícias Sinthoressor incetiva mulheres a participar do Outubro Rosa 09/10/2018 Inês Ferreira\n\n\n\n\n\nO SINTHORESSOR alerta todas as mulheres da categoria para fazerem o exame de prevenção do câncer de mama oferecido pela campanha “Outubro Rosa”.
O exame é a forma mais segura de prevenir o câncer de mama.
Segundo o president.
Leia Mais Presidente do Sinthoressor representa categoria no comitê que debate o futuro do trabalho 02/10/2018  \n\nO presidente do SINTHORESSOR (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de Sorocaba e Região), Cícero Lourenço Pereira está participando da reunião do Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho, que est&aa.
Leia Mais Acesse a versão digital do Jornal do SINTHORESSOR 04/09/2018 Você ainda não teve tempo de ler o Jornal do Sinthoressor, acesse a edição digital aqui no site no menu INFORMATIVOS , ou na nossa página no FACEBOOK .
No jornal você encontra todos os detalhes sobre a Campanha Salarial e também sobre outros assunto.
Leia Mais Feliz Dia dos Pais 11/08/2018 As Mãos do Meu PaiAs tuas mãos têm grossas veias como cordas azuis sobre um fundo de manchas já cor de terra — como são belas as tuas mãos — pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram na nobre cólera dos justos.
 .
Leia Mais Enquete: Qual curso de qualificação você gostaria de fazer? Opção 1 Panificação Opção 2 Barman Opção 3 Recepcionista Opção 4 Pizzaiolo Opção 5 Garçon / Garçonete Opção 6 Cozinha Prática Opção 7 Informática Opção 8 Camareira Nome Telefone E-mail Enviar Amigo trabalhador Associe-se agora mesmo e desfrute de todos os benefícios que o SINTHORESSOR pode proporcionar para você.
Instrumentos Coletivos Botucatu Itapeva Sorocaba TV SINTHORESSOR Trabalho Notuno .
Veja todos os vídeos Atenção empresário Cadastre-se agora mesmo a sua empresa.
Cadastro de empresas Eventos 16/07/2018 O SINDICATO É VOCÊ  Acesse a Covenção Coletiva de Trabalho, aqui no nosso site.
Leia Mais 15/02/2018 Estamos lutando para que a Reforma da Previdência não seja aprovada Juntos somos forte!\n.
Leia Mais 23/12/2017 Boas Festas retornaremos dia 4 de janeiro Boas Festas retornaremos dia 4 de janeiro.
\n.
Leia Mais Últimas Galerias Veja todas as galerias

Localização como chegar a Sindicato Empregados Comércio Hoteleiros Sorocaba Região